Sebrae, parceiro indispensável

Não há como pensar em empreendedorismo sem mencionar o trabalho realizado pela instituição

37361f89cc528bfd0df8bb2d376c7209.jpg Foto: NAGIB DE PIERI/DIVULGAÇÃO/PMP

Não dá para falar em empreendedorismo sem mencionar o trabalho realizado pelo Sebrae. A instituição tem sido uma parceira fundamental no desenvolvimento econômico de Palhoça, levando expertise e capacitando os empresários palhocenses. Inúmeros cursos, programas e consultorias são oferecidos cotidianamente, especialmente através de parcerias com entidades como a Associação Empresarial de Palhoça (Acip), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec).

Um exemplo de parceria é o Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor (Case), que desde 2016 funciona junto à Acip, com uma pessoa da Acip capacitada pelo Sebrae para o atendimento aos microempreendedores individuais, em forma de consultoria, para dar suporte à viabilidade de futuros negócios. “É uma estratégia que a gente tem, porque a gente não tem uma agência do Sebrae em cada município”, observa Soraya Tonelli, coordenadora regional do Sebrae-SC na Grande Florianópolis - a regional atende 16 municípios. “O Case é uma forma do Sebrae parceirizar com entidades, com o poder público, para ter um ponto focal ali e fazer esse atendimento inicial para o empresário”, acrescenta.

O atendimento é gratuito, agendado sempre às segundas-feiras. Nesses atendimentos individuais, são colocados temas estratégicos para as pequenas empresas como rotinas financeiras, gestão de negócios, marketing e gestão visual de ambientes de vendas, mediante agendamento prévio.

Agora, os empresários que recebem atendimento presencial no Case passam a se reunir, sempre na primeira segunda-feira de cada mês, para um workshop onde são discutidas questões essenciais para a montagem de uma empresa na modalidade microempreendedor individual. O primeiro encontro reuniu 20 pessoas e foi conduzido pelo contabilista Luiz Carlos Amorim Júnior, com o apoio de profissionais da equipe da Acip.

 

Cidade Empreendedora

No dia 17 de julho, o Sebrae lançou um novo convênio em Palhoça, em parceria com a Prefeitura. O município agora faz parte do programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de Desburocratização, Atores do Desenvolvimento, Sala do Empreendedor, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Pesquisas e Planejamento Estratégico da Gestão Municipal, Gestão de Projetos e Plano de Desenvolvimento Econômico.

 

Bazar

Outra ação forte no município é o Bazar Liquida Palhoça, parceria do Sebrae com a CDL, que leva os comerciantes até o Palhoção para um evento atrativo para lojistas e consumidores.

 

Salto

Outra parceria de grande repercussão no município foi o Programa Salto, encerrado em outubro de 2017, depois de uma série de encontros (workshops, mentorias personalizadas, consultorias, trocas de experiências e apresentação de casos de sucesso inspiradores) que focaram na capacitação e mentoria de 66 microempreendedores individuais (MEIs) de Palhoça. O projeto envolveu a Prefeitura, o Banco do Empreendedor e o Impact Hub Continente. Foram quatro meses de trabalho, com 1.500 horas de capacitação.

 

Inaitec

O Sebrae também foi parceiro do Inaitec, desde a sua criação, em 2008. O instituto começou como uma estratégia dos empreendedores da Cidade Universitária Pedra Branca, apoiados pelo Executivo municipal, para fomentar a chegada de empresas inovadoras, aproveitando o boom do desenvolvimento de empresas de tecnologia em Florianópolis. Foi uma parceria entre iniciativa privada e poder público, com apoio de diferente instituições. “O Sebrae esteve presente desde a primeira reunião para a formação do Inaitec”, relembra Iriberto Moschetta, gestor de Projetos da coordenação regional da Grande Florianópolis. “O ambiente de negócios que se criou dentro da Pedra Branca está facilitando o desenvolvimento do setor de inovação em Palhoça”, elogia o gestor do Sebrae.

 

Polo gastronômico

O próximo projeto do Sebrae em Palhoça deve ser a criação de polos gastronômicos. A ideia vem sendo alinhada junto à Secretaria de Turismo. “Palhoça tem um potencial muito grande nesta área”, destaca Soraya.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif