Academia de Letras lança concurso juvenil

Concurso literário é voltado para jovens de 11 a 14 anos

235c923d85c2a54d4c40b9d3238e5f32.jpg Foto: NEEDPIX/DIVULGAÇÃO

A Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Palhoça (ALBSC-Palhoça), por meio de seu Núcleo Jovem, lançou, no dia 25 de julho, um edital no qual regulamenta sua mais nova iniciativa cultural: o I Concurso Literário Juvenil. O concurso é destinado a jovens de 11 a 14 anos e as inscrições acontecem até o dia 31 de agosto.

O projeto foi idealizado por Breno Ferreira, Isabella Vitoria Alves e Marina Sousa dos Santos, membros juvenis da instituição. Breno Ferreira, de 19 anos, explica que o concurso “tem o intuito de aproveitar o período de pandemia para incentivar os adolescentes de todo o país (não há restrições geográficas) a conhecer a literatura, de modo que possam desenvolver o vocabulário, inspirar sua imaginação e vivenciar novas expressões culturais”. 

Os interessados devem preencher um formulário com seus dados pessoais, bem como remeter um termo de autorização assinado por seu responsável legal. Os participantes deverão apresentar uma obra de sua autoria, de temática livre, em forma de conto, poesia ou crônica. “Não haverá restrições temáticas, isto é, liberdade de expressão está garantida. No entanto, termos agressivos, eróticos, discriminatórios ou semelhantes, desclassificarão o participante do concurso”, informa Isabella, de 17 anos.

O comitê avaliador será formado por membros adultos e juvenis da ALBSC-PH. “Tal indicação partirá do presidente. As participações serão avaliadas considerando o uso correto da gramática, a relevância e a originalidade do aspecto abordado pelo autor e a adequação ao gênero. Decidiremos os vencedores com base nestas premissas”, afirma Marina, 18 anos.

O Núcleo Jovem da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Palhoça, ressalta, ainda, que os participantes inscritos, além de aderirem ao regulamento previsto, também devem renunciam qualquer pagamento por conta de direitos autorais das obras inscritas, concedendo a permissão para divulgação das mesmas por meio dos canais oficiais da ALBSC-Palhoça (que apresentará as devidas referências autorais).

Antonio Rodrigues, presidente da ALBSC-Palhoça, diz que a instituição possui o objetivo de difundir a escrita, a cultura, a arte e a literatura no município. “Nossos acadêmicos, que atuam em diversas áreas, buscam desenvolver ações que possibilitem a participação direta da comunidade em geral, visando ao enriquecimento cultural”, expressa o presidente. Rodrigues pondera que a ALBSC-Palhoça está sob a batuta de João Miguel Simão, presidente estadual que rege as mais de 115 seccionais espalhadas por Santa Catarina.

Mais informações: albscpalhoca@gmail.com.

Clique aqui e faça sua inscrição!
 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg