e64bc0197f94ec37e960f8b5b8e6dbdc.jpeg Fórum Mundial da Paz reúne lideranças na Alesc para lançamento do "Selo pela Paz" e homenagens

aed52c0dea9d4407bbbce59f5bae34a0.jpeg Colisão frontal deixa quatro feridos na BR-282 em Palhoça

9927d7fa00052425a1982ee2bb07809e.jpeg FMP abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2026/2

0b687be4abc8e3102b28d37eccb1da56.jpeg Celesc instala um novo transformador na subestação de Palhoça

1c3cd3feb610db6b7dd895ce7d8effdd.jpeg Com obras adiantadas, viaduto no Contorno Viário é reaberto nesta sexta-feira (24)

78eda0a28aee6ecb3588c596b3f74bb6.jpeg ARVO Festival promove corrida e roda de samba no Dia do Trabalhador, em parceria com Léo Abreu

b4494b18bd3c96b530b02c3d01741f6f.jpeg CEI Formiguinhas: Dia da Família na Escola marcado por música, brincadeiras e homenagem emocionante

ea848fa9d2a8cc8cb09e6303002d7a0e.jpeg Guarani leva gol no último minuto e perde na estreia na Série B do Catarinense

d45dd9f9879349445ccdb98ca157411b.jpg Palhoça recebe competições de jiu-jitsu e taekwondo

2f36aeb16a9fd815cea58722399b9f8f.jpeg Ricardo Martins conquista dois títulos no Rally RN 1500

ca47531ecaeb54bb9a0e27134b0b391b.jpeg Thiago Lohn disputa Sul-Brasileiro de Kart e mira desafio mundial na Europa

9160ab816709c46c73069b7b42201c5e.jpeg Associação Palhocense de Skate projeta futuro do esporte em Palhoça

8fb6a663cde4b02a7c9d15bedbabf297.jpeg Saneamento é importante para a redução das desigualdades sociais

df5d5ff3b11b88d0ffef72fe1292e8c6.jpeg O saneamento é a chave para proteger a água que não vemos

864bb080524f53cb6f63c54ec9d4b6f9.jpeg Como a iniciativa privada pode transformar o saneamento básico no país

bf95350ffa78af67a89b6776da8f2ae6.jpeg Comprou ou alugou? Atenção à titularidade do cadastro da ligação de água

616911134d1c0068b4f9bcee89653ead.jpeg Vazamentos internos: é possível evitar o desperdício de água e aumento no consumo em PH

Boca Maldita - Edição 964

Debate surpreende por apresentação de propostas e pelas ausências

O jornal Palhocense e importantes instituições de Palhoça (CDL, Acip e OAB) cumpriram com o dever democrático e deram exemplo de cidadania, promovendo o debate entre nossos candidatos a prefeito, realizado na sede da OAB de Palhoça, na terça-feira (1). Com um debate de alto nível, participaram as candidatas Ana Vaz (Psol) e Tânia Slongo (PT) e o candidato Gilliard Martins (PDT). Com grande audiência pelas redes sociais do jornal Palhocense e a transmissão da Rádio São Francisco, foi um debate sem nenhum ataque e sequer um pedido de resposta, o que mostrou o alto nível dos candidatos participantes. Uma pena que os candidatos Luciano Pereira (PSD) e Eduardo Freccia (PL) não compareceram. Mesmo assim, acho que os candidatos da cidade de São Paulo deveriam vir fazer estágio em Palhoça, para aprenderem como se debate com ideias! 

 

Amadurecimento político

Por: Sérgio Filomeno

O povo brasileiro, apesar de alguma melhora nos últimos anos, sempre foi muito desinteressado no que acontece na política, seja ela interna ou externa. Esse desinteresse pode levar a grandes frustrações e, pior ainda, a reflexos bastante ruins, não só para nós mesmos, mas, de forma mais abrangente, à própria nação.

O desconhecimento e o desinteresse no que ocorre a partir das Câmaras municipais e estaduais, e também no Congresso Nacional, onde estão os deputados federais e senadores, que, pelo menos em tese, estão lá para representar e “lutar” por nossos anseios e de cada ente federativo (União, estados membros, municípios e Distrito Federal), é preocupante! 

O que temos mais próximo de nós, em nível de entes federativos, é o próprio município onde moramos ou trabalhamos. Portanto, é nele e em seus candidatos postulantes às vagas no Executivo e no Legislativo que podemos estar mais conscientes dos nossos votos. 

Observar a vida pregressa de cada candidato é primordial! É clara, também, a importância de termos discernimento, para não cairmos em falsas promessas ou em denúncias infundadas, realizadas para prejudicar um ou outro candidato. Sabemos que muitos desses, na ânsia de ganhar mais votos, acabam não medindo as consequências, trazendo grandes problemas, não só para si, mas também ao próprio processo eleitoral. 

Nunca é demais salientar que, quanto mais politizados formos, melhores representantes poderemos ter; algo que vem acontecendo, mas muito aquém da real necessidade, basta que observemos o que ocorre em Brasília. Portanto, muita atenção, as eleições estão aí! 

 

Pergunta ao próximo prefeito ou prefeita 

Como todos sabem, o esporte desempenha um papel fundamental na integração social e no bem-estar da população. No entanto, na região do Aririú, a comunidade perdeu o Campo de Futebol da Tapuia devido à construção do Contorno Viário da Grande Florianópolis, e até hoje o espaço esportivo não foi devidamente recompensado.

O terreno concedido à Associação Esportiva Recreativa Cultural Comunitária do Aririú (Aercca), localizado no antigo depósito de lixo da Tapuia, desativado desde 2001, enfrenta, há quase quatro anos, um processo burocrático para viabilizar as licenças necessárias para a construção de um novo espaço esportivo.

A pergunta da Aercca, do Aririú, é: “Dada a importância do esporte e da cultura para as comunidades, quais serão suas ações para agilizar a liberação dessas licenças e garantir que o projeto finalmente saia do papel, com um baixo custo, uma vez que temos empresários que já se disponibilizaram a arcar com os custos de construção do campo?”

Com a palavra, nosso próximo prefeito ou prefeita!

 

Destacando

Um dos destaques destas eleições foi a forma com que alguns candidatos se reinventaram e passaram a usar muito bem as mídias sociais para falar sobre o que pensam e o que querem para Palhoça. Destaque para o veterano, mas sempre jovem, Josué da Silva Mattos, da Ponte do Imaruim, que tem conseguido se comunicar com o eleitor de uma forma inovadora, que vem se destacando e chamando a atenção na internet.

 


O que Dizem e Eu Não Afirmo...

QUE às vezes quem se diz “renovação” é continuidade. Às vezes, os que se dizem “oponentes” estão escondidos comendo pizza e bebendo espumante importada.

QUE de um dia para o outro a gasolina voltou a subir na Grande Florianópolis e tem lugar em que já custa quase R$ 7. Um absurdo, já que não foi noticiado nenhum aumento por parte do governo! Mas se procurarmos bem, em Palhoça ainda se encontra gasolina comum a R$ 5,39.



Publicado em 03/10/2024 - por Joao Jose da Silva

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg