Rua alagada tem até pato no Aririú

Quando chove, a rua Clotilde Frutuoso Lopes fica alagada e patos aproveitam para dar uma passeada

f17c7e49c0620d3f8ea4092b7d9ccae2.jpeg Foto: ARQUIVO PESSOAL

Texto: Isonyane Iris

Não são poucas as ruas que sofrem com alagamentos em Palhoça, mas na rua Clotilde Frutuoso Lopes, no Aririú, a situação está tão crítica que até patos nadam pela rua em dias de chuva. Revoltados com a situação, moradores procuraram a Prefeitura, e para surpresa deles, a rua constaria como calçada no sistema do município, um equívoco que deixou os moradores ainda mais intrigados com a situação, afinal, até no carnê do IPTU a rua é identificada como “não pavimentada”. 

Maria de Lourdes Lopes é moradora há mais de 40 anos e diz que sempre sofreu com esse problema. “Tem dias que chegamos a passar pela rua com água na canela, um completo absurdo. Já fui na Prefeitura várias vezes, numa delas a moça que me atendeu disse que a nossa rua estava calçada. Achei estranho e mostrei as fotos para ela, mas nunca tomaram uma providência”, reclama a moradora, desanimada.

Há alguns anos, a Prefeitura teria feito toda a rede pluvial na rua, mas teriam faltando bocas de lobo para escoamento da água, o que seria o motivo dos constantes alagamentos em dias de chuva. “Quando eles começaram a fazer os encanamentos, achamos que logo nosso problema estaria resolvido, mas infelizmente a rua não foi calçada, muito menos asfaltada e os alagamentos continuaram como se nada tivesse sido feito”, reclama dona Maria.

Proprietária de um salão de beleza na rua há mais de 20 anos, Gelly Karoy dos Santos conta que se sente envergonhada em fazer suas clientes terem que passar por essa situação. “Já teve caso da cliente fazer o pé e a minha filha ter que levar ela de carro até a geral para ela não ter que passar pelo meio da água. Ela estava a pé e a rua completamente alagada. Uma situação muito vergonhosa, que me complica muito, principalmente por causa do meu comércio. Sem contar as clientes que ficam com medo de entrar na rua com o carro por causa do alagamento”, reclama. “A nossa rua já virou até alvo de fotos, porque quando chove aqui vira uma lagoa, tanto que até patinhos ficam nadando aqui no meio da rua. Se não fosse uma situação tão absurda, seria engraçado, mas é pura falta de providência do nosso município, que só promete e nunca cumpre. Já são 20 anos que eu espero por uma providência e até hoje nada”, critica a comerciante.

 

O que diz o Poder Público

A Secretaria Municipal de Infraestrutura comunica que a rua Clotilde Frutuoso Lopes deverá ser incluída em um próximo pacote de obras, visto que diversas vias próximas a ela já estão sendo contempladas. A secretaria sustenta que a informação de que esta rua constaria como pavimentada no sistema municipal não procede.

Já a Secretaria de Serviços Públicos informa que periodicamente faz a manutenção da rua, com patrolamento e outros serviços, o que deverá seguir ocorrendo até que a via receba pavimentação. 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg