cc0c4b354ef7c6c2ae0e663cd87f48a8.jpeg Acidente envolvendo moto e caminhão é registrado no quilômetro 213 da BR-101

4666d9ca700028fef39b68b53a1b0e77.jpeg Polícia investiga desaparecimento de irmão de cantor da banda Alexandre Pires

db0afdb68ba936ef05226c0db800d527.jpeg Aegea SC faz investimentos contínuos para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

260942093f2a0e412ac2479c25a4ee9a.jpg Trecho da BR-101 em Palhoça será interditado nesta segunda-feira (3)

109a747f89d8bfb0a661666bbfcecc3d.jpeg Akanoá agita Jardim Botânico de São José com gravação de clipe e show gratuito

1e2cfc1c36cb9eaed6673af8b20171f8.jpeg Mostra CurtaDoc realiza exibições de filmes, debates e oficinas em programação com itinerância

aa1ed6724dc0981c9f044071d2cb1341.jpeg O inesperado chegou: festa de Flying Fish movimentou Florianópolis

3155666be90f5d2965304acf354661ee.jpeg Atriz palhocense estreia no cinema nacional ao lado de Vanessa Giácomo

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

c22407368d044d5e2fa9906303d5cd42.jpeg Triatleta de Palhoça faz sucesso no Ironman com bicicleta dos anos 1970

b6174b9bf35fcf1313be89d47247d1f9.jpeg Águas de Palhoça apoia etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf na Guarda do Embaú

A pedagogia em tempos de pandemia

Artigo enviado pela professora Mariléia Mendes Goulart

afa57ce8a2ac1540a42c7e60aeb7119d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Mariléia Mendes Goulart* 

 

A Pedagogia constitui-se como ciência e se estabelece como prática social para organizar a educação em determinado tempo e espaço. Além de habilitar professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ela perpassa a formação de todos os professores, das diferentes áreas que precisam de conhecimentos pedagógicos na organização de sua prática.  

Mas como podemos pensar na Pedagogia em tempos de pandemia mundial como essa que estamos vivendo? E quais são as contribuições da Pedagogia para a prática docente em tempos de pandemia?

Como instituição, a escola não teve tempo para pensar. Num belo dia, nós acordamos com a ordem de agora é tudo remoto. As escolas se esvaziaram, de estudantes e de professores, e foi preciso uma nova forma de ensinar. Há um esforço de todos para exercer essa função social de estarmos conectados enquanto escola. Tempo e espaço já não são mais os mesmos. As realidades são muito diferentes, alguns não têm acesso aos meios virtuais, há pais que possuem dificuldades em ensinar, entre outras coisas. 

Assim, para responder a essa questão, procurei escutar algumas vozes, de professores e famílias. 

Ana Paula, mãe de estudante do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede estadual, menciona: “Tem sido um desafio prazeroso, Luiz é dedicado e adora aprender, então, está sendo muito bom. Eu adoro ver o desenvolvimento dele, faço vários vídeos, temos a nossa rotina de estudos dia a dia, após o almoço. Também a professora dele é muito dedicada, explica tudo muito bem e prepara tudo com muito carinho”.

Carla, mãe de dois estudantes na rede privada de ensino, diz: “Acho que não se trata de uma simples migração do presencial para o virtual. A escola não pode estar indiferente ao que acontece e às implicações no ensinar e aprender. Me pergunto, como mãe: que tipo de conhecimento meus filhos precisarão? Ou precisam neste momento? Particularmente, acho que o a escola, neste momento de transição, pode ser o espaço de não isolamento, de contato, mas não vejo sentido em se priorizar qualidade de conteúdos e avaliações”.

Suas falas remetem a tantas reflexões. O encontro entre pais, filhos e escola. A rotina da família, que teve de ser reorganizada. Sobretudo, chama-me a atenção o questionamento sobre a legitimidade daquilo que ensinamos, o modo como fazemos e como avaliamos. Isso é dado de estudo para a Pedagogia. 

Para as professoras ouvidas, tudo tem sido um grande desafio. Segundo a professora Ana: “Estamos vivendo um período marcado por medos e incertezas e nossa profissão precisou reinventar-se. Segundo as diretrizes para a Educação Infantil, a função dessa etapa é educar e cuidar em complementaridade às famílias. Portanto, nunca tivemos uma oportunidade tão rica do encontro entre as famílias”. Para a professora Marlei: "Ensinar, nestes tempos de pandemia, tem sido um desafio. São muitas atribuições ao professor, que tem que se reinventar a cada dia. Auxiliar os alunos a distância, muitas vezes, não é tarefa fácil. Gera insegurança se realmente houve aprendizagem. É necessário repensar nossas práticas com o que realmente faz sentido no processo ensino-aprendizagem".

Inquietação, medo e insegurança concorrem com a cobrança urgente da reinvenção. O que seria esse novo normal que nos cobram a todo instante? Segundo Tonnucci, estudioso italiano, estamos a propor atividades para estudantes que estão confinados em casa, num tempo de pandemia; precisamos pensar experiências mais significativas e provocar o gosto por aprender e ter autonomia para isso.  

Não temos respostas prontas e acabadas, apenas a certeza de que apropriação do conhecimento científico pode gerar uma sociedade mais humana, igualitária e sustentável. Assim, finalizo, reafirmando a importância da escola e do (a) professor (a), com a fala de uma criança, num vídeo que viralizou nas redes sociais: “Sem professora eu não consigo aprender bem”. 

 

* Mestre em Educação, coordenadora dos Curso de Licenciatura em História, Geografia e Pedagogia da Unisul



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg