Palavra Palhocense - Pietra-in-concert-arte-pela-vida

Pietra in Concert: arte pela vida

Músicos palhocenses se unem para um espetáculo em prol da jovem miss Pietra Pereira da Silveira, que luta contra o câncer

19bd095096d7dc74a890e0e87e9194d8.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Texto: Isonyane Iris


Aos 13 anos, a palhocense Pietra Pereira da Silveira coleciona 11 títulos entre os concursos de beleza de que já participou, inclusive o de Miss das Américas. Desde dezembro de 2017, sua dedicação deixou de ser pelas faixas e passou a ser pela vida. Diagnosticada com um tipo raro de leucemia, enfrentou e venceu a etapa mais agressiva do tratamento. Disposto a colaborar com a recuperação da Pietra, o artista Wando Cunha realiza neste sábado (26) o espetáculo Theatro dos Bonecos - Pietra in Concert, um show muito especial, com a participação de vários artistas, entre eles Nathan Malagoli e Maiara Coelho, onde toda a renda será revestida para a linda modelo palhocense.  

O final de 2017 se aproximava e tudo estava bem, quando Pietra sentiu algo no pescoço. A mãe, Miriam, imediatamente identificou como uma íngua e acreditou que era o primeiro sinal de uma possível inflamação. Passadas algumas semanas, o caroço permaneceu, deixando a mãe preocupada. “Eu achei estranho e resolvi levar ao médico”, relembra. 

A menina passou por exames e o diagnóstico foi tranquilizador: não havia motivo para preocupação. Passados mais alguns dias, a íngua permanecia e a mãe resolveu procurar um especialista. Novos exames, o mesmo diagnóstico. A situação se mantinha inalterada, e uma nova especialista foi consultado. Em um exame de sangue, uma queda muito grande na quantidade de leucócitos chamou a atenção da médica.

Preocupada, a médica encaminhou Pietra para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, onde realizaria um mielograma, exame específico do líquido da medula. “Fizemos o exame e fomos almoçar. Pouco tempo depois, a médica nos ligou pedindo para retornar, pois já tinham um resultado e não era bom”, conta Miriam, lembrando que naquele momento foi chorando dentro do carro até chegar ao hospital.

A família entrou na sala e sem muitos rodeios a médica foi bem clara ao dizer que Pietra estava com um câncer no sangue, uma leucemia mieloide aguda, doença rara na idade dela – é mais comum em pessoas com mais de 60 anos. “Eu fui no inferno e voltei, foram as palavras mais duras que eu já ouvi na minha vida. Nós começamos a chorar, a Pietra e eu passamos mal, mas logo a médica nos disse que precisávamos ser fortes pois naquele mesmo dia nós iríamos ficar internadas”, relembra a mãe.

O tratamento começou imediatamente e em poucos dias a linda miss se preparava para perder o que ela considerava símbolo da sua beleza: os cabelos longos e loiros. Na tentativa de evitar um sofrimento ainda maior, Pietra optou por cortar as madeixas bem curtas antes que a queda de cabelo começasse. “Sem dúvida, foi a pior parte para ela, que sempre foi muito vaidosa e amava seus cabelos. Foi um momento muito difícil”, descreve a mãe, destacando que, para surpresa de todos, Pietra não havia chorado no momento do corte de cabelo.

Datas importantes como Natal, Réveillon e até a Páscoa foram passadas dentro do hospital. A saudade dos amigos, da família, das comidas de casa e principalmente da escola a fazia chorar. “Ela passava dias chorando, pedindo para ir para casa, mas infelizmente sempre ficávamos dependendo dos exames. Como logo após os blocos de quimioterapias a imunidade da Pietra baixava, ficava muito difícil sair com ela, era sempre muito cuidado, afinal, ela estava praticamente sem imunidade, o que a deixava extremamente vulnerável a qualquer vírus ou bactéria”, explica Miriam. 

Em abril, Pietra realizou o último bloco de quimioterapia, atualmente está na fase de recuperar a imunidade para começar com a medicação de manutenção, o que evitará as temidas internações. Feliz com a primeira vitória da filha, Miriam conta estar agradecida a todos que colaboraram, muitos de forma anônima, mas que ela garante jamais esquecer. “Pessoas me ligavam de todas as partes do Brasil e até ex-alunas minhas me procuravam para ajudar. Teve uma em especial que se ofereceu para doar seu cabelo para que Pietra juntasse com o dela natural e conseguisse fazer uma peruca”, relembra a mãe, agradecida pelas inúmeras demonstrações de carinho e também de doações de sangue e plaquetas feitas em nome da Pietra ao Hemosc.

Miriam e Wando Cunha já se conheciam, mas os laços estreitaram quando ele elaborou e montou um traje especial para que Pietra desfilasse em comemoração à época das Olimpíadas. Assim que soube da internação, Wando entrou em contato com os pais e prometeu que ele faria um show para ajudar no tratamento da Miss das Américas. Com a participação dos cantores Nathan Malagoli, Maiara Coelho, Maka (da Nós Naldeia), Renato Pinho, Chico Avohai (cover do Zé Ramalho), o Theatro dos Bonecos apresenta ao público um show muito especial neste final de semana. “Ela merece todo nosso apoio e incentivo neste momento, por isso a renda arrecadada do show será destinada ao seu tratamento. Tão linda, não tenho dúvidas que vai desfilar lindamente no dia do show. Normalmente, gastamos com coisas nem tão importantes assim, então está na hora de fazer algo por alguém e alguém muito especial”, destaca Wando, adiantando sobre o lindo momento no show em que Pietra irá voltar às passarelas, desta vez para agradecer a todos que de alguma forma lhe revestiram de força e palavras de encorajamento. “Vai ser bem legal. Sei que tem muita gente nos ajudando e por isso estou muito feliz e agradecida. Principalmente aos meus pais, Miriam e Pablo da Silveira, que estiveram comigo a todo momento me dando força para enfrentar tudo. Não posso negar que estou ansiosa e com um pouco de medo de como vou reagir ao ver tanta gente me olhando e sabendo da minha história”, conta a modelo, ainda tímida sobre tudo que enfrentou até o momento.

Nathan Malagoli conheceu a história da Pietra pelas redes sociais e logo pensou em como poderia ajudar nessa luta. “Vai ser muito legal participar com o Theatro dos Bonecos, projeto que eu tenho participado há muito tempo. O mundo está em uma fase de inversão de valores, nosso maior bem é a família e essa é a hora de levar amor ao próximo”, acredita o cantor.

O show acontece no sábado (26), no Clube 7 de Setembro, no Centro, a partir das 20h. O valor do ingresso é de R$ 25 e pode ser adquirido no Clube 7 de Setembro ou em outros postos de vendas. Mais informações com a mãe, Miriam: 99928-6996.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg