Rua em estado precário

Na Laura Elisa da Silva, não tem tempo bom: é alagamento em dia de chuva e mau cheiro em dia de sol

8ea1cd9df09dcff0f4faef5c3893f1cc.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Texto: Isonyane Iris


Com o calçamento apenas até a metade da rua e com uma rede pluvial que não funciona, os moradores da rua Laura Elisa da Silva, na Guarda do Cubatão, pedem providências à Prefeitura. Cansada de inúmeras promessas, a comunidade pede que algum parecer seja dado sobre a situação da rua, que em dias de chuva tem ficado completamente alagada, e em dias de sol, tem incomodado os moradores por causa do mau cheiro.
Segundo os moradores, já faz alguns anos que a rua está nessa situação, mas se agravou depois que a Prefeitura teria feito uma rede pluvial de água com uma queda para o fundo da rua, fazendo com que o retorno da água não funcione. A rua, que é de estrada de chão, acaba também contribuindo para que as bocas de lobo fiquem cheias de terra, lixos e algumas até completamente obstruídas. Para piorar a situação, alguns moradores estariam despejando o esgoto na rede pluvial, o que estaria sendo responsável pelo mau cheiro que fica na rua. “Eu liguei, comuniquei a situação já faz mais de um ano e nunca apareceram. Com o problema do esgoto, nós tentamos resolver de alguma forma, temos alguns pontos que já foram concretados e diante disso a rede se tornou inutilizada. Serve apenas para resto de lixo, entulho e depósito de esgoto irregular”, lamenta a moradora Ani Cris Seidler Martins.
Segundo relatos, há dois anos iniciaram o calçamento da rua. Houve até uma mobilização por parte dos moradores. “Afinal, quem não quer ver sua rua calçada? Eu venho fazendo contato com o secretário de Infraestrutura, com a Prefeitura, mas não temos retorno. Ele veio apenas com uma máquina patrola, passaram na rua e rasparam, mas não nivelaram. Virou uma bagunça”, lamenta Ani.
Os moradores questionam por que a Prefeitura teria calçado apenas o começo da rua e não teria dado continuidade ao trabalho. “Soubemos que uma parceria foi feita entre a Prefeitura e uma construtora por causa dos prédios construídos no começo da rua, onde a Prefeitura doou todo o material, e a construtora, a mão de obra. Na época, houve uma briga, porque eles depositaram todo o material em frente das nossas casas. Eles iniciaram o calçamento com a promessa de continuidade, mas finalizaram em frente aos prédios e foram embora”, contam os moradores, lembrando que recentemente a Prefeitura teria ido até a rua e colocado material apenas no começo, deixando os demais moradores apenas com a promessa de que retornariam com mais material, mas até hoje nada foi feito. 
Em dias de chuva, a situação é muito complicada, principalmente por causa da água que acumula em frente às residências. “A gente pede tanto para as autoridades nos ajudarem, mas não fazem nada. Aqui é horrível em dias de chuva, fica uma verdadeira piscina, sem contar o limo, o cheiro do esgoto que levanta com a água da chuva. Não aguentamos mais essa situação, queremos muito que a Prefeitura tome uma providência”, pede a moradora Marivania Tonet Fiorentin.
“A calçada fica coberta por água, um cheiro insuportável. Não aguentamos mais essa situação, um risco para todo mundo. Seria muito bom a Prefeitura tomar uma providência, nós não aguentamos mais viver nessa situação”, pede Janis Ribeiro da Rosa, também moradora da rua.

O que diz a Prefeitura
A Secretaria Municipal de Infraestrutura explica que a pavimentação da rua Laura Elisa da Silva está em planejamento e seu projeto técnico será elaborado, aguardando a liberação de recursos para sua execução. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informa que realiza patrolamento no local frequentemente e que fará nova manutenção em breve. A Vigilância Sanitária, por sua vez, comunica que está averiguando a existência de irregularidades e a identificação dos responsáveis para a tomada de decisões, tais como lacres em ligações clandestinas de esgoto e instauração de processo administrativo. 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif