Prefeitura lança programa “Criança com Visão”

Projeto oferece óculos de grau para estudantes da rede municipal de ensino

6aa449cb453bb063328dfc7a65773bcf.jpeg Foto: NAGIB DE PIERI/DIVULGAÇÃO/PMP

A Prefeitura de Palhoça lançou, na tarde de terça-feira (10), o programa “Criança com Visão”, que vai oferecer óculos de grau a todos os estudantes de cinco a 15 anos da rede municipal de ensino que apresentarem algum tipo de dificuldade para enxergar. O programa começa na segunda-feira (16), com a fase de testes de acuidade visual, e será implementado por bairro.

Ao anunciar o programa, o prefeito Camilo Martins pediu agilidade no cumprimento do cronograma, para que os óculos cheguem às crianças o mais rápido possível. “Já inaugurei muitas obras importantes para a cidade, obras físicas, como ruas e avenidas pavimentadas, asfaltadas, mas nada me deixa mais feliz do que autorizar a entrega de óculos para essas crianças e saber que estamos contribuindo para uma qualidade melhor de ensino e aprendizagem”, disse.
Inicialmente, serão efetuados 5 mil testes de acuidade visual, o que definirá a capacidade da visão de cada aluno em distinguir detalhes de contorno e forma. Numa segunda etapa, entra o trabalho do optometrista contratado pela Prefeitura para definir quem precisa usar óculos de grau. Segundo estimativas preliminares, é possível que 20% das crianças que passarem pelos testes apresentem algum tipo de deficiência visual. 

Inicialmente, os testes serão aplicados em estabelecimentos de ensino do bairro Caminho Novo (Escola Básica Adriana Weingartner e CEI Padre Réus); depois, bairro Passa Vinte (Caic e Escola Básica Najla Carone Goedert); na sequência, comunidade Frei Damião (Escola Frei Damião, CEI Ulysses Guimarães e CEI Mundo Novo), até concluir a operação em todas as escolas.

Quando constatada a necessidade de uma criança usar óculos de grau, os pais serão convocados para opinar sobre a escolha do tipo de armação. Segundo o prefeito, a empresa contratada por meio de processo licitatório tem larga experiência no mercado. “Vamos oferecer óculos modernos, evitando aqueles modelos popularmente denominados fundo de garrafa, que as crianças odiavam e até deixavam de usar por causa da estética”, esclarece.

A Prefeitura vai disponibilizar 12 modelos de óculos, com entrega prevista para 30 dias após a consulta. 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • 338e94764dd53187027340c12355b39d.jpg

Destaques

  • Nenhuma matéria relacionada.