A cerimônia que oficializa a assinatura do contrato entre o município e a Águas de Palhoça acontece nesta quinta-feira (7).
O ato, que é um marco para a cidade, vai estabelecer o início do contrato de concessão para universalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento dos esgotos da cidade. A cerimônia reunirá autoridades, representantes da comunidade, instituições e imprensa para testemunhar essa conquista do município.
Redução de tarifa
Os moradores de Palhoça vão encerrar o ano com uma ótima notícia: o desconto de 15% na tarifa de abastecimento e esgotamento sanitário começa a ser aplicado no município a partir de dezembro. A assinatura do contrato de concessão entre Águas de Palhoça e Prefeitura acontece nesta quinta-feira (7). A parceria tem a meta de universalizar o saneamento no município no prazo de nove anos.
O município estabeleceu que, para vencer o certame, o concorrente deveria oferecer o maior desconto possível para os moradores de Palhoça, e a vencedora, Aegea, ofereceu o desconto de 15%. A meta da concessionária é universalizar os serviços no município até 2033. Para isso, fará investimentos importantes e assegurou investir aproximadamente R$ 1,5 bilhão em Palhoça até o final do contrato.
Para a presidente da Águas de Palhoça, Reginalva Mureb, o ganho mais imediato que os moradores sentirão é este desconto inicial. Além disso, a concessionária dará descontos de 85% para clientes inscritos na primeira faixa do Bolsa Familia, ou seja, para a população que mais precisa.
A meta da concessionária é a universalização do abastecimento de água em Palhoça, com garantia de qualidade, além do compromisso de reduzir o índice de perdas de água tratada, atualmente em quase 50%. "A redução nos valores terá início assim que a empresa começar os serviços, no dia 1º de dezembro. Ou seja, a concessão já inicia os trabalhos com um benefício significativo para os moradores de Palhoça", comenta a presidente.
Este desconto comprova como as parcerias entre empresas privadas e poder público podem ser vantajosas para os moradores. Isso porque as empresas – como a Águas de Palhoça – conseguem somar às atividades desenvolvidas nos municípios trazendo investimentos necessários, expertise, experiência, tecnologia e inovação. "Trazemos a experiência Aegea que atua em mais de 500 municípios do Brasil e atende aproximadamente 33 milhões de pessoas. Temos tradição quando o assunto é saneamento básico, adaptando os serviços conforme a realidade populacional, geográfica e cultural de cada município", encerra Reginalva.
O prefeito Eduardo Freccia estima que em até nove anos a cidade terá 93% da cobertura do tratamento de esgoto no município, além da universalização da distribuição de água e da redução de perdas. "Com o sistema operando, daremos um passo importante para a recuperação e a preservação ambiental no nosso território, e estaremos proporcionando saúde, dignidade e prosperidade para os palhocenses", observa o prefeito. "Dentro do nosso planejamento, optamos por começar a estruturação do sistema pela região Sul do município, para manter a balneabilidade das praias, manter a economia do mar, a maricultura e a pesca, e o cronograma de implantação seguirá do Sul em direção ao Centro da cidade", completa.
A concessão apresenta, ainda, outros benefícios, como o da outorga de R$ 238 milhões, que serão repassados pela Águas de Palhoça ao município em quatro etapas (sendo que a primeira parcela já foi repassada), para investimentos que, mais uma vez, beneficiarão os palhocenses.
05/12/2024
02/12/2024
02/12/2024