Todo-poderoso do Grupo Globo visita a cidade

José Roberto Marinho veio conhecer de perto o projeto Inova Palhoça

7610892bd74f86528ab26f31a09d1cb6.JPG Foto: NAGIB DE PIERI/DIVULGAÇÃO/PMP

Texto: Isonyane Iris

O Projeto Inova Palhoça chamou a atenção da organização Comunitas. A diretora-presidente, Regina Esteves, e os líderes empresariais José Roberto Marinho e Carlos Jereissati Filho estiveram na quinta-feira (25) em um encontro com o prefeito Camilo Martins (PSD) e outras autoridades. O objetivo principal do encontro foi para que o projeto palhocense fosse apresentado e servisse de inspiração para outros municípios brasileiros, com objetivo de contribuir com a superação dos problemas sociais e econômicos.

Um programa inovador de desenvolvimento econômico estruturado na cidade, assim se define o projeto Inova Palhoça. Segundo a explicação de Marcelo Fett, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, a Prefeitura conseguiu aumentar em 40% a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) em quatro anos depois da implementação do programa. "O Inova reúne um conjunto de medidas para melhorar o ambiente de negócios na cidade e assim criar uma nova matriz de desenvolvimento a partir das potencialidades e vocações existentes", explica.

Animada com a reunião, a diretora-presidente da Comunitas afirma que o objetivo é disseminar essas práticas através de exemplos de como o cidadão pode participar e ajudar a melhoria da gestão. "Nós saímos daqui muito animados, Palhoça deu um show de exemplo de como podemos ter uma ótima gestão pública trabalhando junto com a sociedade, chamando os empresários para participar, visando aos servidores. Foi uma manhã muito rica. Vamos colocar na rede para que outros municípios se inspirem com Palhoça", disse.

O objetivo principal da organização Comunitas é disseminar por todo país boas práticas em gestão pública por meio do Programa Juntos, que está presente em 14 cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Salvador, Curitiba, Porto Alegre e Campinas. O "Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável" atua em prol da melhoria da gestão pública de todo país. "É motivo de muito orgulho para nós de Palhoça receber o pessoal do Comunitas e do Juntos. São pessoas extremamente qualificadas com a gestão pública e vieram aqui em Palhoça conhecer um case de sucesso. É gratificante saber que nosso trabalho inspira organizações como eles. Estamos sendo exemplo com uma prática inovadora e isso só demonstra que temos trabalhado muito e acima de tudo com planejamento. Nosso município se tornou referência na atração de empresas e isso impacta diretamente no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida das pessoas", ressalta o prefeito Camilo Martins.

InovAmfri

Na oportunidade, também foi apresentado o projeto de desenvolvimento sustentável da InovAmfri, que contempla os 11 municípios da Associação dos Municípios do Rio Itajaí e é capitaneado pelo ex-deputado Paulo Bornhausen.

A intenção do grupo, após conhecer as duas iniciativas, é levar as práticas de Palhoça e do Litoral Norte para a plataforma digital da organização. Os projetos vão ficar à disposição de outros municípios interessados em se basear neles para futuros programas. "Estou muito feliz por ter conhecido esses trabalhos fantásticos. São ações como estas que vão mudar o Brasil", disse o membro da organização Comunitas, vice-presidente do Grupo Globo e presidente da Função Roberto Marinho, José Roberto Marinho.  

Inova Palhoça

O programa possui quatro pilares fundamentais: incentivos econômicos, atração de investimentos, financiamento e formação empreendedora. A parceria com empresas permitiu que o município, em 2017, atraísse 500 novas empresas somente no parque tecnológico montado na Pedra Branca. Além disso, desde 2013 o programa incentivou a abertura de 3 mil novas empresas.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg