PH sedia encontro sobre prevenção de perda de água

Evento será nesta sexta-feira (14), na Pedra Branca

4a52b21c262eccfc1a15844018e346d1.png Foto: DIVULGAÇÃO

A direção do Sistema de Água Pedra Branca (SAE) compartilhará experiências em redução de perdas de água na Câmara Temática Catarinense de Gestão de Perdas, que acontece nesta sexta-feira (14), às 9h, no Edifício Atrium, na Pedra Branca. O foco  é difundir técnicas que visem reduzir as perdas de água nos sistemas das companhias de saneamento.

Quando se aborda a sustentabilidade ambiental, o uso consciente da água surge como uma das principais preocupações, tendo como questão central a chamada perda de água. Trata-se de situações nas quais, embora a rede de abastecimento esteja regularmente funcionando, a água disponibilizada ao usuário final acaba não sendo medida, por conta de vazamentos na rede pública, deficiência de medição ou fraudes. “O custo da água perdida é suportado, silenciosamente, pelo cliente e pela saúde financeira da companhia de saneamento. A falta de controle sobre as perdas leva paulatinamente à perda da capacidade de investimento e obsolescência do sistema. Por isso, é fundamental pensar ações que reduzam esse problema”, aponta o gestor do SAE Pedra Branca, Ramiro Nelson.

Justamente para difundir as técnicas aplicadas à redução de perdas de água, surgiu a Câmara Temática, uma entidade focada em debates e troca de experiências. O indicativo da importância desse trabalho surge com os municípios componentes da Câmara aparecendo entre os mais eficientes de Santa Catarina em gestão de perdas. O estado, por sinal, é um dos melhores do Brasil neste segmento e tem a Pedra Branca como referência.

Durante o encontro, o case do Sistema de Água Pedra Branca (SAE) será uma das principais pautas. A partir de um trabalho que envolveu investimento em tecnologia e gestão de performance, foi possível atingir índices de perdas inferiores a 10% do volume disponibilizado. Uma experiência positiva a ser apresentada aos técnicos representantes das diferentes companhias componentes da Câmara, que também farão uma visita técnica às estações de tratamento de esgoto do SAE. “A Cidade Pedra Branca fica feliz em poder falar sobre a sua experiência e sediar uma iniciativa tão importante. O ataque multidisciplinar a esse problema da perda de água é primordial”, encerra Ramiro Nilson.

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg