db3418436eceb2f273480e7aeb188d50.jpg Jean Negão propõe prioridade para moradores das praias do sul em licenças de verão

3b3988f495bbf0fa79e33e568ee319cc.jpg Nova ligação entre o Bela Vista e a BR-101 promete novo caminho para desenvolvimento da região

f1c2f3ad380efa6abe288c9eea8c3be2.jpg Câmara concede título de cidadão honorário de Palhoça ao deputado estadual Sérgio Guimarães

e4db44775527a26678d68b7e31ce4bf1.jpeg Ein Prosit: maior festa típica da Grande Florianópolis celebra cultura alemã na Pedra Branca

55a437e11a8141202496994c3d9c4b2a.jpeg Rapper de Palhoça participa entrevistas e gravações em São Paulo

c23de62be737f14995674b895752055d.jpeg Espetáculo beneficente une artistas para homenagear o músico Cidão França

3b21baa45405c6424f3e72974d433bdc.jpeg CEU será palco de apresentação de teatro infantil nesta sexta-feira (22)

ab7d7a96bb2146219d5249dbdc683b2c.jpeg Palhoça Esporte Clube lidera o Estadual Sub-12 com 7 pontos

4d847de5d1ae38af6da6a804a54def0a.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues com vitória na Copa SC de Boxe

d4b46ac9b913d417b9f0cd52aa3a20bb.jpeg Léo Weiss retorna aos ringues neste sábado (9), de olho nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

1a6f75ed4ae66091fd67de5d6f237a42.jpeg Ricardo Martins é campeão do Rally dos Sertões 2025 em duas categorias

fcc4c5f1827454a9701c2f0b607d9a0f.jpg Guarani de Palhoça inicia preparação para a Série C do Campeonato Catarinense

A pedagogia em tempos de pandemia

Artigo enviado pela professora Mariléia Mendes Goulart

afa57ce8a2ac1540a42c7e60aeb7119d.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Mariléia Mendes Goulart* 

 

A Pedagogia constitui-se como ciência e se estabelece como prática social para organizar a educação em determinado tempo e espaço. Além de habilitar professores de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ela perpassa a formação de todos os professores, das diferentes áreas que precisam de conhecimentos pedagógicos na organização de sua prática.  

Mas como podemos pensar na Pedagogia em tempos de pandemia mundial como essa que estamos vivendo? E quais são as contribuições da Pedagogia para a prática docente em tempos de pandemia?

Como instituição, a escola não teve tempo para pensar. Num belo dia, nós acordamos com a ordem de agora é tudo remoto. As escolas se esvaziaram, de estudantes e de professores, e foi preciso uma nova forma de ensinar. Há um esforço de todos para exercer essa função social de estarmos conectados enquanto escola. Tempo e espaço já não são mais os mesmos. As realidades são muito diferentes, alguns não têm acesso aos meios virtuais, há pais que possuem dificuldades em ensinar, entre outras coisas. 

Assim, para responder a essa questão, procurei escutar algumas vozes, de professores e famílias. 

Ana Paula, mãe de estudante do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede estadual, menciona: “Tem sido um desafio prazeroso, Luiz é dedicado e adora aprender, então, está sendo muito bom. Eu adoro ver o desenvolvimento dele, faço vários vídeos, temos a nossa rotina de estudos dia a dia, após o almoço. Também a professora dele é muito dedicada, explica tudo muito bem e prepara tudo com muito carinho”.

Carla, mãe de dois estudantes na rede privada de ensino, diz: “Acho que não se trata de uma simples migração do presencial para o virtual. A escola não pode estar indiferente ao que acontece e às implicações no ensinar e aprender. Me pergunto, como mãe: que tipo de conhecimento meus filhos precisarão? Ou precisam neste momento? Particularmente, acho que o a escola, neste momento de transição, pode ser o espaço de não isolamento, de contato, mas não vejo sentido em se priorizar qualidade de conteúdos e avaliações”.

Suas falas remetem a tantas reflexões. O encontro entre pais, filhos e escola. A rotina da família, que teve de ser reorganizada. Sobretudo, chama-me a atenção o questionamento sobre a legitimidade daquilo que ensinamos, o modo como fazemos e como avaliamos. Isso é dado de estudo para a Pedagogia. 

Para as professoras ouvidas, tudo tem sido um grande desafio. Segundo a professora Ana: “Estamos vivendo um período marcado por medos e incertezas e nossa profissão precisou reinventar-se. Segundo as diretrizes para a Educação Infantil, a função dessa etapa é educar e cuidar em complementaridade às famílias. Portanto, nunca tivemos uma oportunidade tão rica do encontro entre as famílias”. Para a professora Marlei: "Ensinar, nestes tempos de pandemia, tem sido um desafio. São muitas atribuições ao professor, que tem que se reinventar a cada dia. Auxiliar os alunos a distância, muitas vezes, não é tarefa fácil. Gera insegurança se realmente houve aprendizagem. É necessário repensar nossas práticas com o que realmente faz sentido no processo ensino-aprendizagem".

Inquietação, medo e insegurança concorrem com a cobrança urgente da reinvenção. O que seria esse novo normal que nos cobram a todo instante? Segundo Tonnucci, estudioso italiano, estamos a propor atividades para estudantes que estão confinados em casa, num tempo de pandemia; precisamos pensar experiências mais significativas e provocar o gosto por aprender e ter autonomia para isso.  

Não temos respostas prontas e acabadas, apenas a certeza de que apropriação do conhecimento científico pode gerar uma sociedade mais humana, igualitária e sustentável. Assim, finalizo, reafirmando a importância da escola e do (a) professor (a), com a fala de uma criança, num vídeo que viralizou nas redes sociais: “Sem professora eu não consigo aprender bem”. 

 

* Mestre em Educação, coordenadora dos Curso de Licenciatura em História, Geografia e Pedagogia da Unisul



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg