Mais segurança no Sul
Comerciantes e donos de bares têm elogiado a substancial melhoria na sensação de segurança na Guarda do Embaú, fruto do trabalho das forças de segurança que estão atuando, segundo eles, ostensivamente, o que ajudou a diminuir e muito as ocorrências policiais. “Isso não quer dizer que os veranistas não tenham que se prevenir, pois ainda acontecem alguns furtos, mas acredito que o número de barreiras de trânsito em diversos locais do Sul também tem evitado que marginais venham fazer ‘festas’ em nossas praias”, diz um comerciante. Parabéns a todos os profissionais envolvidos na Operação Verão das praias de Palhoça!
Tirado pra “Cristo”
Na semana passada, foi discutida, na Câmara, a situação dos moradores de rua. Um projeto de lei está sendo discutido para regulamentar, por exemplo, a distribuição de alimentos a essas pessoas, por igrejas da comunidade. Acontece que acabou sobrando para o vereador João Batista de Souza Júnior (Juninho da Farmácia), que, mesmo afirmando não ser contra o projeto, acabou sendo tirado pra “Cristo”. Acontece que fizeram um vídeo, editado por inteligência artificial, em que ele afirmava que seria contra as igrejas que distribuem alimentos, o que, segundo ele, não é verdadeiro. O que ele disse é que junto a esse trabalho, o projeto teria, também, que criar regras para reabilitar essas pessoas, para que voltem a conviver normalmente na nossa sociedade.
Parabéns pela homenagem
Na segunda-feira de Carnaval, o Bloco Unidos da Barra, comandado pelo então presidente Juliano Régis, fez uma bela homenagem a Luzair Martins, fundador do Boi de Mamão Filhos da Terra, que muito tem contribuído para a cultura e o folclore açoriano em Palhoça! Foi emocionante ver a recriação de alguns bonecos do boi de mamão, que desfilaram junto à multidão de foliões na Barra do Aririú!
Qualidade da água e de esgoto
A Superintendência de Vigilância Sanitária realizou uma reunião técnica com os coordenadores de operações da Aegea - Águas de Palhoça para alinhar ações que garantam a qualidade da água e do tratamento de esgoto no município. O encontro abordou temas como o cadastramento dos sistemas de abastecimento no Sisagua, o controle da qualidade da água em todos os bairros e a avaliação das condições das estações de tratamento de esgoto.
A Vigilância Sanitária reforçou a importância do cadastro preciso no Sisagua para fiscalização e monitoramento, enquanto a Águas de Palhoça apresentou planos de amostragem para coletas e análises regulares da água, assegurando que esteja dentro dos padrões de potabilidade. Também foram discutidos os canais de contato para atendimento de denúncias e as melhorias necessárias nas estações de tratamento de esgoto.
O encontro destacou o papel fundamental da Vigilância Sanitária no controle e fiscalização dos serviços, com o objetivo de prevenir riscos à saúde pública e garantir que a população receba água dentro dos padrões de qualidade, além de assegurar um serviço de esgoto eficiente e seguro.
Perguntar não ofende, ofende?
Será que a Guarda do Embaú merece esta imagem? Hoje, este cano de água pluvial, que é despejado no Rio da Madre, é o único cartão postal que nem nós, nem os turistas, gostamos de ver! Não tem solução?
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE tramita na Câmara um projeto de lei que limita o horário de funcionamento de conveniências e confrarias. Concordo com alguns vereadores que defendem que os estabelecimentos atendam o cliente para ele levar pra casa, evitando, assim, que se formem muvucas em frente a esses estabelecimentos.
QUE neste sábado (8) se comemora o Dia Internacional da Mulher. Com a certeza, Palhoça precisa mudar o conceito quanto à participação de mais mulheres na vida política – tanto que todos os nossos 21 vereadores são homens! Aqui no município, nem as mulheres votam em mulheres, mesmo sendo maioria.
QUE tem secretário municipal e servidores que desconhecem a lei e precisam saber que as funções principais dos vereadores são as de legislar e fiscalizar!
QUE alguns comerciantes, representados pelo vereador André Xavier, voltam a solicitar que alguns pontos ao longo da avenida Aniceto Zacchi, na Ponte do Imaruim, sejam liberados para estacionamento, principalmente aqueles que possuem uma frente de quatro metros ou mais.
Publicado em 07/03/2025 - por Joao Jose da Silva