c6bf953dc6d144dc01279ef86f429516.jpeg Tempo de normalização do abastecimento depende da localização do imóvel e da geografia de Palhoça

eef14c54aecb586266a242718b30b691.jpeg Bombeiros combatem incêndio em praça de alimentação no Pagani

5f03f2c8ec836037b1565fb646e70906.jpeg Polícia investiga morte de irmão de cantor da banda Alexandre Pires

39099d8300019af1b374efdaeba28cb4.jpeg Maior entrega da história do Programa Lar Legal ocorre neste sábado (13), em Palhoça

abdd3295c476f992c5bebcf32f1ec509.jpeg Com foco na temporada de verão, Aegea SC reforça quadro de colaboradores

5d4efa911512cf77d29f35e820d42f28.jpg Shows de Dazaranha e Luiz Zago marcam fim de semana do 12º Natal Encantado no Passeio Pedra Branca

557c7f0f6eb927a90ba1e735466baa55.jpeg Casal transforma amor em solidariedade com projeto “Querido Papai Noel”

59a5869738e27cfd5bd0caab918ad64f.jpeg Oficinas sobre ritmos afro-brasileiros acontecem neste mês na Praia da Pinheira

5eecf64bc39a8005d85e0e8c59532127.jpeg Espetáculo teatral celebra memória e identidade cultural da Guarda do Embaú

9fc72c04b43afd434ddad3b5a655642e.jpeg Alunos de Palhoça lançam livro sobre patrimônio e identidade local

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

A BR-282 em Santo Amaro e Palhoça

Artigo enviado pelo escritor e funcionário público Nery A. Eller

6f86e3cf4a626985879ad66b401738fe.jpg Foto: DAVI JOÃO/DRONE/ARQUIVO JPP

Já temos quase 30 anos desde que se inaugurou o traçado da BR-282 por vias centrais de Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça. Quando houve a inauguração da BR-282 nesse trecho, ventilou-se que seria um traçado provisório, e que o traçado por via própria seria logo construído. 

Isso, como quase sempre em obras públicas, virou promessa vazia, quimera! 

Com um trânsito absurdamente intenso, a BR-282 traz diversos problemas para os moradores que residem nas proximidades por onde ela passa, nas vias centrais de Santo Amaro e Palhoça. Atravessá-la tornou-se um risco altíssimo, mormente para crianças e idosos.  

Todavia, a maior preocupação atual diz respeito à rótula da BR-282, em Palhoça.

Quem passa diariamente por esse local pode observar que é um absurdo a BR-282 se ligar à BR-101 através dessa rótula! Como conceber uma BR, no caso a BR-282, concorrer com o trânsito intenso da via marginal da BR-101 e de outros acessos naquele local?

A cada ano que passa, o trânsito se intensifica cada vez mais à BR-282 em Palhoça (desenvolvimento desordenado de Palhoça e região; aumento permanente do trânsito da região, do Planalto, do Oeste e do Extremo Oeste do estado; etc.) e, com isso, os congestionamentos à BR-282 são constantes, causando diversos transtornos aos motoristas que precisam utilizar diariamente essa via. Além disso, temos o travamento da via marginal da BR-101, uma importante via que é muito utilizada por ônibus e demais veículos da região.

É sabido que a ligação da BR-282 deveria se dar diretamente à BR-101 através de um elevado ou viaduto. Esse assunto deveria estar bem claro para o Dnit, governo do estado, Prefeitura de Palhoça, além de outros órgãos e instituições envolvidos com esse tema. Todavia, não se vê ninguém da esfera pública se movimentando para solucionar tal problema, que já alcança décadas!

Passando-se por esta rótula é possível ver o terreno que deveria servir a essa importante, necessária e urgente obra pública sendo utilizado na edificação de uma grande obra particular! Junto a essa obra particular, uma segunda grande obra já está em vias de ser iniciada! 

Essas obras particulares liberadas pela Prefeitura de Palhoça junto à rótula da BR-282 praticamente liquidam com a ligação direta da BR-282 à BR-101. O trânsito nessa rótula, que já é saturadíssimo e estressante, ficará ainda pior com o movimento de carros que essas obras suscitarão no local!

Eu reputo isso a um grande equívoco dos setores públicos municipal, estadual e federal. Uma verdadeira falta de visão e leitura da situação atual de mobilidade que temos hoje e que será exponencial nos próximos anos. 

A alça de contorno da BR-101 em Palhoça já sofreu alterações de prazo e custo devido a essa visão liberalista de edificações sem o devido planejamento e organização do espaço público. A rótula da BR-282 segue o mesmo caminho, ficando num segundo plano em termos de mobilidade. 

Se Palhoça passa por um momento onde a mobilidade é uma das piores do estado (senão a pior), não seria coerente se trabalhar juntamente com o governo do estado, Dnit e nossos representantes nos legislativos estadual e federal, para que a ligação da BR-282 à BR-101 aconteça o mais breve possível, reservando-se espaço físico para tal fim?

O futuro se constrói com ações do presente! No entanto, o que se vê hoje é algo bastante preocupante para esse futuro que nos espera!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg