Semana de Oração pela Unidade Cristã

Evento ecumênico movimenta a Grande Florianópolis

53e88b35b227074e079de80e8537d015.jpg Foto: REPRODUÇÃO

Igrejas Cristãs de diferentes confissões participam da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 (Souc), que começou neste domingo (2) e vai até o próximo domingo (9). A abertura oficial da Semana se dará na sede da Faculdade Católica de Santa Catarina (Facasc), na Capital, nesta segunda-feira (3), com celebração ecumênica marcada para as 11h, sob o comando da pastora Vera C. Weisheimer, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Padres da Igreja Católica e líderes religiosos de outras congregações cristãs foram convidados a participar do evento, que terá ainda a presença de alunos e professores da Facasc, bem como de membros da comunidade externa. No mesmo dia, às 19h30min, a celebração se repete, com a presença dos estudantes dos cursos de pós-graduação da faculdade.

No domingo (2), as igrejas participantes da Semana de Oração abriram as celebrações em seus cultos e missas realizados costumeiramente. Nesta terça-feira (4), a programação segue na Igreja Evangélica de Confissão Luterana, no Centro de Palhoça, às 20h.

Na quarta-feira (5), às 20h, o encontro é na Igreja Presbiteriana Independente, que fica na Coloninha, em Florianópolis. Na quinta-feira (6), às 20h, é a vez de a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, na Praia dos Ingleses, sediar o evento. No dia seguinte, também às 20h, as celebrações da semana ecumênica terão como sede o Templo Cristão de Jurerê Internacional.

No sábado (8), estão previstas duas programações, ambas em Biguaçu: a partir das 9h, o encontro é no Centro Ecumênico de Estudos e Diálogo Inter-religioso, no Jardim Janaína; e às 20h, o evento chega ao Centro de Tratamento Recanto Silvestre. O encerramento acontece no dia 9 de junho, em todas as congregações cristãs participantes, junto com a celebração de Pentecostes.


Saiba mais

A Souc é um evento mundial que no Hemisfério Sul acontece sempre na semana que antecede o domingo de Pentecostes. Este ano, o tema discutido globalmente será "Procurarás a justiça, nada além da justiça". O objetivo é desafiar igrejas das mais diferentes vertentes cristãs a olhar para a complexidade dos problemas da humanidade, rever relações de poder e compreender que interesses individuais ou de grupos econômicos não podem ser colocados acima dos seres humanos.

Na Facasc, a Souc é uma realização do Núcleo de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (Nedir), coordenado por Renatus Porath, professor e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Ele explica que, na prática, esta é uma semana onde as igrejas se visitam. "O objetivo é diminuir distâncias e proporcionar que estas congregações trabalhem juntas", esclarece o Pastor.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif