568c7e5bf6258499e11f32a0495d53fc.jpeg Câmara de Palhoça vai firmar convênio com o SOS Maria da Penha

f7e7d930cfd6eae60b5a6f442b5c24e7.png IFSC Palhoça Bilíngue abre inscrições para cursos técnicos e de graduação

ea0c3d2cb9da3a8b71dd07f576ce8454.jpg Obras avançam na avenida Arlindo Philipi May e devem melhorar mobilidade em Palhoça

c36b464f90e2c7c61fe7bc45148099aa.jpeg Ter plano de saúde é visto cada vez mais como sinônimo de segurança em SC

548a58d27b540acb697ced1da7ac4911.PNG Moradora da Pinheira disputa final do concurso Musa de Santa Catarina

ec310d7c67583bf804de0c82ef6e5e70.jpeg Associação dos Artesãos de Palhoça confirma participação na Casacor 2025, que começa no dia 28

1afb0a9715698b63bc431363415b49ae.jpeg Espetáculo "PAI" traz duas sessões gratuitas ao público de Palhoça

0cc48fa44861addcccfb893551a0d9b7.jpeg Yago Dora e Jack Robinson no North Shore com Ricardinho (E)

1d2b1f3dd403819a8a298eac4b5d5771.jpeg Equipe da Fmec conquista terceiro lugar geral no Campeonato Litoral Sul de Judô

2c2f55f70f739750e3ef179b2ee36415.jpeg Guarani de Palhoça conquista primeira vitória na Série C do Catarinense 2025

53cfdc1e4506e05fe61634a8c1813947.jpeg Meninos da Vila Palhoça têm quatro atletas aprovados em avaliação oficial do Santos F.C.

c879d5117c92e337d2d63921a89f4a3e.jpg Às portas da estreia na Série C do Catarinense, Guarani assina parceria com o São Paulo

Beltrano - Edição 968

 

Simpatias para botar o cavalo a pastar

 

Os candidatos na eleição de 2024 estão sendo apelidados de “candidatos pneus”. O Antônho do Bidunga diz que candidato pneu é aquele que quanto mais trabalhou para se eleger mais liso ficou! Rá, rá, rá, rá... Coisa de doido! Doido pra mamar nas tetas da mãe Joana e botar o cavalo a pastar na Câmara!
Sabe-se que no ano que eles não vão às festas das igrejas; vão faltar santos, digo, “santinhos e santinhas”! Dia desses, a dona Gracilina da Terra Fraca foi apresentada a um dos candidatos a vereador por Palhoça – quer dizer, por ele mesmo.
– Muito prazer – disse ele.
– Prazer! Saiba que já ouvi falar muito do senhor, tá!
– É possível, é possível, mas ninguém tem provas – adiantou-se o pré-candidato. 
Éééééééé... É mole? É mole mas sobe!
E teve aquele candidato que tinha em casa 10 garrafas de cachaça da boa! Mas quando se filiou ao PL, para não pegar mal, o Márcio, presidente do partido, obrigou o cujo não dito a jogar a cachaça fora. Ele então pegou a primeira garrafa, bebeu um copo e jogou o resto na pia. Pegou a segunda garrafa, bebeu outro copo e jogou o resto na pia. Pegou a terceira garrafa, bebeu o resto e jogou o copo na pia. Pegou a quarta garrafa, bebeu na pia e jogou o resto no copo. Pegou o quinto copo, jogou o rótulo na pia e bebeu a garrafa. Pegou a sexta pia, bebeu a garrafa e jogou o copo no resto... ic... A sétima garrafa ele pegou no resto e bebeu a pia. Pegou no copo, bebeu no resto e jogou a pia na oitava garrafa. Jogou a nona pia no copo, pegou na garrafa e bebeu o resto... ic... O décimo copo, ele pegou a garrafa no resto e jogou na pia. Depois disso, definitivamente, não tem mais bebido em casa, só nos botecos; anda por aí chapado dizendo que faltou pouco pra se eleger, “só” uns mil votos!
Para se eleger nesta eleição, valeu tudo! Quem não tem a simpatia do Freccia, do Jorginho e o do Camilo Martins apelou para as próprias simpatias. Esse negócio de colocar a fotografia dos atuais vereadores e do prefeito na boca de sapo e costurá-la não adiantou nada. Na verdade, só tem matado o sapo! Pé de coelho, nem pensar, a não ser se for para deixar o coelho perneta!
Para conhecer algumas simpatias mais atuais, fui procurar uma profissional no assunto, a dona Cotinha, lá da Barra do Aririú, que há anos dá assessoria aos vereadores Nilson e Tavinho. Perguntei a ela qual seria a simpatia correta para os vereadores Pitanta e Pakão se reelegerem. Ela foi enfática ao afirmar que só tem um jeito: fazer a simpatia para a Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda, e assim afastar o mau olhado do Beto e do Mário César! Resultado: todos eleitos!

Simpatia para afastar mau olhado
Os vereadores precisaram ir a dois lugares ermos, na Barra e na “Praia do Pelados”, ao meio-dia, em um dia de muito sol, levar a caneta que mais usam na Câmara, riscar no chão uma cruz e no centro fazer um buraco colocando um bilhete com as seguintes palavras: “Padroeira do Sol, vida e natureza, aniquilai todo o olho gordo que (nome do zolhudo ou da zolhuda) está botando em cima de mim e ao cair da noite leve consigo para a Cova Funda. E que o (zolhudo ou zolhuda) receba em dobro tudo o que me deseja.
Depois de fazer isso, eles tiveram que rezar sete Salve-Rainhas até os amostres para Nossa Senhora Piriquita da Cova Funda, durante as sessões na Câmara, sem rabar uma, e acender uma vela todos os dias: no caso do Pitanta, na calçada em frente à Câmara; e no caso do Pakão, no Pontal mesmo. Assim, seus caminhos se iluminaram. Dona Cotinha salientou ainda que a simpatia podia interferir no humor e causar arrepios nos demais candidatos dos partidos deles! Rá, rá, rá, rá...

Simpatia do pau de dar em doido
Os candidatos a prefeito Luciano Pereira (PSD) e Eduardo Freccia (PL) também precisaram fazer muita simpatia para afastar os maus espíritos rondando à volta – como alguns políticos de Palhoça, por exemplo, que queriam pegar carona e ser seus vices. Para afastar esses maus espíritos, eles precisaram ir, numa noite de lua cheia, até o cemitério do Passa Vinte e caçar um sapo de tamanho médio que tivesse uma pinta preta na cabeça. Teriam que arrancar um cabelo do sapo e mergulhá-lo (o cabelo não, o sapo) num copo com dois dedos de vinagre. Se o vinagre do PL não tiver dedos, seria bom que arranjasse outro. Em seguida, acrescentaram um pouco de veneno de rato (cerca de um a dois quilos). Depois disso, precisaram apenas fazer com que os estrupícios bebessem o conteúdo do copo. Se eles relutassem, precisariam pegar um porrete grosso, de dois metros aproximadamente (aquele porrete parecido com um taco de beisebol usado pela Polícia Militar serviu) e lavá-los com água benzida por um padre caolho. Depois, seria só bater com o porrete na cabeça deles, dizendo sete vezes: “Agora você vai beber na marra”.
Dona Cotinha me disse que essa simpatia evitou muitas dores de cabeça para o futuro prefeito de Palhoça!

Simpatia do pau de dar em doido 
Nos demais partidos não foi diferente, só com muita simpatia pra se eleger. Muito escolhido fez a seguinte simpatia: numa sexta-feira de Lua Nova, exatamente à meia-noite, o candidato teve que ficar em frente à porta de entrada da Prefeitura, segurando uma cruz de madeira com a mão direita, dizendo: “A Ti, Deus Onipotente, humildemente peço que bendigas minha entrada neste local. Peço que Te dignes a lembrares de meu nome na hora do voto. Prometendo continuar fiel à sua magnânima doutrina e com a ajuda dos seus santos anjos. Faça, então, que tais anjos guardem e defendam minha eleição, para que eu possa continuar elevando Teu Santo Nome. Por Lula e Bolsonaro, Nossos Senhores, amém”.
No dia seguinte, tiveram que levar a cruz para ser benzida com água benta por um padre e um pastor (o pastor não pode ser Alex Mota, pois não se elegeu; faltou mais reza e ele não acredita em simpatias). A cruz foi pendurada atrás da porta da Prefeitura. Dizem que o Pepê acreditou na simpatia, e também o Mário Cesar, o Pakão, o Beto dos Assados; e já estão se revezando para fazê-la em 2028!
Dona Cotinha garante que é tiro e queda! Mas se não for queda pode vir a ser um tiro para ser o escolhido! Fui! Fui ver se as simpatias estão dando certo!



Publicado em 31/10/2024 - por Beltrano

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg