Avenida das Torres vai receber iluminação com LED

Serão instalados 19 postes metálicos com luminárias de 117W

b98475961bd809edee52465a6d0534e0.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/PMP

A Avenida das Torres, maior obra de mobilidade urbana já construída em Palhoça, recebeu nova iluminação pública, em mais uma ação executada dentro da parceria público-privada (PPP) estabelecida em maio de 2020.

A estrutura para a iluminação pública foi instalada em toda a extensão do trecho novo da avenida - foram instalados 19 postes metálicos, com luminárias LED de 117W. “A Avenida das Torres está apresentando, a cada dia que passa, um número maior de usuários, já que é uma via rápida de interligação de vários bairros, e a iluminação é importantíssima para garantir a segurança de motoristas e pedestres”, argumenta o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

O trabalho é parte do projeto de ampliação e modernização dos pontos de luz da cidade realizado pela QLuz, concessionária vencedora da licitação que estabeleceu a PPP. Até agora, 68% dos pontos de iluminação da cidade já foram substituídos por luminárias com tecnologia LED. “Nós acompanhamos de perto o desempenho da empresa, temos ferramentas de mensuração do trabalho que tem sido realizado, e estamos dentro do cronograma previsto. Até outubro, estaremos com 100% do nosso parque renovado, conforme estabelece o contrato”, projeta a secretária de Administração, Cristina Schwinden, que liderou o processo de articulação da PPP.

O uso de LED na iluminação pública permite aos municípios aliar tecnologia, economia, sustentabilidade e mais segurança em um único projeto. Somente por usar LED no lugar das lâmpadas de descarga, a Prefeitura pode garantir economia de até 62% com os gastos de energia elétrica do sistema de iluminação pública, além de manter ruas e praças mais bem iluminadas e seguras, e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente. 

O projeto de modernização em Palhoça também prevê a implantação de sistema de telegestão em 100% das luminárias LED, permitindo o monitoramento e controle remoto do parque de iluminação pública. Além da implantação de um Centro de Controle Operacional (CCO) para gerenciar todas as demandas do sistema de iluminação pública, por meio de um software configurado especificamente para Palhoça.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg