Vêm aí mais obras na BR-101

Ibama concede licença para construção dos túneis na BR-101 no Morro dos Cavalos

0376633ec7eb3cfdf35c41906b72cecd.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) conseguiu junto ao Ibama, no final de 2018, a licença de instalação (LI) para a construção de dois túneis no trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos. O projeto ainda contempla a construção de um viaduto de 320 metros de extensão.

O Ibama também concedeu a autorização de supressão vegetal (ASV) e a autorização de captura, coleta e transporte de material biológico (Abio), que permitem o corte de vegetação na área necessária para a execução da obra e controle e resgate da fauna.

As obras estão sendo aguardadas há muito tempo pela população e representam um importante passo para o desenvolvimento social e econômico da região, uma vez que a rodovia é de vital importância para o turismo, que é intenso, ao longo de diversas estações balneárias existentes ao longo do litoral catarinense. 

Os documentos têm validade de cinco anos para a LI e são necessários para dar andamento ao projeto de transposição do Morro dos Cavalos, entre o km 232 e o km 235. O trecho é o último a receber as adequações de expansão na capacidade de tráfego na rodovia federal, finalizando o projeto de duplicação da BR-101 Sul, trecho entre Florianópolis e Osório (RS).

O projeto prevê a transposição do Morro dos Cavalos através de um túnel classe A, tipo interurbano duplo monodirecional, onde o túnel esquerdo terá 2.220 metros de comprimento, sendo cerca de 1.630 metros em rocha e 590 metros em solo/rocha alterada mole. O túnel direito terá 2.220 metros de comprimento, com cerca de 1.580 metros em rocha e 220 metros em solo/rocha alterada mole e 420 metros em túnel a céu aberto (túnel falso, sistema cut-and-cover).

O traçado se desenvolve na direção do maciço do morro, à esquerda da pista existente, com afastamento máximo de 420 metros em relação ao eixo atual da BR-101. Os túneis terão pista de rolamento com 3,60 metros de largura, acostamento com três metros de largura e passarela no interior das galerias medindo 1,6 metro de largura.

A estrutura de pavimento prevista prevê a execução de material detonado, de espessura variável, conforme a quota da soleira do túnel. Sobre este material detonado, regularizado com material britado, será executada a camada de 12cm, sobre essa camada será executada sub-base de concreto betuminoso usinado a quente de auto módulo com 10cm de espessura. E por fim, uma placa de concreto com 24cm de espessura.

Assim como todas as outras galerias construídas na duplicação da BR-101 Sul, os túneis no Morro dos Cavalos terão sistema elétrico e luminotécnico, sistema de iluminação interna, sistema de ventilação, sistema de controle e automação, circuito fechado de televisão, sistema preventivo contra incêndio e cabines S.O.S.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif