Tudo pronto para o verão?

Reportagem ouve comerciantes e turistas nas praias do Sul

25ead454f20cc2bd2acbbaa3ad3bebb3.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Texto: Isonyane Iris


Desde o início de dezembro, turistas e frequentadores começaram a chegar às praias do Sul. Com o objetivo de suprir a demanda de serviços prestados aos moradores e visitantes, a Prefeitura também iniciou a Operação Verão. Pelo comércio, a movimentação, comparada ao ano passado, dobrou. Faltando menos de uma semana para o Natal, a expectativa é uma temporada de boas vendas. Alguns comerciantes já reforçaram o estoque e afirmaram que este já pode ser considerado o melhor verão dos últimos três anos.

Na praia da Pinheira, a chegada dos turistas este ano começou mais cedo, do que o esperado, o que animou muito o comércio local. “Normalmente, é em dezembro que o pessoal começa a chegar, mas este ano logo que chegou novembro o movimento já aumentou. Estou com uma boa esperança de vendas para essa temporada, já que na última o movimento foi muito baixo”, compara a comerciante Maria Izabel Pacheco. 

Proprietário de uma loja de varejo na Ponta do Papagaio, João Luiz de Campos conta que em menos de um mês já precisou renovar o estoque. “Praticamente vendi em menos de um mês o que eu tinha vendido na temporada no ano passado. Com certeza isso nos deixa muito animados, até porque no ano anterior as vendas foram bem complicadas. Este ano promete ser um ótimo ano, fazia uns três anos que não tinha vendas tão boas”, comemora João.

A expectativa não é diferente na Praia de Marivone, onde a movimentação também começou cedo e tem superado as expectativas dos comerciantes. “Este ano está muito bom, dá até medo de falar muito. Eu não estava tão esperançosa, mas com esses dias de alta temperatura, o pessoal tem lotado a praia por aqui, o que favorece muito o nosso comércio”, afirma a comerciante Maria Aparecida de Souza.


Operação Verão

Em virtude de o Carnaval no próximo ano ser em março, o que a Prefeitura acredita que estenderá a permanência de turistas e a população itinerante nas praias, um planejamento do município propõe a manutenção de serviços e atividades esportivas e de recreação criados em anos anteriores. A agenda do município prevê um calendário de eventos organizado, infraestrutura adequada, segurança, limpeza e atendimento eficiente ao turista, propostas que estão sendo elogiadas pelos frequentadores do Sul.

Natural de Rio Grande do Sul, a família de Rodrigo Silveira Nasser passa há mais de cinco anos as férias de dezembro nas praias de Palhoça. Para eles, este ano a infraestrutura está de parabéns. “Tem tudo que a gente precisa, lixeiras, chuveiro, banheiro, iluminação à noite, uma comodidade que todos merecem, afinal, deixamos nosso estado para prestigiar Palhoça, não esperamos nada menos do que uma boa infraestrutura. Este ano a Prefeitura caprichou, está sendo o melhor”, elogia o turista.

Entre as propostas apresentadas pelo município, está a reativação das arenas esportivas, incluindo uma programação recreativa e de iniciação esportiva. Em relação à infraestrutura, a Prefeitura trabalhou na instalação de chuveiros e banheiros químicos; na acessibilidade aos cadeirantes (esteiras na areia e cadeiras anfíbias); em vistoriar as condições das instalações dos postes guarda-vidas; monitorar a qualidade da água do mar e foz dos rios, através de convênio com a Samae; analisar a necessidade de reforço de energia.

De acordo com o prefeito Camilo Martins (PSD), a operação será repetida e melhorada com base nos anos anteriores, a fim de oferecer segurança e conforto aos moradores de Palhoça e turistas. “Todas as secretarias e órgãos da administração municipal serão mobilizados de forma integrada”, afirmou. “A integração das secretarias para coordenar ações na temporada garante serviços públicos de qualidade, com conforto e segurança. Possíveis erros do passado serão corrigidos e nossa meta é ampliar os serviços públicos, com infraestrutura e emprego de equipamentos e pessoal qualificado. Empreender para atrair o turista é um desafio, mas os números garantem que Palhoça está no caminho certo”, avalia.


Limpeza e coleta de lixo

Nas temporadas passadas, Palhoça se destacou pelo trabalho de limpeza das praias. A Prefeitura garante que esse trabalho será mantido, com a limpeza diária das praias, coleta de lixo, com ampliação do atendimento e intensificação do trabalho nos finais de semana, principalmente na Guarda do Embaú, que é Reserva Mundial de Surfe. 

Maria Flor da Silva é frequentadora assídua das praias do Sul e elogia as ações de coleta de lixo que estão sendo realizadas nas praias. “Estava na hora da Prefeitura intensificar as coletas de lixo nesta época do ano, mas principalmente as pessoas precisavam ter mais educação. Hoje posso dizer que finalmente as nossas praias estão sendo bem cuidadas”, elogia.


Acesso ao mar

O projeto que disponibiliza cadeiras anfíbias para o banho de mar de pessoas com dificuldade de locomoção será mantido durante toda a temporada. Na última, 141 pessoas se cadastraram como participantes e utilizaram os equipamentos, sempre com acompanhamento do Corpo de Bombeiros. “Chego a me emocionar quando vejo um cadeirante podendo entrar no mar com as cadeiras anfíbias. Isso sim é amor ao próximo, parabéns ao município por essa ação, dá para ver de longe o quanto essas cadeiras estão tornando o verão de muitas pessoas muito mais feliz”, elogia a turista Cristiane Alves Lobero, do Rio Grande do Sul.


Cicloturismo

Outra atração é a rota de cicloturismo, levando em conta principalmente a potencialidade da região em termos de atrativos naturais. As trilhas dos Caminhos da Imigração percorrem aproximadamente 400 quilômetros em terras de Palhoça e municípios vizinhos.

No calendário de eventos, estão inclusos: queima de fogos no réveillon; “Operação SESC Verão”, na Praia da Pinheira; e Carnaval nas praias, com a participação de blocos e outras atrações. As arenas esportivas serão instaladas nas praias da Ponta do Papagaio, do Sonho, Mar Aberto e Pinheira.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif