347edf2587b4de59d31ee339828a88f8.jpeg Atendimento de Águas de PH fica mais rápido com a utilização de totens

67dbe7ba92ec7fb7b1b7f0b807feaa8e.jpeg Aegea SC faz Diálogos Diários de Segurança com colaboradores

5ab2df8f5995a597d4837641db43b6f1.jpeg Você sabia que beber água tratada traz mais segurança e saúde, especialmente no verão

a10d435d8883c55103b8782e5ceb0721.jpeg Comprou ou alugou um imóvel? Atenção à titularidade do cadastro da ligação de água

c1b6ea877893edc72a7821d8be972d11.jpeg Manifestantes interditam trecho do Contorno Viário, em Palhoça

829453d2747da4cf772c0b4a55a1eda8.jpg Armin van Buuren retorna ao Brasil como headliner do Nox na Arena Opus

06a9eed7dbb32c30f94732c6574daf2c.jpeg Arena Opus 2026: calendário diverso e novidades para manter SC na rota dos grandes shows

47b3db7dd68b4da5afeaeb70d6f60f3d.jpeg INFNTY: Florianópolis recebe festival inédito com Vini Vici, Wrecked Machines, Ratier e Eli Iwasa

d3f12cb8e9fb4c9b690e1931adc98df4.jpeg Campanha de Natal da Pastoral Povo da Rua mobiliza Palhoça

34fe1b6e25826284cf7eba28f53487df.jpg Passeio Pedra Branca recebe Papai Noel, teatro musical, oficinas criativas e feira de artesanato

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Cartão Rosa - Edição 974

Depois de tantos anos, este velho escriba volta a receber o carinho deste grande amigo: Marcão, um dos melhores goleiros do mundo

 

Quebrando um jejum

Quem achou que a Estrela Solitária daria, mais uma vez, uma de cavalo paraguaio, como no ano passado, no Brasileirão, quebrou a cara. O Botafogo enfrentou um São Paulo aguerrido, e embalado pela conquista do inédito título da Libertadores, o time de General Severiano venceu o jogo e contou com a ajuda do Palmeiras, que “entregou” o ouro para o Fluminense. O Fogão levantou a taça de campeão brasileiro de 2024, quebrando um jejum de 29 anos sem levantar o caneco. O Botafogo se une ao Santos e ao Flamengo como clubes que conquistaram as duas taças na mesma temporada.


Grande nome

A euforia que os torcedores botafoguenses estão vivendo tem que ser creditada a uma pessoa que foi muito criticada por certa parcela da mídia brasileira. Estas duas últimas conquistas transformam o Botafogo num “time a ser batido”. Assim como foi com o Flamengo e o Palmeiras. Os investimentos que Jhon Textor colocou, estruturando o futebol e qualificando um conjunto de novos jogadores, colocou o clube no mesmo patamar de Flamengo e Palmeiras. O “gringo” foi o grande nome dessas conquistas. 


Problemas internos e estruturais

O técnico Claudio Tencati, que chegou ao Criciúma em 2021, conquistou três acessos: da Série C para a Segundona do Brasileirão, em 2021; passou pela Segundona catarinense e recolocou o Tigre na elite estadual; e na Série B do Brasileiro, pôs o clube na elite do futebol nacional em 2023. Alegando problemas internos e estruturais, depois daquela acachapante derrota contra o Bragantino, o treinador jogou a toalha e a sua era no comando do Criciúma chegou ao fim, alegando que não tinha mais condições e nem ambiente para permanecer.

 

Aqueles outdoors

O nosso único representante na elite do futebol brasileiro se despediu de uma forma vexatória, ao tomar um chocolate de 5x1 para o Bragantino. Por algum tempo, o Tigre não namorou com a maldita zona, mas quando entrou, perdeu a autoconfiança e a disposição. Faltou “tesão” para permanecer na elite. É uma pena para o nosso pobre futebol, que mais uma vez fica sem um representante na elite do futebol brasileiro. Porém, torcedores azurras e alvinegros comemoraram, pois ainda não esquecem aqueles outdoors.

 

Vergonha tremenda

E o “Troféu Bola Murcha” do ano vai para os dirigentes aqui da Grande Florianópolis, e até mesmo para quem dirige a nossa “Federeca”, que não está nem aí para o futebol catarinense. Até o início desta temporada, dava pinta de que seria um ano iluminado, tanto para o Avaí quanto para o Figueirense. Só que bastou a bola rolar para que as maiores torcidas do futebol de Santa Catarina começassem a ficar com a pulga atrás da orelha. O ano de 2024 foi uma vergonha tremenda a nível nacional, e por aqui também, para os nossos clubes.


Bem me quer, mal me quer

O homem do charuto deve estar se remoendo lá por cima, já que o futebol catarinense não terá nenhum clube no Brasileirão em 2025. Na época dele, numa campanha histórica, foram quatro clubes catarinenses na Série A.

Em 2025, Avaí, Criciúma e Chapecoense irão se enfrentar na Segundona brasileira. Figueirense e Brusque continuarão lutando na terceira divisão. Dois times que não souberam chegar onde seus torcedores desejavam.

No Furacão do Estreito, já chegaram o novo treinador, Thiago Carvalho, e mais quatro jogadores, que confesso não conhecer. Nem eu e nem uma grande parcela da torcida alvinegra. Só espero que não sejam iguais a alguns “pés de rato” de 2024.

O momento do nosso futebol é lastimável. Em 2022, o Leão foi rebaixado e não conseguiu subir mais. O campeão e o vice-campeão do Catarinense também caíram neste ano, o que mostra a falta de qualidade do futebol catarinense, dentro e fora das quatros linhas.

Pelo andar da carruagem, é preciso a união de todos para que possamos fazem uma limpeza geral. Seja nos clubes, na “Federeca” e até mesmo na mídia esportiva. Caso contrário, estaremos sendo taxados de novo como o “zero” da BR-101. Triste realidade! 

 

Cartão ROSA para o Natal Encantado, que acontece no Passeio Pedra Branca e que neste sábado (14) terá um show nacional com o cantor Lenine. Com a entrada franca, o cantor e compositor pernambucano promete encantar o público com seus grandes sucessos. Será um evento imperdível para celebrar a magia do Natal com muita música e emoção. Quero ver todo mundo lá, hein!

Cartão VERMELHO para os clubes que trazem esses diretores de futebol executivos, oriundos de fora e que nem imaginam a história que os nossos clubes possuem por aqui. Os “caras” chegam por aqui com muita conversa fiada e pouco conhecimento do futebol catarinense. Quando as coisas começam a degringolar, uns botam a cara pra bater, outros enfiam o rabo entre as pernas e se escondem. 

 

Pensamento do Bambi

Cheguei cedo no jornal hoje e falei pro João: “Patrão, me dá um aumento ou eu saio. Tem três empresas atrás de mim”. Ele perguntou: “Quais são?” Eu respondi: “A de água, a de luz e a de telefone. Ou você aumenta ou eu estou lascado”. 

 

Vovô Moacir Seolin, feliz da vida por sua neta Lívia, que completou dois aninhos



Publicado em 12/12/2024 - por Margarida Clésio Moreira dos Santos

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg