Área industrial vira "lixão" para papa-entulho

De tanto entulho, há pistas parcialmente interrompidas em algumas ruas

09aa42548cdea92a43961c51f2696e5f.JPG Foto: NORBERTO MACHADO

Um trecho curto do loteamento Firenze Business Park, na entrada do Rio Grande, se transformou em um depósito clandestino para empresas que trabalham com o chamado "papa-entulho". O trecho compreende pedaços de quatro ruas. Paralela à marginal da BR-101, encontramos a Avenida das Civilizações (que, por enquanto, até que continua civilizada) e sua "vizinha", a Avenida dos Continentes, que já virou terra de ninguém. As duas são separadas apenas por um canteiro, mas a Avenida dos Continentes sofre mais com o desrespeito alheio.

Ao longo de um trecho com cerca de 200 metros, é possível verificar os "morrinhos" de entulhos, formados a cada "caçambada" depositada na avenida. Como já não tem mais espaço, os descartadores começaram a depositar o lixo na junção da avenida com a alça da rua Asteca. Virou uma curva de uma única mão, já que a outra está completamente tomada pelo lixo. Ao fim da curva, começa a rua Celtas, que também já tem uma das duas pistas comprometidas. "A gente paga para eles darem um destino e eles vêm largar aqui. Gosto de dar aula aqui, porque é mais tranquilo, e não dá nem para passar aqui, porque está sempre pegando fogo", comenta um instrutor de autoescola, que ensina seus alunos a dirigir na tranquilidade do parque industrial, mas que é obrigado a conviver com o lixo e com a fumaça. Quando o Palhocense esteve no local, também presenciou uma dessas queimadas.

O pior é que o mau exemplo dos papa-entulhos tem sido seguido por outras pessoas. "É um descaso com a via pública, virou um lixão a céu aberto. E aí o povo vê que tem lixo, vem com as carrocinhas, os reboques e larga seu lixo aqui também", lamenta um frequentador do local, que gosta de passear de bicicleta pelas ruas calmas do loteamento.

A Fiscalização Municipal de Posturas esclarece que realiza vistorias constantes, mas para autuar, é necessário efetuar um flagrante - e na maioria dos casos, os entulhos são depositados à noite ou de madrugada. A fiscalização informa ainda que tem ciência da irregularidade cometida por caminhões papa-entulhos, mas que a maioria dos despejos de lixo flagrados são cometidos por moradores e carros particulares.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura comunica que vai intensificar as vistorias na região e providenciar a limpeza do local.



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO NORBERTO MACHADO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg