Por um Dia das Crianças mais feliz

Grupo de Amigos e Bombeiros Solidários (Gabsol) vai levar alegria a mais de 200 crianças de creches no Brejaru

67c1c8b801a55c62ee3ab59bd8cd4005.jpg Foto: LUCIANO SMANIOTO

Neste sábado (6), às 10h, o Grupo de Amigos e Bombeiros Solidários (Gabsol) organiza um evento beneficente para arrecadar doações que farão o Dia das Crianças mais feliz para os aluninhos das creches Caminhos do Saber e Primeiros Passos, no Brejaru. O jogo de futebol entre masters do Gabsol e do Figueirense, no campo do João Paulo II, na Ponte do Imaruim, é mais uma das ações promovidas pelo grupo, que festeja dois anos de atividade nesta quinta-feira (4) e já ajudou muitas famílias carentes.

O Gabsol foi fundado em 4 de outubro de 2016. O grupo nasceu de uma conversa informal entre três amigos bombeiros do quartel de São José, quando faziam uma caminhada pela avenida Beira-Mar. O sargento Luiz Carlos Gomes teve a ideia de fazer um evento para ajudar os mais necessitados. Pensou em ações como palestras, arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e outros itens, que são doados para instituições. Os amigos, o sargento Santos e o sargento Dorvalino, gostaram da ideia e se uniram a essa jornada do bem.

Como estavam perto do Dia das Crianças, a primeira ação social foi a arrecadação de brinquedos, posteriormente doados à LBV de São José. “Começamos a fazer meio que na brincadeira, mas já fizemos o brinquedo solidário para a LBV e conseguimos arrecadar 400 brinquedos, entre o dia 4 e o dia 26 de outubro”, lembra o sargento Luiz Carlos. “Aí animou”, recorda.

Animados, os amigos e bombeiros solidários não pararam mais de ajudar ao próximo. Veio Natal, Páscoa, eventos para idosos... Além das inúmeras ações de arrecadação e doação, ainda firmaram um convênio com a Prefeitura de São José para dar palestras de primeiros socorros para os professores dos Centros de Educação Infantil do município. Uma ideia que o sargento espera replicar em Palhoça, para onde foi transferido este ano. Aqui, ele “está em casa”, já que mora no Centro de Palhoça.

A arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças deste ano já começou. Quem visita a sede da companhia do Corpo de Bombeiros em Palhoça percebe a caixa de coleta sempre cheia de doações. Quanto mais, melhor, mais crianças terão um motivo extra para sorrir neste 12 de outubro. Além das caixinhas de coleta, o grupo também está vendendo uma rifa e organizou uma “vaquinha” online (clique aqui e contribua).

A festa no Brejaru está marcada para o dia 13, a partir das 9h30. São esperadas várias atrações, como pula-pula, palhaços, cachorros adestrados, brinquedos infláveis e outras atividades que vão entreter mais de 200 crianças entre três a seis anos de idade.

 

Planos para o futuro

O Gabsol tem seu estatuto e está legalmente registrado, e em breve os voluntários irão abrir uma conta em um banco, para facilitar a coleta de doações e o estabelecimento de convênios. O grupo também tem a intenção de conseguir um terreno para construir uma sede própria em Palhoça. A ideia é montar um local com salas de aula para dar cursos em áreas em que são capacitados, como primeiros socorros e combate a incêndio, e também incentivar a prática esportiva. O sargento Luiz Carlos explica que eles primam muito pela parte esportiva como formadora de cidadãos do bem.

Bombeiro militar há 24 anos, o sargento “se vira nos 30” para comandar o Gabsol. “Eu faço de tudo”, diverte-se.  “E projeto social tem que estar sempre se dedicando. Então, queremos trazer parceiros, pessoas que nos ajudem”, destaca. Quem quiser colaborar pode entrar em contato com o sargento Luiz Carlos através do telefone 99916-1854.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg