Descubra Palhoça - Edição 788

Mercado Público

Você sabia que Palhoça tem um mercado público e que vai ser reaberto?
Mais conhecido como Mercado Municipal, construído em 1950 e localizado no Centro da cidade, o mercado faz parte da história do município e remete à cultura e arquitetura açoriana. Há pouco tempo, passou por uma reforma e será reinaugurado neste sábado (24).
O mercado reformatado vai contar com cinco boxes com cafeteria, lanchonete, frutas, verduras e peixaria, entre outros produtos relacionados à tradição comercial de mercados públicos; além de um espaço reservado à exposição e à comercialização de artesanato local, e outro para a instalação de um setor de administração, agregando serviços de apoio ao turismo.


Parabéns, Palhoça: 127 anos

Querida Palhoça, és amada por todos aqueles que nasceram de ti ou que aqui escolheram viver!
Somos tão felizes e gratos por vivermos nas tuas praias, andarmos nas tuas praças, nos banharmos nas cachoeiras e nos divertirmos nas tuas trilhas!
Obrigada por tanto!
Parabéns por seus 127 anos!


HISTÓRIA DA PALHOÇA

Em 1777, a Ilha de Santa Catarina foi invadida por espanhóis. Em decorrência dessa invasão, o governo decidiu construir duas povoações de fronte à capital, na terra firme.
Decidiu-se, então, construir palhoças para guardar farinha na estrada que ia para Lages. Nesta data, deu-se a formação do povoado.
Com o aumento da povoação, após a construção da estrada, a população deslocou-se mais para o sul, estabelecendo-se o Centro definitivo de Palhoça onde é hoje.
Os primeiros colonizadores a chegarem em Palhoça foram os portugueses, que se estabeleceram na Enseada de Brito e de lá se espalharam pela redondeza.
Muitas etnias compõem o povo palhocense.
O nome do município originou-se de uma casa de pau-a-pique, com cobertura de palha, denominada palhoça, na localidade da atual região da Ponte do Imaruim. Posteriormente, outras construções de pescadores localizaram-se ao redor deste núcleo, com as mesmas características.
Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 175.272 habitantes, sendo o décimo município mais populoso do estado



Publicado em 23/04/2021 - por Carol Farias

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg