Prefeitura lança programa Cuidar Faz Bem

Secretaria de Saúde fará o cadastramento e o acompanhamento de pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes

c96ebd9bbdf65224a33e156cfa172cfa.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/PMP

A Prefeitura lançou o programa "Cuidar Faz Bem", que consiste no cadastramento e acompanhamento de pacientes portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes do tipo mellitus atendidos na rede municipal de saúde. Com o monitoramento, será possível acompanhar os tratamentos de perto, implementar ações de melhoria e criar políticas públicas que priorizem a reversão dos números atuais.

Evidências apontam que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como patologias cardiovasculares, respiratórias, crônicas, neoplasias e diabetes mellitus têm sido a principal causa de mortalidade na maioria dos países do mundo e no Brasil.

O programa "Cuidar Faz Bem" vai levantar a incidência e prevalência de diabéticos/hipertensos na cidade, planejar o controle, a prevenção das doenças e a redução de danos à saúde, como a distribuição regular e acessível dos medicamentos, por exemplo. Para tanto, a Secretaria de Saúde vai envolver uma abordagem multiprofissional com educadores físicos, nutricionistas e farmacêuticos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O prefeito Camilo Martins explica que Palhoça passa por um processo de grande crescimento demográfico e este movimento gera consequências em diversas áreas, inclusive para a saúde pública. "Para acompanhar a expansão populacional, investimos na urbanização e no crescimento socioeconômico do município, porém o desenvolvimento tem como consequência o aumento do risco de doenças. Por isso, é necessário melhorar constantemente a promoção à saúde", explica.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg

Destaques

  • Nenhuma matéria relacionada.