Palavra Palhocense - Visitamos-a-exposicao-a-cor-dessa-cidade

Visitamos a exposição A Cor Dessa Cidade

Artista plástico Bruno Barbi presta homenagem à banda Cores de Aidê nesta mostra montada no Cafofo do Kim Bistrô, no Jardim Eldorado

6e0a3794d34ef5eb39db378eba024cf0.jpeg Foto: MARIA EDUARDA DA COSTA/DIVULGAÇÃO

Texto: Isonyane Iris

 

"A Cor Dessa Cidade" foi o tema escolhido pelo talentoso artista plástico Bruno Barbi para abrir sua temporada de exposição 2018, onde presta uma linda homenagem à banda Cores de Aidê. A exposição, que começou no último sábado (14) e segue até dia 12 de maio, está no Cafofo do Kim Bistrô, no Jardim Eldorado. Com o objetivo principal de representar todas as mulheres do mundo, o artista apresenta 20 belíssimos quadros pintados com aquarela e nanquim, onde em cada traço e pincelada ele retrata as 10 mulheres da banda.

Natural de Toulouse, na França, Bruno Barbi é radicado em Florianópolis desde a infância. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unisul. Desde 2011, o artista largou a arquitetura para se dedicar às artes plásticas, e desde então tem retratado a pele e a causa negra em suas obras. "Na medida em que isso foi criando identidade comigo, eu fui sendo acolhido pelos movimentos, com isso meu trabalho ganhou um viés social inerente a esse tema. Com isso, meu engajamento foi se fortalecendo por conta dessa bandeira que eu carrego dentro da minha arte", explica o artista. 

Bruno começou a trabalhar o tema e a produzir a série "A Cor Dessa Cidade" em novembro de 2017. Segundo ele, o ano passado teria sido um ano muito forte para as mulheres. "Talvez por conta de todo meu envolvimento intenso com a causa negra e com todas as causas irmãs, feministas e todas as outras, do meu ponto de vista 2017 foi um ano forte para as mulheres. Então pensei em fazer uma homenagem às mulheres, foi quando pensei na banda Cores de Aidê, que também tinha passado por um ano muito importante para elas, de muitas conquistas", relembra o artista, sobre a sua inspiração.

Foram três meses de dedicação, onde em cada um dos 20 quadros, o artista trabalhou com aquarela e nanquim e ainda a essência das expressões dos rostos, dos movimentos da dança, da força dos tambores. Com traços muito precisos e delicados, Bruno teve a sensibilidade de destacar cada personagem com uma cor de destaque, que cuidadosamente é harmonizada com a moldura da obra. "Eu sei que no bloco Cores de Aidê já existe a participação de muitas meninas, mas eu trabalhei com formação oficial, ou seja, dez mulheres. Então a minha ideia foi de pegar as expressões dos rostos e também do movimento delas tocando, típicos do samba reggae", explica.

Bruno escolheu abrir a sua temporada no Bistrô do Kim, localizado no Jardim Eldorado. "O Kim é um cara muito representativo para mim. Por ser ex-diretor do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), sei que ele sempre recebeu grandes exposições do mundo inteiro, e ele me acolheu como artista plástico. Saber que a minha exposição foi a primeira no bistrô me deixa muito honrado. Sem dúvida eu só posso agradecer ao Kim pela oportunidade", agradece o artista.

Na inauguração, as 10 integrantes da banda Cores de Aidê homenageadas fizeram questão de esperar do lado de fora do bistrô para que todas entrassem juntas, uma iniciativa que emocionou a todos que estavam presentes. "Com certeza se fosse em outro lugar isso não aconteceria dessa forma. Foi um momento nosso, um espaço íntimo em que vi correr lágrimas de todas ao se verem retratadas em minhas obras", conta o artista, emocionado.

Feliz em ter a exposição no seu bistrô, Kim faz questão de elogiar o artista e o trabalho que foi cuidadosamente realizado: "Me sinto muito feliz em poder ajudar a ampliar a questão da arte, principalmente aqui no município de Palhoça. Ter uma exposição como essa, completamente pensada para o Cafofo, onde o Bruno abriu mão de outros espaços para se dedicar a trabalhar algo que tivesse a cara do nosso bistrô e trazer para Palhoça é muito gratificante".



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: MARIA EDUARDA DA COSTA/DIVULGAÇÃO MARIA EDUARDA DA COSTA/DIVULGAÇÃO MARIA EDUARDA DA COSTA/DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • d83a8831fba6952d386c6501dc64c0ab.jpg