Por: Sofia Mayer*
Através de uma vaquinha online, uma família de Palhoça está arrecadando recursos para a cirurgia do bebê Joaquim, de nove meses, que foi diagnosticado com paralisia cerebral após sofrer uma anóxia (ausência de oxigênio) durante o nascimento. A condição dificulta a deglutição de alimentos e compromete até o choro, tão importante neste período de vida.
A cirurgia vai permitir a retirada da sonda nasojejunal, utilizada pela criança para receber alimento. “Ela incomoda e já está trazendo outros problemas para ele, como problema no ouvido” conta a mãe, Daiana Borges. Por conta da bomba de infusão, a família tem dificuldades para sair de casa.
Além disso, às vezes a sonda cai e os pais precisam se deslocar até o Hospital Infantil, em Florianópolis, para passar pelo procedimento de recolocação. “As enfermeiras passam a sonda, batem um Raio X e têm que ver se está no lugar certo. Se não tiver, tira e repassa novamente”, revela a mãe. O processo pode levar uma manhã inteira: “Ele fica muito exposto à radiação”.
Numa espera angustiante para a chegada dos equipamentos no SUS, os pais decidiram lançar a vaquinha online para realizar a cirurgia em um hospital privado, a fim de encurtar o sofrimento de Joaquim. A ajuda recebida será utilizada também para pagar as sessões de fonoaudiologia e fisioterapia necessárias, além do leite especial do bebê.
A vaquinha, para contribuição em qualquer valor, está disponível neste link.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?