PH comemora Semana do Meio Ambiente com eventos

Atividades incluem doação de mudas, mutirão de limpeza e exposições

9a251f01f6e71fea71ef1093a8d434eb.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Desde segunda-feira (3), a Prefeitura vem desenvolvendo uma programação relativa à Semana do Meio Ambiente (o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho), com vários eventos, por meio da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCam), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Polícia Militar Ambiental e da Epagri.

Segundo o presidente da FCam, Anestor Denoni, o evento tem por objetivo aumentar a consciência dos palhocenses sobre o meio ambiente, principalmente as novas gerações, onde se encaixam os estudantes, com regras de preservação e legislação pertinente. “É muito importante que os jovens se envolvam em causas preservacionistas, pois disso depende o futuro da vida no planeta”, comentou Denoni.

A programação inclui uma exposição de artigos e equipamentos, animais taxidermizados e fotos da Polícia Militar Ambiental; uma exposição do Projeto Minhocário (Prefeitura de Palhoça); e uma exposição do Projeto Cores da Terra, da Epagri.

Na manhã de segunda-feira (3), iniciou a programação da sexta edição da Semana do Meio Ambiente do colégio Ivo Silveira, que tem forte atuação nessa área, sob o comando do professor de Química Adriano Cúrcio. A abertura foi prestigiada pelo prefeito em exercício, Amaro Junior (o prefeito Camilo Martins solicitou um afastamento de 10 dias por motivos particulares e volta a exercer o cargo a partir do dia 10).

O evento contou com visitação ao horto florestal e à “sala verde”, espaços de convivência e aprendizagem no meio da natureza que são mantidos pela Associação de Pais e Professores e alunos do colégio. A abertura contou ainda com a banda marcial da escola.

Como o tema desta edição é “Reciclar é preciso”, alunos de 14 a 17 anos também tiveram uma palestra de cerca de 30 minutos com os idealizadores do movimento Palhoça Menos Lixo. “Falamos um pouco do movimento Palhoça Menos Lixo, como a gente nasceu, nossa trajetória até aqui e nossos objetivos. Falamos acerca das nossas ações e projetos de parceria que temos. Ficou combinado, por convite do diretor, Ademir, que vamos fazer uma ação de limpeza numa escola a ser escolhida pelos próprios alunos. Abrimos uma votação para que os alunos escolhessem o local onde faremos o mutirão. Em breve, teremos a divulgação de um calendário”, comenta Leonardo Quint, um dos idealizadores do projeto. “Falamos da importância dessa geração com relação à preservação do meio ambiente e das ações que eles podem promover praticamente a custo zero e que podem impactar bastante no meio ambiente no nosso município”, acrescenta o voluntário.

Na quarta-feira (5), os estudantes participaram da doação de mudas de árvores nativas e frutíferas, que aconteceu na frente do colégio e no entorno da Praça Sete de Setembro. A Escola de Samba Nação Guarani fez uma apresentação especial na praça com o enredo “Do Lixo ou Luxo”. No sábado (8), das 10h às 22h, haverá doação de mudas no Shopping ViaCatarina e uma exposição de fotos com temáticas ambientalistas. A programação no shopping terá sequência no domingo (9), quando ocorrerá a votação dos melhores trabalhos do concurso fotográfico “Meio Ambiente em Foto - Paisagens do Cotidiano”, realizados por estudantes da rede municipal.

Outro evento significativo está agendado para esta quinta-feira (6), com início previsto para as 8h, quando um batalhão de ambientalistas, conservacionistas, estudantes, professores e outros voluntários promoverá uma faxina na praia da Ponte do Imaruim, mais exatamente na localidade conhecida como “Comunidade da Praia”, no encontro do rio Maruim com o mar.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif