5f03f2c8ec836037b1565fb646e70906.jpeg Polícia investiga morte de irmão de cantor da banda Alexandre Pires

39099d8300019af1b374efdaeba28cb4.jpeg Maior entrega da história do Programa Lar Legal ocorre neste sábado (13), em Palhoça

abdd3295c476f992c5bebcf32f1ec509.jpeg Com foco na temporada de verão, Aegea SC reforça quadro de colaboradores

a7e142c06b98490be9be031898e4c950.jpeg Aegea SC reforça ações para o uso responsável da água durante o verão

f32e1dfb14e78488267afbc257ccc668.jpeg Águas de Palhoça reforça a importância de limpar a caixa d’água regularmente

5d4efa911512cf77d29f35e820d42f28.jpg Shows de Dazaranha e Luiz Zago marcam fim de semana do 12º Natal Encantado no Passeio Pedra Branca

557c7f0f6eb927a90ba1e735466baa55.jpeg Casal transforma amor em solidariedade com projeto “Querido Papai Noel”

59a5869738e27cfd5bd0caab918ad64f.jpeg Oficinas sobre ritmos afro-brasileiros acontecem neste mês na Praia da Pinheira

5eecf64bc39a8005d85e0e8c59532127.jpeg Espetáculo teatral celebra memória e identidade cultural da Guarda do Embaú

9fc72c04b43afd434ddad3b5a655642e.jpeg Alunos de Palhoça lançam livro sobre patrimônio e identidade local

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

TransformAção - Edição 710

Mudando de dentro para fora

Como já contei para vocês na semana passada, o Projeto TransformAção teve os trabalhos iniciados há três semanas, mas tivemos a apresentação através do vídeo veiculado nas redes sociais há alguns dias. No vídeo, em conversa com o jornalista Alexandre Bonfim, o Orildo (Cabeção) conta como está vendo o projeto e como o acúmulo de peso impactou em sua vida.
Orildo conta que se arrepende de ter passado muito tempo sem se preocupar com a saúde e com o excesso de peso e isso impactou diretamente na sua autoestima. Quem lhe conhece de perto sabe da situação delicada que passava, com dificuldades para caminhar, muitas dores nas pernas e um cansaço extremo, dificultando até sua respiração.
Ele conta que está se sentindo muito feliz e grato por termos lhe escolhido para passar por essa transformação. Diz que o projeto está trazendo muitas felicidades para sua vida e que está impactado com tantas pessoas o apoiando, o incentivando e o elogiando. 
Em conversa no vídeo que gravamos, disse que estar nas mãos dessa maravilhosa equipe já o fez mudar muito, que está bem diferente do que era antes e que diminuiu o comportamento espalhafatoso que tinha. A questão econômica foi outra área impactada. Ele me contou que conseguiu economizar muito dinheiro. Primeiro com o Uber, pois aderiu mais às caminhadas e segundo com a eliminação de refrigerante da sua vida - chegava a beber até nove latinhas por dia.

Mudanças no prato
Esta semana foi a segunda consulta do Cabeção com a nutricionista Luciana Castanha. A seguir ela conta como está sendo a evolução do Orildo: “a segunda consulta, após 20 dias, foi bastante positiva, pois o Orildo já perdeu 8,8 kg nesse início de processo. Ele está cada vez mais entusiasmado com o projeto TransformAção, o que reflete na sua qualidade de vida: menos dores nas pernas, menos ofegante, sem dor de cabeça e outras conquistas que melhoram seu bem-estar geral. Com base no recordatório alimentar, estabeleci algumas metas para o Orildo até a próxima consulta, como diminuir a ingestão de pães ou salgados refinados e dar preferência aos integrais, em especial os com aveia (excelente por conter fibras que ajudam na perda de peso); segunda meta é reduzir ainda mais o tamanho das porções. O estômago é flexível e deve entender que menos é mais e com a mastigação lenta deverá se sentir cada vez mais saciado com a quantidade certa de comida. Terceira meta: o consumo de frutas ainda está abaixo do recomendado, então esta é mais uma meta que incluí para o Orildo. Fruta é diferente de suco, já que ao ingerir uma laranja, por exemplo, as fibras auxiliam no processo de emagrecimento. Quarta meta: diminuir ainda mais bebida alcoólica, produtos industrializados e frituras. E aumentar o consumo de água. O Orildo estava com a ideia de que pulando refeições iria ajudar a emagrecer, mas é exatamente o contrário. O corpo entende que precisa se proteger e acumula ainda mais gordura, atrapalhando todo o processo de emagrecimento. Nesse caso, estipulamos lanches rápidos como o mix de oleaginosas e frutas secas, uma dica prática que os leitores também podem aderir. Em função da sua rotina de trabalho, ainda não fez o exame de sangue. E aqui deixo meu alerta, assim como fiz com o Orildo: sua saúde vem sempre em primeiro lugar. Por isso, organize seu dia, planeje sua semana para que consiga se cuidar mais. O acompanhamento nutricional é essencial, não só na obesidade, mas também como no tratamento e prevenção de várias doenças, como o diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, câncer ou até mesmo uma simples dor de cabeça. Faça um check-up geral, dedique mais tempo à sua saúde, faça exames periódicos, pelo menos anualmente”.
Agora que você já está por dentro de como foi a semana do Orildo com a nutri, quero te convidar, mais uma vez, a estar participando desse projeto conosco. Envie mensagens de incentivo ao Orildo e não esqueça de marcar a hashtag #VaiOrildo nas publicações.

 


Grazielle Prates - coach
O Orildo vem evoluindo muito bem, desde que iniciamos as sessões de coaching. Já ressignificou crenças que o estavam impedindo de ter a saúde e um corpo saudável. Como ele mesmo disse, em entrevista para o Alexandre Bonfim, diminuiu seu comportamento espalhafatoso, está agindo com mais calma e naturalidade, está aprendendo a dominar e a ter o controle sobre sua mente e suas emoções. Está aprendendo a não descontar uma situação de estresse, de ansiedade no alimento. Está gradativamente criando novos hábitos de vida, que o levarão a ter um corpo saudável e a sua autoestima de volta. Galera, quero convidar todos vocês a incentivá-lo quando o virem pela rua, ou através das publicações. Mandem mensagens de incentivo para que ele se sinta cada dia mais motivado e amado. Pois como diz Clarice Lispector: “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado com certeza vai mais longe”.
@graziprates_coach

 


Marylice Goulart - parapsicóloga 
Na sessão de terapia desta semana percebi o quanto o Orildo está mais tranquilo e confiante. Ele vem naturalmente tomando consciência que ele é o responsável pelos resultados positivos e negativos ao longo de sua vida. Essa nova consciência de responsabilidade não é de julgamento próprio ou para se sentir culpado por alguma coisa. Ele está compreendendo que algumas de suas emoções o faziam agir de forma compulsiva pela comida e que também refletiam em outros aspectos negativos de sua vida. A compreensão das emoções, dos sentimentos e das memórias leva à cura da alma, liberta de tudo o que impede de ter uma NOVA VIDA.
@marylicigoulart


Thiago Zacchi - preparador físico
Sou Thiago Zacchi, proprietário da Biofitt, academia que está dando todo o suporte no treinamento físico do Orildo. Nesta semana tivemos um grande avanço na intensidade do treino e também na frequência - passando de duas para três vezes por semana. Estamos muito satisfeitos com a evolução e o foco do Orildo e isso fica claro todos os dias em que trabalhamos com ele. Ainda estamos adaptando e trabalhando com o cardiorrespiratório de intensidade moderada e boa parte dos exercícios com peso do corpo, mas já encaixando alguns exercícios com resistência. Continuem acompanhando o projeto TransformAção e #VaiOrildo
@biofittacademia



Publicado em 10/10/2019 - por TransformAção

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg