c6bf953dc6d144dc01279ef86f429516.jpeg Tempo de normalização do abastecimento depende da localização do imóvel e da geografia de Palhoça

eef14c54aecb586266a242718b30b691.jpeg Bombeiros combatem incêndio em praça de alimentação no Pagani

5f03f2c8ec836037b1565fb646e70906.jpeg Polícia investiga morte de irmão de cantor da banda Alexandre Pires

39099d8300019af1b374efdaeba28cb4.jpeg Maior entrega da história do Programa Lar Legal ocorre neste sábado (13), em Palhoça

abdd3295c476f992c5bebcf32f1ec509.jpeg Com foco na temporada de verão, Aegea SC reforça quadro de colaboradores

5d4efa911512cf77d29f35e820d42f28.jpg Shows de Dazaranha e Luiz Zago marcam fim de semana do 12º Natal Encantado no Passeio Pedra Branca

557c7f0f6eb927a90ba1e735466baa55.jpeg Casal transforma amor em solidariedade com projeto “Querido Papai Noel”

59a5869738e27cfd5bd0caab918ad64f.jpeg Oficinas sobre ritmos afro-brasileiros acontecem neste mês na Praia da Pinheira

5eecf64bc39a8005d85e0e8c59532127.jpeg Espetáculo teatral celebra memória e identidade cultural da Guarda do Embaú

9fc72c04b43afd434ddad3b5a655642e.jpeg Alunos de Palhoça lançam livro sobre patrimônio e identidade local

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

Beltrano - Edição 777

Nem o Freud explica

 

