Presidente da Acip avalia ações em 2018

“A Acip só colecionou vitórias este ano”

8a844678efbafe670bfb3b80bba1e738.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

O presidente da Associação Empresarial de Palhoça (Acip), Marcos Cardoso Canto, faz uma avaliação positiva da atuação da entidade em 2018. O empresário destaca o foco no crescimento econômico e o estímulo a novos negócios na região.
 
Jornal Palavra Palhocense - Que balanço você faz do ano de 2018 para a Acip?
Marcos Cardoso Canto - A Acip teve um ano maravilhoso, em que consolidou vários processos. Comemoramos 25 anos, em conjunto com a primeira edição do Prêmio Acip, destinado a reconhecer projetos inovadores, sustentáveis e bem sucedidos de empreendedorismo. Os núcleos temáticos e setores avançaram com suas pautas e eventos, trazendo novos associados. Falando em associados, houve um crescimento expressivo, acompanhado também de um incremento de uso de soluções e de parcerias que a entidade oferece a seus associados. Para exemplificar: somente uma das soluções, a da Boavista SCPC, cresceu 30% em 2018. A diretoria, que faz um trabalho voluntário, se dedicou a trabalhar em várias frentes na defesa de pleitos institucionais e de seus associados. Internamente, trabalhamos na reorganização de processos e estruturamos as atribuições dos profissionais que nos atendem. Em síntese, a Acip só colecionou vitórias este ano.

JPP - Algum projeto específico que queira destacar?
Canto - Temos várias frentes de atuação, mas a entidade tem no seu DNA o foco no crescimento econômico, de estímulo a novos negócios na região, então é necessário destacar mais um ano de grande sucesso do Café de Negócios, que tem mais de cinco anos e está com a agenda de empresas parceiras de 2019 completamente preenchida e já com demandas para 2020.

JPP - A Acip também participou de importantes ações sociais, como a campanha do agasalho e a campanha de Natal. É um viés importante de atuação da entidade.
Canto - Esta é também uma preocupação da entidade, de engajar-se onde for possível para contribuir com iniciativas comunitárias. Neste particular, desenvolvemos também parcerias com outras entidades da região, citando como exemplo a OAB de Palhoça, que tem estado sempre muito próxima da Acip para o desenvolvimento de ações conjuntas. Essas campanhas são um exemplo disso.

JPP - A Acip participou de vários eventos regionais. É o desafio, pensar ações conjuntas para melhorar o desempenho da economia na região?
Canto - A integração, o compartilhamento de experiências com demais entidades do Sistema Facisc é fundamental para reoxigenar todas as estruturas da associação, especialmente dos núcleos, os quais têm uma programação muito ativa neste sentido. Esse intercâmbio acontece ao longo do ano. Procuramos aproveitar todos os espaços de representação e marcar presença.

JPP - Teve uma decisão da Justiça Federal de diminuir o PIS/Cofins de associados da Acip, isso foi uma grande vitória, não?
Canto - Esta foi mais uma iniciativa vitoriosa da associação, entre tantas. A defesa de causas coletivas têm dado excelentes resultados para associados da Acip de Palhoça, que através desta condição têm benefícios diferenciados.

JPP - Vem aí o Prêmio Acip, o que esperar da premiação?
Canto - Nosso Prêmio Acip começou em 2018, ano em que comemoramos 25 anos e se destina a consagrar cases bem sucedidos de empreendedorismo. Damos uma especial atenção a microempreendedores individuais, que têm uma categoria só deles, visto que este tipo de negócio é o que mais prospera nesta época na economia da nossa região. Outra âncora muito forte é a sustentabilidade, buscamos enaltecer boas práticas. Para a edição de 2019, o regulamento trará uma novidade, que é a categoria de Jovem Empreendedor, criada para premiar os empresários que estão começando seu negócio e terão um impulso extra com esta possibilidade de vitória no prêmio.

JPP - A inauguração da Sala do Empreendedor é um reflexo da parceria com a Prefeitura. O que esperar deste projeto e desta parceria para 2019?
Canto - Como já foi mencionado, o empreendedorismo é um dos pilares do associativismo, que é a razão de existir da nossa entidade. Essa parceria com a Prefeitura, nesta e em outras situações, busca sempre criar facilidades para quem vai investir, gerar oportunidades de trabalho e renda. É disso que o município precisa para se desenvolver.

JPP - Por falar em parceria com o poder público, tivemos eleições em 2018 e as urnas promoveram uma renovação, tanto no comando federal quanto no comando estadual. O que esperar para 2019? De que forma essa renovação pode impactar no empresariado local?
Canto - Na Acip temos uma norma que diz o seguinte: a entidade não pode ter uma postura partidária, mas ao mesmo tempo não é apolítica. Temos nossos posicionamentos, que são defendidos publicamente, então é muito natural que haja identificação com algumas siglas partidárias que estão do mesmo lado da gente, do empresário que quer investir em um cenário que favoreça o empreendedorismo e a livre iniciativa. Somos a favor da desregulamentação da economia, da simplificação de regramentos, defendemos um estado menor no seu tamanho, porém com forte atuação em setores básicos como educação, saúde e segurança, deixando outras demandas para a iniciativa privada. Quem, na política, pensa como nós, terá nosso apoio, aliás, isso aconteceu na eleição passada, em que tivemos vários casos de líderes empresariais e pessoas não ligadas à política tradicional que foram vitoriosos. Nosso principal exemplo é a eleição ao governo de nosso estado. Cabe mencionar também eleições para os governos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, estes dois em especial, onde o eleitor deixou um sinal claro de que quer mudanças profundas no país, sem contar a opção pela candidatura de Jair Bolsonaro, outro grande recado do eleitor que cansou do jeito tradicional de se fazer política neste país. As urnas em 2018 deixaram este indicativo.

JPP - Tem algum projeto ou alguma ação nova da Acip já planejada para 2019?
Canto - A Acip vai continuar trabalhando com foco no atendimento ao associado, sem esquecer temas institucionais e as defesas de bandeiras que já temos apresentado. Vamos ampliar a oferta de soluções empresariais que possam facilitar a vida dos empreendedores, fazer crescer a base associada e dar respostas positivas em termos de expectativas quanto ao atendimento que nos propomos dar a quem se associa. A Acip defende projetos inovadores para continuar captando associados e ir crescendo junto com eles.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif