8f935c0bf42ce6ce6683551b3531f132.png Interação com leitores marca trajetória do Palavra Palhocense

a3e553289e578cf0dee1d38f0cf4a4b5.jpeg Vereador Ney da Padaria (PL) se reúne com Bolsonaro e comenta “perseguição” contra o ex-presidente

532c164a0700eb0a1b0c6a38cc9e6cbe.jpeg Primeira edição do projeto Mulher Catarinense em Foco reúne mais de 400 participantes

06dc8f200ea27dcda25673bb851b0795.jpeg Palhoça recebe grande festival de rodeio, com diversas atrações nacionais

5bf0a8dd325bca5235749a9d0c550d62.png Antes de show em SC, Ben Harper e Donavon Frankenreiter encantam São Paulo

1bcfa3007970b618bb5c68b07e8afa5c.jpeg Prefeitura divulga programação do aniversário de 131 anos de Palhoça

a2e3463f268cc686b6c70daec4bf648e.jpg Arena Opus consolida a Grande Florianópolis no circuito de shows nacionais e internacionais

4468ca589418c94c3701e1c70df48e35.jpeg Fotojornalistas resgatam imagens marcantes para a história do jornal e da cidade

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

8c3d42b7a9ca943e04b20f66e1b9ec36.jpeg Judô: equipe de Palhoça conquista vagas em Campeonato Brasileiro Regional V

A pedagogia em tempos de pandemia

Artigo enviado pela professora Mariléia Mendes Goulart

afa57ce8a2ac1540a42c7e60aeb7119d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Mariléia Mendes Goulart* 

 

A Pedagogia constitui-se como ciência e se estabelece como prática social para organizar a educação em determinado tempo e espaço. Além de habilitar professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ela perpassa a formação de todos os professores, das diferentes áreas que precisam de conhecimentos pedagógicos na organização de sua prática.  

Mas como podemos pensar na Pedagogia em tempos de pandemia mundial como essa que estamos vivendo? E quais são as contribuições da Pedagogia para a prática docente em tempos de pandemia?

Como instituição, a escola não teve tempo para pensar. Num belo dia, nós acordamos com a ordem de agora é tudo remoto. As escolas se esvaziaram, de estudantes e de professores, e foi preciso uma nova forma de ensinar. Há um esforço de todos para exercer essa função social de estarmos conectados enquanto escola. Tempo e espaço já não são mais os mesmos. As realidades são muito diferentes, alguns não têm acesso aos meios virtuais, há pais que possuem dificuldades em ensinar, entre outras coisas. 

Assim, para responder a essa questão, procurei escutar algumas vozes, de professores e famílias. 

Ana Paula, mãe de estudante do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede estadual, menciona: “Tem sido um desafio prazeroso, Luiz é dedicado e adora aprender, então, está sendo muito bom. Eu adoro ver o desenvolvimento dele, faço vários vídeos, temos a nossa rotina de estudos dia a dia, após o almoço. Também a professora dele é muito dedicada, explica tudo muito bem e prepara tudo com muito carinho”.

Carla, mãe de dois estudantes na rede privada de ensino, diz: “Acho que não se trata de uma simples migração do presencial para o virtual. A escola não pode estar indiferente ao que acontece e às implicações no ensinar e aprender. Me pergunto, como mãe: que tipo de conhecimento meus filhos precisarão? Ou precisam neste momento? Particularmente, acho que o a escola, neste momento de transição, pode ser o espaço de não isolamento, de contato, mas não vejo sentido em se priorizar qualidade de conteúdos e avaliações”.

Suas falas remetem a tantas reflexões. O encontro entre pais, filhos e escola. A rotina da família, que teve de ser reorganizada. Sobretudo, chama-me a atenção o questionamento sobre a legitimidade daquilo que ensinamos, o modo como fazemos e como avaliamos. Isso é dado de estudo para a Pedagogia. 

Para as professoras ouvidas, tudo tem sido um grande desafio. Segundo a professora Ana: “Estamos vivendo um período marcado por medos e incertezas e nossa profissão precisou reinventar-se. Segundo as diretrizes para a Educação Infantil, a função dessa etapa é educar e cuidar em complementaridade às famílias. Portanto, nunca tivemos uma oportunidade tão rica do encontro entre as famílias”. Para a professora Marlei: "Ensinar, nestes tempos de pandemia, tem sido um desafio. São muitas atribuições ao professor, que tem que se reinventar a cada dia. Auxiliar os alunos a distância, muitas vezes, não é tarefa fácil. Gera insegurança se realmente houve aprendizagem. É necessário repensar nossas práticas com o que realmente faz sentido no processo ensino-aprendizagem".

Inquietação, medo e insegurança concorrem com a cobrança urgente da reinvenção. O que seria esse novo normal que nos cobram a todo instante? Segundo Tonnucci, estudioso italiano, estamos a propor atividades para estudantes que estão confinados em casa, num tempo de pandemia; precisamos pensar experiências mais significativas e provocar o gosto por aprender e ter autonomia para isso.  

Não temos respostas prontas e acabadas, apenas a certeza de que apropriação do conhecimento científico pode gerar uma sociedade mais humana, igualitária e sustentável. Assim, finalizo, reafirmando a importância da escola e do (a) professor (a), com a fala de uma criança, num vídeo que viralizou nas redes sociais: “Sem professora eu não consigo aprender bem”. 

 

* Mestre em Educação, coordenadora dos Curso de Licenciatura em História, Geografia e Pedagogia da Unisul



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg