Roda de mães discute os desafios da maternidade

Evento, organizado pela Proteger Vacinas, reuniu palhocenses para conversar sobre assuntos como amamentação e vacinação

685004cdaf57063118b0105f04f499bb.JPG Foto: ISONYANE IRIS

Texto: Isonyane Iris

Ali, junto com a alegria de receber a notícia de uma gravidez, a futura mamãe recebe também um misto entre ansiedade e insegurança. Como será a vida agora, como vai ser o parto, será que vai conseguir amamentar, o que comer para o bebê não ter cólicas? Foi pensando em esclarecer dúvidas, unir forças, dividir ideias, medos e ainda discutir assuntos relacionados à gestação e os primeiros cuidados neonatais que a Proteger Vacinas realizou na noite da última quinta-feira (30) a primeira Roda de Mães de Palhoça.

Um evento gratuito, onde as gestantes e mamães de bebês até seis meses de idade, e seus acompanhantes, foram recepcionados com um delicioso café, oferecido pelo Empório Santa Clarita, que também cedeu o espaço para que o encontro fosse realizado. Além de se sentirem bem à vontade, os participantes aproveitaram o momento para relaxar, aprender e ainda tirar muitas dúvidas. 

As palestras abordaram assuntos como nutrição, amamentação, vacinação, pediatria e ainda sobre organização financeira, com a profissional Cláudia Tiscoski, um assunto que as mamães afirmaram ter sido de extrema importância. “Como é importante a gente se preparar para a chegada do bebê. Muitas vezes nos preocupamos apenas com as roupinhas e o quarto, quando na verdade ter uma boa organização financeira é muito mais importante para não ter nenhuma surpresa”, acrescentou uma das mães participantes, Fernanda Martins.

Com uma apresentação bem completa, a pediatra Diana Gerlach Pasqualotto destacou importantes pontos sobre os cuidados neonatais e ainda falou sobre as dúvidas mais comuns entre os pais nos primeiros meses de vida do recém-nascido. “Eu recebo muitas dúvidas no consultório, as mais comuns nas primeiras semanas são as mamães com dúvidas sobre os intervalos entre as mamadas e se é mesmo necessário acordar o bebê para mamar. Eu procuro sempre orientar da melhor forma, explicar que é preciso, sim, acordar o bebê para mamar nas primeiras semanas e principalmente algumas técnicas para manter o bebê acordado durante a amamentação”, explica a doutora, que também abordou outros assuntos e ainda respondeu vários questionamentos das participantes.

Dúvidas sobre a alimentação e também os cuidados necessários para o período das temidas cólicas também foram sanadas pela nutricionista Andrea Bessa, que fez questão de esclarecer muitos mitos e explicar quais as melhores formas de prevenir ou mesmo lidar com esse período tão delicado e doloroso para os bebês. 

“Foi muito válido ter vindo aqui hoje. Principalmente a parte da pediatra e da amamentação, porque sempre ficamos com algumas dúvidas. Até em relação à nutrição teve muita informação que ninguém nunca tinha me explicado e que são muito importantes. Amei o evento e quero voltar”, elogia Janaina Vitorino.

As informações sobre como cuidar do plano de vacinação de um bebê, ficaram com a enfermeira Elaine Freitas, que reforçou aos pais a importância de seguir o plano de imunização dos filhos e ainda de investir em algumas vacinas que só são disponíveis nas clínicas de vacinação particular.

A amamentação no universo das mamães, principalmente as de primeira viagem, é o assunto que mais gera dúvidas. Foi pensando nisso que a enfermeira obstétrica Silvia Rosseto fez questão de explicar e demonstrar às mamães de forma divertida todos os passos importantes para ter uma boa amamentação. “Amamentar exige técnica e muita vontade, por isso eu sempre aconselho as mães a procurarem auxílio antes de amamentar e também depois, pois com o auxílio de um profissional a amamentação tem tudo para dar certo”, explicou a enfermeira aos presentes. 

Já pensando em um segundo encontro, Juliana Cordeiro disse que nunca tinha participado de um encontro como esse e que vai esperar ansiosa pelo próximo. “Eu amei essa Roda de Mães. Foi muito importante tirar algumas dúvidas e aprender muita coisa que eu nem imaginava. Com certeza se tiver o próximo eu vou participar”, afirmou a mamãe.
Com um retorno muito positivo da 1ª Roda de Mães, um novo encontro já está sendo organizado para breve. “Não temos dúvidas de que foi um sucesso. Foi muito bom proporcionar um evento como esse, principalmente por saber a necessidade que muitas mamães sentem de tirar suas dúvidas. Queremos agradecer todos que nos ajudaram na realização desse evento e as mamães e papais que estiveram presentes, abrilhantando a nossa 1ª Roda de Mães”, agradece Anelize Becker, consultora comercial da Proteger Vacinas e organizadora do evento, adiantando que uma 2ª Roda de Mães já está sendo programada para breve, dessa vez para mamães e papais de crianças com até dois anos de idade.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: ISONYANE IRIS ISONYANE IRIS
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg