Prefeitura vai doar suplementação a gestantes

Palhoça foi escolhida para participar de projeto-piloto

c9fa81b43ff9f6393c3b14ca0ccd9b19.jpg Foto: ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Palhoça e o Instituto Hadi assinaram, na tarde de segunda-feira (18), um termo de cooperação que vai permitir a doação de kits de suplementação vitamínica às gestantes cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) do município, durante todo o período de gestação. O município de Palhoça foi escolhido para o lançamento da parceria, que gradativamente será aplicada em outras cidades, até alcançar a cobertura total no país.

Os kits, compostos por Polivitamínico Pré-Natal e Ômega 3, são produzidos pela Essential Nutrition e disponibilizados pelo Instituto Hadi, por meio do Projeto Be Generous. A entrega às gestantes será tarefa da Secretaria Municipal de Saúde. A ideia da parceria e a escolha dos produtos, segundo o Instituto Hadi, estão amparados em “sólida pesquisa científica, que indica que uma correta nutrição, durante a fase de gestação, pode trazer resultados benéficos e permanentes ao desempenho cognitivo, à capacidade física e ao comportamento social da criança até a fase adulta”.

De acordo com o cronograma, a primeira entrega dos kits de suplementação vitamínica está agendada para 10 de dezembro, para as gestantes do primeiro trimestre gestacional, e de forma gradual será distribuído para as gestantes do segundo e terceiro trimestre gestacional. Para ter direito de participação, a gestante deve estar cadastrada na rede do SUS do município de Palhoça.

O prefeito Camilo Martins considerou a assinatura do termo de cooperação como “uma excelente parceria que vai significar mais qualidade de vida para as gestantes e as futuras crianças”. “A cidade de Palhoça foi escolhida como berço, e isso nos honra”, disse Camilo. O prefeito lembrou também do programa social Criança com Visão, que já distribuiu, gratuitamente, mais de 1,1 mil óculos de grau para estudantes da rede pública municipal.

Maria Luisa Urban, diretora do Instituto Hadi, revelou que o lançamento do Projeto Be Generous, voltado às gestantes, é a consolidação de “um antigo sonho, que está nascendo em Palhoça, mas que deverá se estender a todos os municípios brasileiros”. O secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horácio, ressaltou que a suplementação vitamínica é de “extrema importância social, pois beneficia a mãe e, consequentemente, a criança”.

A quantidade de kits para o município será mensal. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde a distribuição dos kits de suplementação vitamínica, que ocorrerá de forma gradual, segundo um cronograma pré-estabelecido.



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO ADRIEL DOUGLAS/PMP/DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif