TransformAção - Edição 711

Orildo intensifica o ritmo

E aí, curiosos para saber como anda a evolução do nosso menino Orildo na TransformAção? Orildo vem se empenhando muito, conseguiu organizar bem sua agenda - hoje, além da sua antiga rotina diária, consegue se organizar para as gravações do projeto e com os atendimentos dos quatro profissionais da equipe TransformAção (coach, nutricionista, parapsicólogo e personal). Ele vem evoluindo muito bem em sua saúde física e mental. 
No texto enviado esta semana pelo personal trainer Thiago Zacchi (@biofittacademia), proprietário da Academia Biofitt, ele conta como tem sido a evolução do Orildo Cabeção em relação aos seus treinos, algo que nunca havia passado pela cabeça do “Cabeção”, com perdão do trocadilho...

Movimente-se
“Utilizo aqui o slogan da Biofitt Academia para intitular nossa conversa. “Movimente-se”. Costumo dizer que o corpo humano é uma máquina, igual a um carro. Por exemplo, se você tem um carro que só sai da garagem uma vez por semana, tenha certo que com cento e poucos mil quilômetros ele já estará com motor debilitado. E por que o mesmo modelo de carro, como taxi, roda mais de 400 mil quilômetros? Justamente porque o taxi roda todo dia o dia todo, está sempre em movimento, isso faz com que as peças “não travem”. Nosso corpo é exatamente assim. Quanto mais parado ficamos, mais dores, maior preguiça temos, e assim por diante. Esta é a nossa quarta semana de trabalhos com o Orildo e a evolução dele é nítida. Começamos o trabalho com dois treinos na primeira semana; três vezes na segunda e terceira semanas; e já entramos na quarta semana com cinco treinos. Temos conversado bastante, e ele sempre fala sobre o tempo que deixou passar, arrumando desculpas para essa mudança, inclusive, me falou duas frases que boa parte da população também utiliza: “Academia é coisa pra quem tem tempo de sobra” e “Academia é lugar para pessoas novas e saradas”. Hoje, você leitor, pode parar o Cabeção na rua e perguntar a opinião dele sobre atividade física. Tenho certeza que essas frases não fazem mais parte da vida dele. No contexto, trago alguns dados para mostrar que o pensamento do Orildo está dentro da maioria esmagadora da população. No Brasil, apenas 13% da população é praticante de atividades físicas. Isso mesmo: somente 13% pratica algum tipo de atividade, os outros 87% pensam igual ao nosso querido Orildo pensava ou estão sempre procrastinando o início da atividade, devido a alguma desculpa. Muita gente tem me questionado sobre como está o Orildo no projeto. O que respondo é que ele está me surpreendendo, tendo em vista que já venho há anos tentando convencê-lo de vir para academia. Hoje nosso foco tem sido a determinação que toma conta dele. Vendo a realização do Orildo ao fim de cada treino, percebo uma evolução muito rápida em algumas tarefas do dia a dia. Calçar um tênis, caminhar ou conseguir falar sem estar ofegante, facilidade para se levantar de uma cadeira, por exemplo, eram grandes desafios. Mas, em pouco mais de três semanas de treino (claro que o trabalho de toda equipe do projeto contribuiu para isso) o quadro é outro. Ontem o pesamos (sim a balança não é o melhor meio de avaliar). Mas, as avaliações estão por conta da Nutri Luciana Castanha(@nutri_lucianacastanha), por isso não posso nem irei divulgar o quanto ele já eliminou, mas garanto a vocês que já foi um peso considerável. O Orildo está no caminho certo. Não há período certo para a mudança - o dia da mudança é hoje. Basta você querer! Se eu posso deixar um incentivo a você, leitor, seria: não deixe as desculpas te consumirem, não deixe para segunda-feira, para o verão, ou para promessas de final de ano - comece hoje mesmo sua mudança”.
Como o Thiago mencionou no texto, “não deixe suas desculpas te consumirem”. Chega de “mimimi”, pois a vida é uma só.  Quando você vai parar para dedicar um tempo para cuidar da pessoa mais importante da sua vida? Quando sua vida estiver no fim? Quando receber um relatório médico nada agradável? Praticar atividade física e ter uma alimentação saudável não é rótulo para quem está com o corpo em forma. É muito além disso. Quer dizer que você se ama e quer ter muitos anos de vida da melhor qualidade. O projeto TransformAção foi criado para além de ajudar o Orildo. Queremos ajudar você, querido leitor, a se motivar para movimentar sua vida. Vamos lá, você também consegue!!!
Continuem incentivando, motivando e apoiando o Orildo nessa TransformAção. Não esqueça de usar a hashtag #VaiOrildo

 


Roda da Vida 
O coaching de emagrecimento não trabalha com dietas ou restrições alimentares e também não passa treinos - isso deixamos para os profissionais especializados, como nutricionistas e educadores físicos. O processo de coaching para o emagrecimento é uma peça fundamental para que a perda de peso não seja algo chato, difícil ou doloroso. Trabalhamos com metas, ressignificação de crenças, autocontrole e domínio sobre a mente. Enquanto não acharmos a causa de o indivíduo estar com sobrepeso, a busca pelo emagrecimento será sempre algo em sua vida.  
Durante nossa semana do projeto TransformAção, trabalhei com o Orildo uma ferramenta muito poderosa do coaching, chamada Roda da Vida. Essa ferramenta nos permite identificar em qual área da nossa vida estamos precisando concentrar mais energia, para que os nossos objetivos sejam alcançados. A sessão foi muito produtiva e o Orildo conseguiu identificar a área que precisa se dedicar mais e já iniciou os trabalhos para fazer com que sua Roda da Vida esteja em equilíbrio.
Outro ponto muito importante que tenho identificado e que tem motivado e incentivado o Orildo são as pessoas torcendo pelo seu sucesso. São muitas mensagens de apoio e carinho. Quero citar aqui algumas pessoas e agradecê-las pelo incentivo.
Gratidão à Maxima da Silva, Rosana Resende Coach, Solange Schmidt da Silva, William Cardoso, Silvana Vieira, Dani Pagani, Rosa Mânica, Kari Bruggemann, Martinho B. Da Costa....
@graziprates_coach

 


A primeira hipnose
Todas as sessões de terapia são importantes, pois a evolução é gradativa a cada encontro. Mas, esta semana, em especial, teve um significado muito relevante para o Orildo, porque foi realizada a sua primeira sessão de hipnose. Através dessa técnica, ele pôde compreender um fato específico da infância que lhe causava o sentimento de culpa e a hipnose lhe proporcionou a libertação desse sentimento negativo, que, por muitos anos o atormentou. Naturalmente, após esse processo, muitas “fichas” ainda vão cair, e, com isso, o Orildo passará a viver com mais tranquilidade, harmonia, e bem-estar emocional, seguindo em seu processo de transformação de dentro para fora.
@marylicigoulart

 


Pratos mais coloridos
A vida do Orildo está atribulada com tantos afazeres. Além do trabalho no jornal Palhocense ele tem agora o acompanhamento com todos os profissionais envolvidos no TransformAção. Sair do sedentarismo e se tornar mais ativo contribui muito no processo de perda de peso. Vamos para a nossa terceira consulta nesta quinta-feira (17) e nos falamos praticamente todos os dias. Sinto um Orildo bem diferente da primeira consulta: menos resistente com mudanças, acreditando mais no projeto, uma vez que está sentindo seu corpo mudar e os sintomas que prejudicavam seu dia-a-dia estão cessando. Ele perdeu mais peso esta semana; relata estar se sentindo mais leve; os pratos estão cada vez mais coloridos; e conseguiu incluir frutas com aveia em sua rotina. Realmente está acontecendo uma transformação, que vai melhorar ainda mais sua qualidade de vida.
@nutri_lucianacastanha



Publicado em 17/10/2019 - por TransformAção

btn_google.png btn_twitter.png btn_facebook.png








Autor deste artigo


Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif