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Águas de Palhoça inicia processo de digitalização e automação do sistema de abastecimento

Medidores de pressão fazem comunicação de forma remota e instantânea com Centro de Operações Integradas

91fd65f648fc8a900c1719ee138e4001.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

A Águas de Palhoça, empresa do grupo Aegea que assumiu o abastecimento da cidade, já iniciou os investimentos para a automação do sistema. Recentemente, as equipes concluíram a instalação dos medidores de pressão que fazem a comunicação de forma remota e instantânea com o Centro de Operações Integradas (COI) da empresa.

Na prática, o monitoramento do abastecimento de Palhoça funcionará de forma tecnológica, assim como já acontece na Águas de Bombinhas, na Águas de Penha, na Águas de Camboriú e na Águas de São Francisco do Sul.

Para isso, a concessionária instalou 26 medidores em diferentes pontos da cidade, que variam desde a região das praias até a área central. Com isso, como explica o coordenador do COI, Arthur May, é possível que as equipes confiram o sistema de abastecimento de forma remota e tomem decisões mais rápidas com a ajuda da tecnologia.

“Estes são apenas os primeiros passos para a automação do sistema. Estamos tratando a comunicação local de Palhoça com antenas próprias para não depender de sinal de celular ou internet de outras fontes, que podem sofrer oscilação neste período de temporada”, explica Arthur.  

 

Mais sobre o COI

O Centro de Operações Integradas (COI) da Águas de Palhoça funciona de forma unificada, junto com as demais unidades da Aegea em Santa Catarina. É uma central tecnológica que monitora e controla, em tempo real, 24 horas por dia, os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto da concessionária.

Equipado com grandes telas, computadores e gráficos, o COI funciona como o "cérebro" da empresa, permitindo o acompanhamento preciso de variações de pressão e vazão, identificação de vazamentos e gestão eficiente dos recursos hídricos.

“Hoje investimentos em alta tecnologia e sistemas computadorizados para atender cada vez melhor os moradores e turistas, e no menor tempo possível. Chegamos em Palhoça com essa expertise e nosso objetivo é digitalizar todo o sistema”, completa Reginalva Mureb, presidente da empresa.



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