Extra! Extra!! Dia desses, apareceu na Prefeitura um indicado de um vereador para um cargo comissionado e o prefeito Eduardo Freccia pediu à Carol Farias que fizesse a entrevista para saber onde o pupilo do vereador poderia trabalhar. A Carol começou a entrevista:
- Nome?
- Nilsotávio Martins Espíndola da Silva.
- Escolaridade?
- Estudei na escola da Barra do Aririú e rodei. Depois, estudei na escola do Pachecos e passei.
- Pois é, seu Nilso... o quê?
- Nilsotávio. É uma homenagem de meu pai ao ex-vereador Nilson e ao vereador Otávio Martins, o Tavinho.
- Isso... Vamos começar com perguntas simples, sobre conhecimentos gerais, história, geografia, ciências, personalidades...
- Certo. Pode começar.
- Quem foi Stalin?
- Um cara que cantava estalando os dedos.
- E Lênin? 
- Tocava nos Beatles.
- Queres dizer Lennon?
- Não, esse fazia dupla com a Lilian.
- Ah... Leno!
- Não... Cantano. 
- Vamos mudar de assunto. O que é equação?
- É a arte de montar numa égua.
- E equitação?
- É quando a gente paga todas as nossas dívidas.
- Quem inventou a luz elétrica?
- Aqui em Palhoça, foi o secretário Laudelino Soares.
- O que é um quelônio?
- É um tipo de mineral radiativo.
- Não seria plutônio?
- Não, não... Esse é o nome completo do cachorro do Mickey.
- O que é fotossíntese?
- Denominação técnica para um retratinho 3x4.
- O que é um símio?
- Um cara que nasceu na Símia.
- Na Símia... Certo. E qual é a capital da Símia?
- Nessa tu mi pegou... O Leo do seu Antônho da Bicota me falou, mas eu não me alembro agora...
- Quem era Pancho Villa?
- Companheiro de Dom Caixote.
- O que é um caudilho?
- É um ossinho que tem na ponta da coluna, e que, segundo os cientistas, comprova que o homem tinha rabo e é descendente do macaco.
- Onde fica a vesícula?
- Embaixo da clavícula.
- Onde ficam os glúteos, e para que servem?
- Ficam na garganta e servem para engolir.
- Onde fica o baço?
- Não é baço, é braço. São dois e ficam antes das mãos.
- Para que servem as fibras óticas?
- Para movimentar os olhos.
- Onde fica o Triângulo das Bermudas?
- Essa qualquer costureira sabe: entre o cós e o gavião.
- Meu Deus! E quem foi Sócrates, tu sabes?
- Sócrates? Oh, dona Carol, todo mundo sabe que jogou na Seleção! Tá vendo? Eu conheço de futebol e cultura, posso assessorar o Secco; e conheço de medicina, posso trabalhar na Saúde, com o Rosiney; e posso inté ser assessor da dona Shirlei lá na inducação. Não é porque eu venho indicado por um vereador que eu tenho que ser inguinorante, né!? 
Tenho visto o dito cujo andando pelos corredores da Prefa, só não sei à qual secretaria ele foi indicado. Kinaba, não?! Quando descobrir, eu conto! Rá, rá, rá, rá...
Tem coisa que nem o Freud explica! A dona Doca do seu Noca, moradora da Barra do Aririú, liga todo santo dia para o Moacir Conrad, da Rádio São Francisco! Ela é fã do Moacir, tanto que ele é o único locutor que ela escuta! Anda surda que é uma porca, a coitada!! Rá, rá, rá, rá...
Boa prosa como sempre, ela mostra como está vendo o mundo de hoje, apesar das cataratas! Para ela, a gente está no fim! Disse pro Moacir: “Eu perdi as esperanças neste mundo, meu filho: estava fazendo planos no banheiro, mas dei descarga e foi tudo por água abaixo”.
Ela não se conforma de viver num país onde a cerveja é mais cara do que a multa por não votar! “Também, votar pra quê, não é, Moacir?!”, diz ela. “Inventaram a urna eletrônica, quando é que vão inventar um político honesto pra gente votar? Eu morro velha e ninguém inventa!”
Para dona Doca, a velhice possui duas grandes manifestações: a primeira, é a falta de memória; a outra… Putz! Já nem se lembra mais!! Rá, rá, rá, rá...
Não é só dona Doca que anda reclamando da vida. O Jorge da dona Biloca vive reclamando do trânsito. Ele diz que o trânsito no Centro de Palhoça está tão intenso, mas tão intenso, que dia desses chamou um taxista e ele chamou um motoboy pra ele! No Sul do município, a coisa anda preta! O transporte coletivo no Sul, por exemplo, está tão deprimente, mas tão deprimente, que tem ônibus da Jotur se jogando da ponte! A dona Cotinha da Pinheira me dizia que seu sonho é chegar pro motorista da Jotur chorando e falar: “A que ponto nós chegamos, hein?!”. 
Mas o que preocupa a população de Palhoça é a violência! Minha Santa Piriquita da Cova Funda!! Alguém pode responder essa pergunta do Genivaldo do Furadinho: se o papamóvel é blindado, se Deus não consegue proteger nem o Papa, o que vai ser da vida da gente?! Um tempo atrás, quando se falava em crime no Brasil, nos preocupava o que o PC Farias; hoje, nos preocupamos com o que o PCC fará! Hoje, em Palhoça, é normal ler notícias do tipo na Coluna do Margarida: “Ladrão tenta assaltar lutador do UFC, leva um golpe e cai no primeiro assalto”.  Para o Margarida, até o pensamento do Bambi foi violentado! Na Coluna do Edmilson, não é diferente. Ele noticiou, dia desses: “Policial morre após tentar prender a respiração”. A violência é tanta, que o Edmilson não consegue colocar na cabeça por que os estabelecimentos comerciais que ficam abertos 24 horas têm portas?! 
É muita futilidade no que o mundo se transformou. É propaganda enganosa da vida pra todos os lados. Exemplo: no shampoo, sempre vem escrito que ele deixa o seu cabelo cheio de vida, mas para o Antônho do Bidunga, o que deixa o cabelo cheio de vida é piolho! Para se ter uma ideia de como anda o mundo, ele diz que dia desses foi num supermercado e viu pela primeira vez uma mocinha fazendo demonstração de papel higiênico! “É constrangedor o ser humano chegar a esse ponto: você passa, ela abaixa suas calças, passa o papel na sua bunda e ainda pergunta: ‘Sentiu a maciez senhor?!’” É Freuda, a mulher do Freud, e nem ele explica!! 
Só o político palhocense ainda não se convenceu de que o fim do mundo está próximo! O vereador Pitanta me confidenciou que, quando era criança, seus professores diziam: “Onde você quer chegar sem estudar?” Na época, ele não sabia, mas hoje, diz que sabe muito bem: na Câmara, por 40 anos! É ou não é o fim do mundo?! Rá, rá, rá, rá... O homem está mandando! Para se ter uma ideia, o Pitanta interrompe a ação do microondas faltando um segundo, só pra mostrar quem é que manda em Palhoça!
Eu nunca me engano. Aliás, pensando bem, me enganei apenas uma vez em toda a minha vida. Foi certa vez, quando pensei estar enganado! Por isso, vos digo: não criem expectativas, criem vergonha na cara! Porque se tudo der errado na sua vida, pelo menos você não vai ficar enchendo o Facebook com indiretas e idiotices. Antigamente, nosso Facebook era como as portas dos banheiros públicos. Muita gente escrevia: “Passei por aqui – 10/12/72”, “João do Saco Grande ama Maria da Cova Funda” ou “Aqui até os valentes gemem”. Uma vez, ao entrar no banheiro da antiga Prefeitura, estava lá escrito: "O verdadeiro alívio consiste em chegar a tempo neste local". Frase de quem chegou a tempo no banheiro da Prefeitura, antes de se cagar todo! 
Mas vamos ao que interessa: receita para suco de Coca-Cola. Ingredientes: uma Coca-Cola. Modo de preparo: abra a Coca-Cola e espere todo o gás sair, coloque na geladeira e sirva gelado. Pronto! Não, não é laxante. Laxante só é bom pra quem tem o rabo preso! 



Publicado em 04/02/2021 - por Beltrano

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg