Palavra Palhocense - Unicesumar-aula-diferenciada-para-cursos-de-engenharias

Unicesumar: aula diferenciada para cursos de engenharias

Vizinha São José é uma das primeiras cidades a receber a nova metodologia

e248e0a150480d5a77add4d28b2ef32d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/UNICESUMAR

São José é uma das primeiras cidades brasileiras a receber a metodologia diferenciada da Unicesumar. A instituição inovou e lançou o curso em Engenharias EAD. A iniciativa já é apontada por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país. A aula inaugural ocorreu na última terça-feira e contou com mais de 100 pessoas, entre alunos e interessados em conhecer o curso.

O diretor de Planejamento de Ensino da matriz da Unicesumar, Fabrício Lazilha, explica que o primeiro dia serviu para os alunos conhecerem o espaço de aprendizagem do polo e o modelo de sala de aula invertida, em que o aluno é autor do processo e o professor atua como tutor-facilitador. “A aula inaugural marca a abertura do ano letivo, com o objetivo de estabelecer vínculos e demonstrar a metodologia, que possui dinâmica muito própria”, reflete.

A semana de aulas da metodologia ativa está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de autoestudo, um dia de aula ao vivo (transmitida via ambiente online), um dia de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. A sala de aula é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

 

Metodologia ativa

A metodologia nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes - uma calamidade -, a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto.

De acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, a metodologia diferenciada da Unicesumar é inovadora e oferece “qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, material didático próprio e estrutura física que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas”.

O reitor da Unicesumar, Wilson Matos da Silva, afirma que este é um investimento no futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia porque temos tradição em educação e qualidade de ensino”, destaca.

 

Unicesumar

Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento.

Em 2018, são 100 mil alunos, cerca de 2 mil funcionários e mais de 800 professores, sendo 80% do corpo docente formado por mestres e/ou doutores.

A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5.

No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição.

A instituição também está entre as 10 maiores instituições de ensino privadas do país.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg