Gastronomia - Edição 742

Um bacalhau “classudo” para o Dia dos Namorados

Quem vai preparar aquele jantar especial no dia 12 de junho, ele ou ela? Quem sabe, o casal...
Já falamos de bacalhau neste espaço, num contexto mais didático. Hoje, vamos apresentar uma receita razoavelmente fácil de fazer, mas com resultado superior, um prato “classudo”. Para contrabalançar, uma receita “horrorosa” de fácil, um gelado de banana com doce de leite - que até eu acertei!

 

Bacalhau à moda lusitana

Ingredientes

Duas postas de bacalhau demolhadas
400 gramas de batatas pequenas
3 dentes de alho
Fatias de pão com casca crocante (ciabatta é uma dica boa)
50 gramas de azeitonas pretas
150ml de azeite
Uma colher de sopa de vinagre
Sal grosso e pimenta moída na hora

 

Modo de fazer

Lave as batatas com casca, polvilhe com sal grosso e azeite e asse no forno a 180 graus durante uns 40 a 45 minutos. Pode contrabalançar o fundo da forma com água caso as batatas grudem (isso varia de forno para forno), para não queimar, e vá mexendo as batatas de vez em quando. Retire dessa forma para evitar o excesso de sal.
Descasque os dentes de alho e corte em lâminas que cobrirão o bacalhau e asse em uma forma estreita que permita o bacalhau ter bastante contato com o azeite. Controle o ponto para que o bacalhau fique bem assado, mas que não queime nas pontas e nem o alho. Legal regar as postas de vez em quando. 
O bacalhau e a batata podem assar ao mesmo tempo, aproveitando os dois andares do forno, se der. 
O pão pode ser cortado em fatias e tostado na chapa, salpicado de azeite até ficar bem dourado.
Na hora de servir, escolha uma travessa rasa e disponha o bacalhau ao centro, guarnecido pelo pão tostado e as batatas; regue com o azeite do assado, coloque as azeitonas para enfeitar e, com uma colher, respingue o vinagre, que vai dar um toque de acidez ao prato.
Na finalização, aplique com moderação a pimenta moída na hora.
 

 

Gelado de banana com doce de leite

Faça quatro xícaras de banana branca bem maduras picadas e coloque no congelador ou no freezer. Depois de umas duas horas, com a banana querendo endurecer, retire e coloque no liquidificador ou processador. Acrescente um pote de doce de leite e coloque leite aos poucos (do saquinho, se puder), para dar o ponto bem cremoso. Coloque numa embalagem plástica apropriada no freezer. Faça isso de véspera, e umas quatro horas antes de servir, retire do freezer e vá controlando o ponto. Quanto mais degelar, mais cremoso vai ficar. Sirva em taças com uma paçoca esfarelada por cima e corra pro abraço – do amado ou da amada.



Publicado em 04/06/2020 - por Marcos Heise

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg