Palhoça registra nova vítima de afogamento

Morte aconteceu na Guarda do Embaú. Foi a terceira, em menos de um mês

afc59c5f4661e2dcad30616f40c78295.jpg Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO

A temporada de verão nem começou e o litoral palhocense já registra três mortes em consequência de afogamento. O incidente mais recente aconteceu na tarde de domingo (18), na Guarda do Embaú, quando o Corpo de Bombeiros resgatou três pessoas que estavam em um costão e caíram no mar. Uma delas não resistiu e acabou falecendo.

Um homem de 31 anos e quatro menores estavam no costão e se preparavam para tirar uma foto quando foram surpreendidos por uma onda. Dois deles caíram nas pedras, e outros três foram lançados ao mar. Surfistas avistaram populares acenando de cima das pedras e acionaram a guarnição do Corpo de Bombeiros, que tem feito o monitoramento das principais praias aos finais de semana e feriados - a tradicional Operação Verão, que conta com guarda-vidas em todas as praias diariamente, só inicia em 15 de dezembro.

O guarda-vidas civil Alex e o cabo Búrigo (guarda-vidas militar) se deslocaram até o local em um jet-ski e conseguiram resgatar do mar duas vítimas com vida, um menino de nove anos e um adolescente de 17 anos, ambos extremamente fadigados. Eles contaram que a terceira pessoa do grupo que havia caído na água, um homem de 31 anos, havia submergido. Os bombeiros deixaram os menores na praia e voltaram para o local da queda para procurar a terceira vítima.

Um tripulante da equipe do helicóptero Arcanjo, que chegou em apoio ao resgate, saltou para auxiliar o guarda-vidas civil Alex a retirar o homem da água - ele permaneceu cerca de 15 minutos submerso. Os três foram resgatados da zona crítica com o apoio do jet-ski. Assim que chegaram à praia, os socorristas iniciaram o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar até a chegada da equipe médica que estava em cima do morro, próxima ao costão, onde foi deixada pela aeronave. A equipe médica assumiu a situação e logo o paciente foi reanimado, estabilizado e conduzido ao Hospital Universitário, mas não resistiu ao trauma do afogamento e acabou falecendo. “As vítimas estavam em local bastante perigoso e que possui recomendações para evitar as pedras e cuidar com os perigos do local”, informa o primeiro-tenente Marcelo Pereira.

Mesmo depois do incidente, os bombeiros flagraram novamente pessoas nos locais de risco. “Precisamos alertar acerca dos perigos de subir nos costões para fazer fotografias e lembrar que mesmo em uma praia com a presença da segurança dos guarda-vidas, eles não estão em todos os locais e parte da segurança deve ser feita também pelo turista, que deve evitar locais perigosos como o da situação narrada”, observa.

O bombeiro mostra um vídeo de um rapaz que foi orientado pelos guarda-vidas e mesmo assim ignorou as orientações e foi até a ponta das pedras, onde havia ondas quebrando, para tirar fotografias. “Mesmo conversando e orientando, as pessoas são teimosas”, lamenta o tenente Pereira.

 

Outras mortes

As outras duas mortes aconteceram há menos de um mês: um homem morreu afogado na Enseada de Brito, no dia 31 de outubro, e outro, na própria Guarda do Embaú, no dia 5 de novembro.

 

Orientações

Previna-se

O serviço de guarda-vidas funciona das 8h às 20h
Preste atenção nas bandeiras de sinalização de praia
Evite entrar no mar e rios que não conhece
Cuidado com as correntes de retorno e buracos (sinalizados pelos guarda-vidas)
Evite ingerir bebidas alcoólicas e entrar na água
Cuidado com os costões e as fotografias muito perto da quebra das ondas
Cuidado com os animais peçonhentos durante as trilhas
Não mergulhe de costões e pedras
Não deixe crianças sozinhas na água
Se for utilizar caiaque ou pranchões, use o colete salva-vidas
Evite nadar sozinho
Na Guarda do Embaú deve ser tomado um cuidado muito especial no rio, é muito perigoso, com correntes fortes e buracos
Em qualquer incidente, entre em contato com os Bombeiros pelo número 193



Tags:
Vídeos relacionados:
Play Afogamento de três turistas na Guarda do Embaú

Afogamento de três turistas na Guarda do Embaú

Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif