A Boca Maldita é Sua...
Jaqueline Martins – moradora de Palhoça: “Estou há três semanas segurando todo o lixo reciclável que separo, esperando a coleta seletiva reiniciar os trabalhos, mas está ficando insuportável guardar tanto lixo em casa. Tento fazer minha parte, separo e lavo tudo que posso, tampinhas vão pra ONG. Realmente tem que ter mais consciência por parte da população, mas a Prefeitura precisa dar prioridade também para essa questão. Falta divulgação e mais opções. Quem sabe latas de lixo recicláveis em cada rua fosse uma solução, pois incentivaria a coleta seletiva também”.
Projeto de Lei dá nome ao Hospital Regional de Palhoça
Tramita na Câmara Municipal de Palhoça um projeto de lei propondo que o futuro Hospital Regional de Palhoça receba o nome do ex-prefeito Nelson Martins (foto). O projeto, de autoria do vereador Ezequiel Martins, é uma justa homenagem ao ex-prefeito e vereador, como também ao seu filho, Nelson Martins Filho (Nelsinho), que foi o precursor da campanha para a construção do hospital, fazendo caminhadas e abaixo-assinados que culminaram na sensibilização das autoridades de Palhoça com relação à importância do complexo hospitalar, que no futuro fará a diferença na saúde pública da região.
Bela iniciativa
A Comissão de Direito Social da OAB de Palhoça teve a oportunidade de conhecer o excelente trabalho social realizado pela Associação Laura dos Santos, no Frei Damião. A Associação atende diariamente 310 crianças, onde são oferecidas refeições e também aulas de judô, informática e violão.
A visita da comissão da OAB teve como objetivo conhecer o projeto e trabalhar para que as crianças possam ganhar ovos de Páscoa. Uma bela iniciativa! Doações de ovos de Páscoa e chocolates podem ser entregues na sede da OAB de Palhoça - ou se preferirem, via PIX da OAB: oab@oabpalhoca.com.br.
Estimativa
De acordo com o Canal MatGeo, que objetiva trazer informações, curiosidades, projeções e cálculos das cidades de Santa Catarina, a estimativa é a de que, em 2050, Palhoça tenha 485.512 habitantes, alcançando o posto de quarto município mais populoso de Santa Catarina – hoje, segundo estimativa divulgada pelo IBGE em 2024, o município conta com cerca de 245 mil habitantes. É uma projeção para deixar nossos políticos e futuros governantes de cabelo em pé, já que terão que correr atrás de infraestrutura para atender tanta gente.
“Em 2008, tínhamos uma estimativa, na época realizada pela Ufsc, de que, em 2025, Palhoça seria economicamente a segunda cidade da Grande Florianópolis, e a capital de SC continuaria na liderança”, lembra o ex-prefeito Ronério Heiderscheidt.
Esgoto a céu aberto
Este vazamento de esgoto (que devia ser para captação de águas pluviais) persiste na rua Osni Kuhnen (Sertãozinho) há mais de um mês, expondo a saúde e a segurança de todos os moradores da região. “Quantas vezes precisamos conviver com o mau cheiro, a sujeira e o risco de doenças?”, pergunta um morador.
A comunidade pede que a Prefeitura e as autoridades competentes tomem providências imediatas para solucionar o problema e evitar novos vazamentos, pois, segundo eles, a situação está insustentável.
Palhoça adquire novas câmeras de monitoramento
O vereador Alexandre Silveira de Sousa informou, em sessão da Câmara, que o município adquiriu novas câmeras, que já estão sendo instaladas pela empresa vencedora da licitação. Segundo ele, o sistema de videomonitoramento será integrado com todas as forças de segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. Todas essas instituições terão acesso às imagens 24 horas por dia. “É importante ressaltar que não se trata apenas da instalação de câmeras. Este é um projeto de smart city, ou seja, uma cidade inteligente, baseada no desenvolvimento urbano sustentável por meio da aplicação de novas tecnologias”, explicou.
Ainda segundo o vereador, teremos cercamento eletrônico nas entradas e saídas dos bairros, com leitores de placas (LPR) integrados ao sistema do Detran. “Também haverá uso do aplicativo Waze em tempo real e reconhecimento facial integrado ao sistema Córtex, utilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Caso uma pessoa com mandado de prisão ativo seja identificada, a central receberá um alerta”, finalizou.
O que Dizem e Eu Não Afirmo...
QUE já tem político em Palhoça de olho na sucessão do prefeito Eduardo Freccia – entre eles, dois ou três vereadores. Lembrando que na história política do município apenas o vereador Paulo Vidal deixou a Câmara e saiu candidato a prefeito e sagrou-se vitorioso!
QUE continua causando polêmica a coleta de lixo praticada pela nova empresa, apesar de todo esforço do prefeito Freccia para resolver o problema.
QUE é louvável a ação dos nossos vereadores em reservar 50% de suas emendas impositivas do orçamento de 2025 para dar o pontapé inicial ao Centro Municipal de Atendimento de portadores de autismo!
Publicado em 03/04/2025 - por Joao Jose da Silva