Prefeitura debate zoneamento no Sul

Próximo encontro está previsto para o fim de maio, antes da realização de duas audiências públicas, determinadas em lei, para definir soluções

824892cfb706d4a59ff0fd23fee51dc3.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/PMP

Na terça-feira (14), a Prefeitura realizou a segunda reunião preparatória sobre o zoneamento na região Sul do município, com a participação de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil organizada, principalmente de entidades ligadas ao comércio, turismo, surfe e pesca na região.

Essa comissão discute a criação de um fundo de investimentos e do Plano Diretor para a área consolidada da região Sul, onde estão as principais praias de Palhoça. O debate envolve a implantação da rede de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, definições de nomes e bairros, além da delimitação e regras claras para a construção civil, com limites para a verticalização e gabarito entre dois e seis pavimentos.

O prefeito Camilo Martins, que lidera o grupo de trabalho, enfatiza a necessidade de frear o processo de favelização que cresce rapidamente na região através da ocupação irregular. “A convergência entre os envolvidos é fundamental para cobrar, inclusive, agilidade dos órgãos ambientais do estado”, explica.

Entre as ações previstas, está a construção de uma vala de drenagem com uma via perimetral entre a Passagem do Maciambu e a Praia do Sonho, na região em torno dos supermercados “Km 2” e “Basquera”, que vai funcionar como um limitador físico para facilitar a fiscalização no local.

Após a implantação das ações definidas, a comissão pretende judicializá-las para exigir o plano de manejo do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com segurança jurídica.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif