“Defenderei grandes obras de mobilidade na região”

Entrevista com o candidato a deputado estadual Nazareno Martins

b59aabf3eef3764cd814e7eba4d3bb07.png Foto: DIVULGAÇÃO


Nazareno Martins, candidato do PSB a deputado estadual, tem 68 anos e é pai do atual prefeito de Palhoça, Camilo Martins.

Jornal Palavra Palhocense - Qual a importância de Palhoça ter um representante na Alesc?
Nazareno Martins - Hoje, Palhoça possui mais de 180 mil habitantes e quase 130 mil eleitores, é uma das cidades que mais cresce no Brasil e uma das principais do estado. Nossa gente precisa de respeito e de uma voz na Assembleia para defender seus interesses e necessidades. Para que isso aconteça, é preciso eleger um representante de Palhoça, e eu coloquei meu nome para ser deputado estadual. Em Santa Catarina, temos um time forte, que, junto com Raimundo Colombo e Esperidião Amin ao Senado e Gelson Merisio a governador, iremos trazer os recursos que Palhoça tanto precisa e fazer muito mais por nossa cidade.

JPP - Qual a principal bandeira que pretende defender na Alesc?
Nazareno - A minha bandeira é que a velha política não é mais aceita pela sociedade. Terei a responsabilidade e coragem para cortar na própria carne, propondo e defendendo na Assembleia menos benefícios para os políticos. Como exemplo, serei contra o auxílio-moradia, contra as secretarias regionais, que são um verdadeiro cabide de emprego e também serei contra qualquer aumento de impostos. O Estado tem que dar o exemplo, diminuindo despesas para que assim sobre mais dinheiro para investir em obras, educação, saúde e segurança.

JPP - O senhor é pai do atual prefeito de Palhoça, Camilo Martins. Isso facilitaria a relação da sua legislatura com a administração municipal, mesmo sendo de partidos diferentes?
Nazareno - A relação entre Legislativo e Executivo nunca deve ser regida por siglas partidárias e sim pelo interesse da população. Os poderes devem sempre estar em harmonia, para que as necessidades de nossa gente sejam atendidas e da minha parte tenho e sempre terei uma boa relação com a administração municipal, independente de partidos, pois após a eleição, o meu partido são os moradores de Palhoça e de Santa Catarina. Quero conseguir mais recursos do governo do estado para que nossa cidade tenha muito mais obras e ações.

JPP - Como tem sido a receptividade da sua candidatura junto ao eleitorado?
Nazareno - A melhor possível. Em minha vida pública, sempre tive a convicção de que fazer o bem era o melhor caminho, e hoje, andando pelas ruas, sinto que o trabalho de uma vida toda valeu a pena. Recebo o carinho e o apoio de todos que ajudei e também das pessoas que acreditam em nossas ideias e propostas. Junto com o prefeito Camilo Martins, já começamos a transformar a cidade de Palhoça, e tenho certeza de que esse trabalho trará muitos frutos, traduzidos em obras e ações para todos os catarinenses.
JPP - A segurança pública tem sido um problema constante em Palhoça. Como deputado estadual, como pretende ajudar a combater a criminalidade?
Nazareno - Segurança será minha total prioridade. Irei defender na Assembleia projetos que tragam a paz em nossas cidades, dando tranquilidade aos pais e mães e a certeza de que seu filho irá voltar para casa. Defenderei projetos que valorizem e deem mais forças às polícias, no combate efetivo ao crime, tanto em pessoal e equipamento, como também a ampliação de câmeras de monitoramento, dando mais inteligência às operações. Como medida imediata, junto com o governador Merisio, iremos implementar o projeto de colocar mais de 5 mil policiais na rua, também utilizando policiais da reserva que já possuem experiência e treinamento adequado, dando uma resposta rápida à população no combate à criminalidade, que tanto atormenta nossa população.

JPP - Há duas situações preocupantes em Palhoça ligadas diretamente a essa questão da segurança: as drogas e os moradores de rua. Como enfrentar esses problemas?
Nazareno - Esses dois problemas são a ponta do iceberg. Para resolver essas questões, o Estado tem que rever todas as suas políticas e fazer os cortes necessários na máquina pública, para que sobre dinheiro para investir nas pessoas. Ninguém mora na rua porque quer, ninguém cai nas drogas porque quer. O Estado tem que dar condições de emprego e lazer para que essas pessoas não fiquem à margem da sociedade. Nesse momento, é necessário combater o tráfico de drogas, com muita energia, força e inteligência, sem deixar de atender às pessoas que estão no vício, porque isso acaba com as famílias, que muitas vezes não têm o suporte e a condição financeira de ajudar essa pessoa que caiu no submundo das drogas ou está perdida pelas ruas. Todos precisam ajudar para que possamos resolver esses problemas.

JPP - Palhoça não tem uma estrutura complexa na área de saúde, como um hospital. Como você poderia ajudar a mudar esta realidade, se eleito?
Nazareno - O sonho de quem mora em Palhoça sempre foi ter um hospital e até hoje isso nunca aconteceu. Só para as pessoas entenderem, o município de Palhoça fez grandes investimentos em saúde, como exemplo a abertura da UPA do Bela Vista, diversos novos postos de saúde e o centro de especialidades médicas, no antigo Fórum, no Centro de Palhoça, com mais de 5 mil atendimentos por mês. Um hospital para a Prefeitura custa muito caro e só o governo do estado tem condições de manter essa estrutura. Já conversei com nosso futuro governador Merisio sobre essa necessidade do povo palhocense e tenho certeza de que iremos ser atendidos. Cobrarei todos os dias para que Palhoça tenha esse hospital e o sonho do palhocense transforme-se em realidade.

JPP - A educação é um dos grandes desafios para transformar o país em uma nação desenvolvida. Quais suas propostas para a educação?
Nazareno - O primeiro momento será de reavaliar a educação do estado, que mesmo com todas as dificuldades ainda é uma das melhores do Brasil. É necessário tornar a educação cada vez mais uma prioridade, pois é dela que se formam os cidadãos do amanhã. Serei favorável a novas práticas na educação, com utilização de tecnologia moderna, que auxiliem os professores e os alunos, e também à criação de novas escolas em tempo integral. Serei também favorável a um maior repasse do estado para que os municípios possam oferecer mais vagas de creche, possibilitando aos pais que possam trabalhar e auxiliar no sustento do lar. Educação de qualidade deve ser a meta de qualquer administrador e legislador.

JPP - Muito se tem falado no problema da corrupção na política brasileira e na “politicagem”, no uso da máquina pública como cabide de empregos para cabos eleitorais. Como enfrentar esse problema?
Nazareno - Essa é uma das minhas bandeiras. As pessoas não aguentam mais tanto cabide de emprego, tanta corrupção, tanta sacanagem. Tenho 30 anos de vida pública ilibada, sem nenhuma mácula de corrupção. Serei defensor de um estado mais enxuto, com a extinção dessas secretarias regionais e de políticas públicas que tornem o uso do dinheiro público mais transparente à população.

JPP - O trânsito é um dos principais problemas de Palhoça e região hoje. Como parlamentar, como poderá ajudar a aliviar o problema do trânsito? Que propostas teria nesta área?
Nazareno - O trânsito de nossa região está um verdadeiro caos, caminhando para o colapso total de nossa região e acontece em todas regiões do estado. O atraso de mais de 10 anos da conclusão do anel viário deveria ser tratado como caso de polícia, com os responsáveis atrás das grades. Na Assembleia, serei defensor de grandes obras de mobilidade em nossa região, como a terceira pista na Via Expressa, a conclusão das obras do anel viário, a duplicação da BR-282 (entre Lages e Florianópolis) dentre outras obras que acabem de vez com essas filas insuportáveis que nossa gente não consegue mais suportar. Serei o defensor de nossa gente na Assembleia desse e dos demais problemas que enfrentamos no dia a dia.

 

As respostas foram encaminhadas por e-mail. O candidato Nazareno Martins não aceitou o convite para realizar a entrevista gravada diretamente na sede do jornal Palhocense, portanto, a entrevista não está disponível em vídeo.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif