Sul-Americano movimenta a Ponta do Papagaio

Competição internacional terá mais de 30 competidores de quatro países, neste final de semana

36802da24a6f10ff5fcad2b92e8bcbee.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Com a presença de mais de 30 velejadores de quatro países, a praia da Ponta do Papagaio sedia o maior evento de windsurf das Américas neste final de semana. O 2019 Isso IFCA South American Slalom Championship tem início nesta quinta-feira (31), com os treinos, e as baterias acontecem na sexta (1º), no sábado (2) e no domingo (3), a partir das 10h, de acordo com as condições de vento.
As previsões são animadoras, principalmente para sábado e domingo, quando os velejadores precisarão se adaptar a dois ventos distintos que soprarão com velocidade acima de 15 nós: o Nordeste e o Sul. O primeiro deixa a raia da Ponta do Papagaio ideal para o velejo de slalom, a modalidade mais veloz do windsurf. Já o vento Sul pode trazer surpresas para a competição, pois a raia fica “mexida” e os velejadores terão que utilizar toda a técnica e adaptação à raia para superar a dificuldade de ganhar velocidade no percurso.
Como se trata de uma raia nova para o windsurf, os velejadores chegaram com antecedência para se ambientarem ao local, inédito também para uma competição da modalidade. Atleta da Isso Wind Xtreme, Guilherme Plentz, de 18 anos, tem treinado na Ponta do Papagaio desde o último domingo (27) e está disposto a fazer bonito durante os três dias de baterias eliminatórias. “Cheguei a velejar distante 10 metros da areia, muito próximo mesmo. Vai ser um baita campeonato, com todo tipo de vento, bom para testar equipamento e a técnica de cada velejador”, relata Plentz, que está em campanha olímpica na RS:X.
Nos treinos na Ponta do Papagaio, Plentz tem a companhia das velejadoras Bruna Martinelli e Giovanna Prada, também inscritas no 2019 Isso IFCA South American Slalom Championship. As brasileiras terão um grande desafio diante da presença da peruana Maria Belén Bazos, já classificada para Tóquio 2020 na RS:X, a classe olímpica da prancha a vela. Segundo Plentz, disputar uma competição de RX:S é bem diferente da classe slalom, a começar pelo equipamento. “A RS:X é uma prancha pesada, tem bolina e faz qualquer tipo de velejo (contravento, popa). Na slalom, a prancha é só para velocidade, tem uma quilha menor e precisa de um vento de 12 a 10 nós”, relata.
Apesar das variações climáticas deste início de semana no litoral catarinense, as previsões das condições de vento e tempo para o final de semana são animadoras. Se as perspectivas são animadoras para os velejadores, o público poderá acompanhar as disputas na Arena Isso, que será montada na praia, em frente à rua 800. Nesta quarta-feira (30), a equipe do Palavra Palhocense esteve na Ponta do Papagaio e acompanhou o início dos trabalhos de montagem da arena - o trabalho foi dificultado pelo vento forte, que impediu nossa equipe de captar imagens aéreas com um drone.
As condições estão sendo monitoradas pela organização do evento com base em dois sites de previsão de ventos (Windy e Windguru). “O tempo será bom, sem incidência de chuvas. Teremos os dois ventos esperados, o Nordeste e o Sul. Por se tratar de uma baía fechada, tem segurança para os atletas”, relata Rafael Cunha, ex-campeão brasileiro de windsurf e gestor de projetos da Isso Wind XTreme.
Chancelada pela Internacional Windsurf Association (IWA), a competição está dividida nas categorias open (masculino e feminino), júnior, youth, master e grand master. A etapa também é válida pelo Brasileiro da modalidade.
O principal destaque do campeonato sul-americano é o paulista Mateus Isaac, número 9 do PWA Tour, e atual campeão sul-americano de Foil, a novíssima modalidade do windsurf. Ele vem acompanhado do pai e principal incentivador da carreira, Carlos Alberto Isaac, que competirá na divisão grand master, para velejadores acima de 50 anos. Outro nome confirmado entre os veteranos é do gaúcho Renato Pozolo, multicampeão e pioneiro da modalidade no Rio Grande do Sul.
O projeto Palhoça Menos Lixo estará presente para promover a conscientização ambiental através de oficinas e palestras enfocando temas como sustentabilidade, meio ambiente e a destinação adequada de resíduos. No domingo (3), o projeto promove um mutirão de limpeza na praia da Ponta do Papagaio, a partir das 9h30min, e convida a todos a participar de atividade.
Outro parceiro a estar presente é a Adote um Patudo, organização não-governamental que tem como foco o controle de natalidade de cães e gatos, principalmente, em comunidades carentes de Palhoça e outras cidades da Grande Florianópolis. Os voluntários da Ong prestarão informações sobre o trabalho desenvolvido há 10 anos, além de comercializar produtos que têm renda revertida para custear as despesas com os mutirões de castração de animais. “O evento é uma oportunidade de conscientizar e informar por que as pessoas têm a ideia que só ajudamos cães e gatos. Mas melhorar o bem-estar dos bichinhos vai ajudar a melhorar o meio ambiente e nosso próprio bem-estar”, diz Ângela Poliana Silva, presidente da Adote um Patudo.
A Prefeitura de Palhoça tem a oportunidade de mostrar o potencial turístico da cidade com a realização do 2019 Isso IFCA South American Slalom Championship em uma das belezas naturais da cidade. Para o prefeito Camilo Martins, a realização do evento na Ponta do Papagaio é uma conquista e um reconhecimento das características naturais e estruturais da cidade. “Sediar eventos esportivos desse porte é uma demonstração de que estamos no caminho certo. É um grande orgulho para nós receber um campeonato de tamanha importância no cenário esportivo”, afirma Camilo.


Programação

Quinta-feira (31)
14h - Treinos e inscrições (registros)

Sexta-feira (1)
9h - Cerimônia de Abertura
10h - Reunião dos velejadores
11h - Possível início das regatas
20h - Jantar especial para os velejadores na Pousada da Ilha do Papagaio

Sábado (2)
9h - Reunião dos velejadores
10h30min - Possível início das regatas
18h30min - Show com Nathan Malagoli

Domingo (3)
9h - Reunião de velejadores
10h30min - Possível início das regatas

Cerimônia de premiação será realizada após o término da última regata

Saiba mais
Site: issobra.com.br
Instagram: @issowindxtreme e @issowindsurfbrasil
Facebook: /issobraoficial



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif