af643d8ad1edad7d2bf78a94a64de993.jpeg Concessionária Águas de Palhoça investe em obras de melhorias de ETEs

f39a4051a60c6acc4f410194cd13acd2.jpeg Aegea transforma o saneamento básico nos municípios em que opera em SC

240bbc0b58648717cb840d3dc82ab4a1.jpeg Famílias de baixa renda podem ter desconto de até 85% na tarifa de água

4b3a7d2aa4ded5e022dfd555bd790a70.png Gerar inaugura novo polo em Palhoça com evento “Café com a Gerar”

93780f04b0483a7286e3a68dd2f91355.jpg Guns N' Roses na Arena Opus: tudo o que você precisa saber para o show na Grande Florianópolis

9490cb2dde9c1b4eac4a6bb9d49d019c.jpeg A 71ª Festa de São Judas Tadeu em Brusque será em outubro

bf47908ea0b5a3ed12024c2ce8060c65.jpeg Livro produzido durante curso de xilogravura será lançado nesta sexta (17), na Casa do Educador

20b82cb5823142d01e4ec8ff523bd646.jpeg Projeto Pulsa Palhoça - Trilha Sonora confirma nova data para show de estreia

7095fcd61328ba086f6ef4bf98458435.jpeg Casal de Palhoça transforma paixão pela corrida em história de amor

043f42b336921975ec58196920314355.jpeg Atletas palhocenses disputam Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13 e Sub-15 na Paraíba

9a6865b15a678a75af57668b7c9a60c0.jpeg Palhoça realiza lançamento de etapa local da Taça Brasil 2025

Batalhão da PM em Palhoça tem novo comando

Major Rodrigo Dutra substitui o tenente-coronel Jacob Quint Neto

5c7bb61ae32da476db89cab8c1367c97.jpg Foto: LUCIANO SMANIOTO

O 16º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, sediado em Palhoça, tem novo comandante. Na última quinta-feira (7), em solenidade realizada na Praça do Espelho D’Água, no Passeio Pedra Branca, o major Rodrigo Carlos Dutra assumiu o comando do batalhão, no lugar do tenente-coronel Jacob Quint Neto.

A cerimônia foi marcada pela emoção. Em vários momentos, o tenente-coronel foi às lágrimas ao relembrar sua trajetória na Polícia Militar – Quint passou para a reserva. Principalmente, quando fazia referências à família. “Além da passagem de comando do 16º Batalhão, encerro minha carreira, ingressando na reserva remunerada. Falar do sonho daquela criança, que ao ver o irmão mais velho de meu pai, na época sargento da nossa Polícia Militar, segurando na barra de sua calça e dizendo que queria ser polícia quando crescesse. Os anos passaram e este sonho se tornou realidade”, recordou, emocionado.

Quint amparou sua conduta nos valores familiares, para assumir a “responsabilidade de servir a sociedade catarinense, mesmo com o risco da própria vida”. “Foram dias felizes, intensos, de muito trabalho e dedicação, de muitas dificuldades, mas sem sombra de dúvida, de muitas conquistas. Quebramos alguns paradigmas, reduzimos vários índices de criminalidade, obtivemos recordes de apreensões e ampliamos os programas preventivos”, listou.

O tenente-coronel recebeu elogio formal do comando da 11ª Região de Polícia Militar, assinado pelo coronel Áureo Sandro Cardoso, comandante da 11ª região, e lido pelo tenente-coronel Paulo Sérgio Souza, chefe do Estado Maior da 11ª região – os dois comandaram o batalhão antes da chegada de Jacob Quint Neto, que assumiu o comando em maio de 2017. “Grande conhecedor do município de Palhoça, trabalhou por um grande período de sua carreira no 16º BPM, exercendo várias funções até alcançar o comando. O tenente-coronel Quint não mediu esforços para a execução das diversas atividades inerentes a essa unidade operacional, destacando-se pela forma harmoniosa de trabalho e de cooperação para com o comando da 11ª região de Polícia Militar. Dedicado em suas tarefas, esteve sempre à frente das ações operacionais desenvolvidas pelo 16º BPM, imprimindo um ritmo de trabalho diferenciado, de integração com as autoridades constituídas, empresários e comunidade palhocense, alcançando excelentes resultados operacionais e mantendo o excelente nível de comando do 16º BPM”, reverenciou o documento.

A relação próxima do comandante com a comunidade também foi destacada pelo vice-prefeito Amaro Junior, que representou o prefeito Camilo Martins na solenidade. Amaro agradeceu pelo trabalho dos últimos comandantes, Áureo e Paulo Sérgio, “pessoas comprometidas com o município”. “O Quint é amigo pessoal, jogador de futebol, pescador, sempre junto com a comunidade, sempre muito presente”, analisou Amaro. O vice-prefeito entregou ao tenente-coronel uma placa de homenagem e desejou boas-vindas ao novo comandante. “Quero desejar todo o sucesso ao major Rodrigo Carlos Dutra. Que tenha todo sucesso neste seu desafio. Palhoça sempre foi, é e será sempre parceira da Polícia Militar, e eu sei que a recíproca é verdadeira, porque nós compartilhamos esse caminho juntos e vamos suprindo cada desafio que a gente tem”, projetou Amaro.

O major Rodrigo Carlos Dutra é bacharel em Direito, especializado em Gestão e Políticas em Segurança Pública e em Administração da Segurança Pública. Foi subcomandante do 22º Batalhão, que atende a área continental de Florianópolis, e também integrou o 9º Batalhão, em Criciúma. “Estou muito feliz e motivado. Além de ser um sonho profissional comandar uma unidade, também sou morador aqui do município de Palhoça, minha família, meus amigos, a grande maioria mora aqui, então, além do empenho profissional, também vai ter este empenho pessoal, por ser morador”, disse o novo comandante, que mora na Pedra Branca há 10 anos. O major prometeu seguir o legado deixado pelos comandantes anteriores, sendo conciliador quando possível e rígido quando necessário.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg