Palavra Palhocense - Posto-de-saude-central-tem-novos-servicos

Posto de saúde central tem novos serviços

Oferta nas áreas de fisioterapia, ultrassonografia e laboratório deve ser aprimorada

3fc4d64d0e7558218bbd80a5a9dc9e52.JPG Foto: ARQUIVO/JPP

Na terça-feira (5), a Prefeitura lançou novos serviços na unidade mista de saúde do Centro de Palhoça. Pacientes que aguardam fisioterapia receberão triagem antes do tratamento; a fila de espera de ultrassonografia poderá ser zerada com os novos aparelhos adquiridos e o laboratório central vai receber equipamentos das áreas de bioquímica e imunologia. 
A aquisição de novos equipamentos para a realização de exames com técnicas para bioquímica e imunologia vai possibilitar à administração municipal economizar até R$ 500 mil por ano. Isso porque apenas procedimentos de baixa demanda (cerca de 20% do total) continuarão sendo realizados por laboratórios conveniados. Com o novo método, o laboratório da Prefeitura vai atender a maioria dos exames solicitados na rede pública do município. Isso vai aumentar em 80% a capacidade de realizar exames laboratoriais solicitados na rede pública municipal.

Fisioterapia
No novo modelo de atendimento, dois fisioterapeutas farão a triagem de pacientes que aguardam tratamento na especialidade, antes realizada somente pelo setor regulador do município a partir dos dados clínicos informados no pedido médico. Agora, quem agenda fisioterapia nas unidades de saúde é chamado para a triagem em, no máximo, 10 dias. "Isso vai proporcionar mais celeridade ao diagnóstico", explica o diretor de fisioterapia, Leandro Pereira.

Ultrassonografia
A Prefeitura adquiriu um novo aparelho de ultrassonografia para diagnóstico abdominal, musculoesquelético, de ginecologia, mama, obstetrícia, urologia, pequenas partes, cardiologia e vascular. O equipamento, que vai ajudar a zerar a fila de espera em ultrassonografias, é de última geração e permite diagnósticos com precisão e qualidade.

Nova ambulância para Palhoça
Na última quinta-feira (30), o vereador Nelson Martins Filho (Nelsinho, PSD) recebeu a visita do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB). O parlamentar veio a Palhoça para entregar uma nota de empenho de emenda parlamentar no valor de R$ 170 mil, já aprovado pelo Ministério da Saúde. Com este recurso, o município irá adquirir uma ambulância para ampliar a assistência em saúde da cidade.
O vereador já solicitou ao prefeito Camilo Martins que a ambulância seja destinada ao Sul do município, para atender a população daquela região. "A gente lutou bastante para conseguir essa ambulância. Graças ao Marco Tebaldi. Sigo batalhando pelo hospital em Palhoça e fui falar com o deputado em Brasília. A gente sabe que uma verba para hospital é cara, é muito dinheiro, mas não vamos deixar de lutar. Então, como eu recebo muitos moradores do Sul do município e vejo que há uma necessidade muito grande de ter uma ambulância naquela região, decidi batalhar por essa ambulância. Fui a Brasília, depois fui a Joinville também e conseguimos essa verba junto com o Marco Tebaldi", conta o vereador.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg