Prefeitura promove terceira edição Mostra Cultural

Evento, que resgata manifestações culturais da região, terá como palco a Enseada de Brito, nesta quinta (24) e sexta (25)

a1dc4231de0cf8b3ac4fbaf76fd01d0d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

A Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) está organizando a 3ª Mostra Cultural de Palhoça, um espaço para representantes de diversos segmentos de arte, como pintores, escultores, artesãos e fotógrafos exporem seus trabalhos e interagirem com o público. O evento está agendado para esta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), das 9h30 às 21h, no salão paroquial (ao lado da igreja) da Enseada de Brito.
O evento também programou apresentações de grupos musicais e de teatro da região. “Tudo com a proposta de aproximar a comunidade palhocense de suas histórias de vida e de trabalho, demonstrando a riqueza das manifestações culturais. A 3ª Mostra Cultural de Palhoça vai promover a interação entre público e artistas”, avalia Caio Dorigoni, gerente-geral de Cultura da FMEC.
As exposições programadas envolvem essas entidades: Casa de Cultura Açoriana, Ação Vida Nueva, Faculdade Municipal de Palhoça, Feira de Economia Solidária e Mostra Literária Paulo Leminski. Outras exposições de diversos artistas e artesãos também estão agendadas.

Eventos de quinta (24)
A programação de quinta-feira (24) terá início às 9h15, com a “Contação de Histórias” de Adriane Forster. Às 10h, destaque para o Programa Palhoça Cultural, incluindo a apresentação do Grupo de Teatro da Barra do Aririú, com a peça “Crônicas Jovens”. Às 10h30, apresentação da Orquestra Sinfônica da Rede Municipal de Ensino de Palhoça (Osmep).
Ainda dentro da agenda do Programa Palhoça Cultural, às 11h, o espaço recebe a Oficina de Cerâmica em Torno, atividade desenvolvida pelo professor Fernando Brasil. Às 14h, a programação prevê uma apresentação musical, com Miguel Leite. Às 15h, haverá uma Oficina de Teatro, sob a coordenação do diretor teatral Takashi Severo. Às 16h, está prevista uma Oficina de Cerâmica Artística, com o professor Mauro. Para as 17h, o evento prevê a apresentação do Grupo Maracatu Baque do Embaú.
Ainda no dia 24, mais demonstrações culturais e da tradição local estão programadas: às 17h30, Boi de Mamão Mirim da Guarda do Embaú (“Boi de Mamão Curioso”), e às 18h, a humorista Dona Maricotinha visita a Mostra Cultural de Palhoça.
A partir das 19h30, o Programa Palhoça Cultural oferece teatro. Inicialmente, está agendada a apresentação da peça infantil “O Fantasma e a Menina”, com o grupo Turma do Céu; e às 20h, o Grupo do Colégio Maria Teresa apresenta a peça “O Circo Voador”.
Fechando a programação do primeiro dia da 3ª Mostra Cultural de Palhoça, a fundação oferece ao público o show de Nathan Malagoli.

Eventos de sexta (25)
Na sexta (25), às 9h30, haverá apresentação da Banda Municipal da Rede de Ensino de Palhoça (Bamep). Às 10h, com apoio do Sesc, haverá a apresentação da peça infantil “A Mãe do Patinho Feio”, com o grupo Os Bruxos da Corte. Às 11h, está prevista a realização de uma aula aberta de capoeira, com o professor Luiz Eduardo. Outra atração, o “Teatro da Mãe Oprimida”, com roda de conversa sobre violência contra a mulher, está agendada para as 14h. Às 15h, haverá contação de história infantil.
Às 16h, haverá uma Oficina de Renda de Bilro, com a professora Zenirma (Dona Nida) e Oficina de Crochê, sob orientação da professora Vanessa. Às 16h30, apresentação do Grupo Soraya de Dança Cigana, com coordenação da professora Laureane Ramos. O programa prevê, ainda, às 17h, apresentação musical com José Hermes. Uma hora depois, “Duo Sax e Violão”, com Maycon Souza e Felipe Coelho.
Tem mais teatro no cardápio, às 19h30, com a apresentação da peça “A Pata do Macaco”, com o grupo profissionalizante de oficinas de teatro coordenado pelo diretor Takashi Severo. “A mostra é fundamental para uma cidade como Palhoça, que sempre ‘escondeu’ seus artistas. Parece que Palhoça não tem arte, ou não tem gente que gosta de arte; parece que ninguém dá importância à cultura, parece que ter cultura é um acessório tão de luxo que é coisa de gente sofisticada, então é muito importante que tenha essa mostra e essa continuidade (já está indo para a terceira edição) é muito bacana”, reflete Takashi.
Às 20h, tem o musical “Os Saltimbancos”, com o coral da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e apresentando “crianças cantantes”. Às 20h30, tem a apresentação do vencedor do Festival Canta e Encanta. E às 21h, um show de cultura e tradição com o Grupo de Boi de Mamão do Bairro Pantanal (Florianópolis).



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif