Pista de bike é atração na Pedra Branca

Pumpo Track foi inaugurada em espaço esportivo ao ar livre junto ao Passeio Pedra Branca

510113cc998097b6315019bf84f733ce.jpg Foto: DAVI JOÃO/DRONE JPP

Uma pista de ciclismo no modelo “pump track” (circuito formado por obstáculos que possibilitam a aceleração da bicicleta sem o uso dos pedais), inédita em Santa Catarina, é a grande atração da Arena Pedra Branca, inaugurada no último domingo (2), junto ao Passeio Pedra Branca.

“É uma pista de ‘bombar’, vem do inglês ‘pump’, o que significa isso: só com o movimento do teu corpo tu consegue fazer com que a bicicleta se movimente, tu não precisa pedalar. Essa é a ideia. É algo inédito aqui em Santa Catarina. Em São Paulo tem algumas, e fora do Brasil é uma febre. É base para o mountain bike, pro BMX (bicicross), é onde a galera começa a aprender a andar. E é superacessível, qualquer nível de atleta anda”, comenta o ciclista multicampeão Diego Martins.

Proprietário da Pedra Bikes, localizada no Passeio Pedra Branca, Diego formatou um projeto e levou a ideia de construir uma pista de pump track (a pista ocupa, hoje, uma área de mil metros quadrados) aos administradores do bairro-cidade. A princípio, a ideia era instalar o circuito dentro do bucólico circuito dos lagos, em parceria da iniciativa privada com a Prefeitura. Como a celeridade não é o forte do poder público, decidiram reduzir as proporções do projeto e viabilizar a construção sem a participação da Prefeitura, a partir de cotas de patrocínio. Com a ajuda dos apoiadores, Diego conseguiu reunir os recursos necessários e o Bike Park Pedra Branca foi construído ao lado de uma pista de mountain bike, instalada no mesmo terreno há cerca de três meses. “Foi muita batalha mesmo, só quem acompanhou sabe o sacrifício que foi para sair esta pista, porque é um projeto caro”, diz Diego.

Em um primeiro momento, a proposta é a de promover a inclusão no esporte (inclusive, a pista, que hoje é de terra, pode ser asfaltada, para permitir que seja utilizada também para a prática de skate e patins), mas como existem competições de pump track, nada impede que a Pedra Branca passe a “formar” campeões. Futuramente, a proposta é a de disponibilizar monitores para orientar as pessoas nas práticas esportivas oferecidas na arena.

O espaço esportivo ao ar livre conta ainda com duas quadras de areia que podem ser utilizadas para vôlei ou futevôlei e duas quadras de beach tênis (tênis de praia), além de duas estruturas para a prática do slackline. Tudo está acessível gratuitamente, diariamente, das 9h às 21h. A ideia é oferecer uma vida cotidiana mais saudável e alegre aos moradores e visitantes do bairro. “A Arena estará funcionando durante todo o ano, como um convite a aproveitar os dias mais longos de verão e os finais de semana ao ar livre. É um espaço democrático e com opções para aproveitar com amigos ou a família, no total espírito de convivência e compartilhamento que está no conceito do bairro-cidade”, reforça a gestora de Marketing da Cidade Pedra Branca, Clarice Mendonça de Oliveira.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif