Inaugurada no dia 3 de março, a Bom Jesus Medicina e Diagnóstico (localizada na rua Coronel Bernardino Machado, no Centro de Palhoça) oferece exames e consultas em várias especialidades, tanto para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto para particulares, com valores acessíveis.
Isso acontece pela própria missão da instituição: a Bom Jesus é uma associação sem fins econômicos. Quando adquiriu o Laboratório Bom Jesus (localizado na avenida Barão do Rio Branco, também no Centro de Palhoça), em 2006, o bioquímico Fernando Evangelista Vargas percebeu que o laboratório tinha uma intensa vocação social. “Como mais de 90% do atendimento era de pacientes do SUS, eu mudei o foco”, relembra.
Fernando decidiu, então, transformar a empresa em uma associação sem fins econômicos, ou seja, não há distribuição de lucro. A sobra operacional, se existir, é totalmente reinvestida na atividade, com melhorias no ambiente, no atendimento, na compra de equipamentos, etc. A medida também permite à associação receber doações e, assim, realizar investimentos em instalações e equipamentos. Foi justamente o que aconteceu na implantação da Bom Jesus Medicina e Diagnóstico. “A gente viu a necessidade de ampliar este atendimento que a gente faz para pacientes do SUS. Também atendemos particular, mas nosso foco é o social”, explica Fernando.
As doações permitiram a ampliação do serviço com a instalação da clínica em um espaço de 350 metros quadrados, na Coronel Bernardino Machado. São duas salas de ultrassom, vestiários (masculino e feminino), sala de laudos, sete consultórios e um box de coleta de sangue, além da recepção e da área administrativa. Tudo foi projetado conforme a legislação vigente. Todos os consultórios têm pia e álcool gel à disposição de profissionais e pacientes. A clínica também tem rampa de acesso e toda a atenção à questão da acessibilidade para pessoas com dificuldade de mobilidade.
E se engana quem imagina que o atendimento no SUS é feito com equipamentos defasados. Na Bom Jesus, tudo é novo e com tecnologia atual. “Aqui é tudo novo e de tecnologia avançada, acessível também às pessoas do Sistema Único de Saúde. A mesma estrutura utilizada pelo paciente em consulta particular será utilizada pelo paciente do SUS”, reforça Fernando, que é o presidente da associação.
Aliviando a demanda pública
A Bom Jesus Medicina e Diagnóstico foi montada, também, com a expectativa de auxiliar a rede municipal a aliviar as filas hoje existentes para a realização de exames de ultrassom. “Montamos aqui, também, vislumbrando suprir a demanda de ultrassom do município, que é muito grande, tem hoje uma fila de quase 25 mil ultrassons”, reflete o bioquímico, que seguiu a profissão do pai, também bioquímico.
A clínica é credenciada pelo SUS para a realização de exames de ultrassom. Com o credenciamento, a clínica informa sua capacidade de atendimento diário e é, então, estabelecido um convênio, com a estipulação de um valor financeiro que pode ser gasto por mês com a associação pela municipalidade. Quem controla o atendimento é a rede pública municipal, através do seu sistema de regulação. Os pacientes que recebem dos médicos o pedido para a realização dos exames são cadastrados no sistema de regulação e a partir daí é feito o encaminhamento para a realização do exame na clínica, de acordo com a ordem estabelecida democraticamente por uma fila de espera.
Atendimento particular, valores sociais
Quem não quer esperar pelo SUS, pode procurar diretamente a clínica para atendimento particular. Consultas médicas e exames estão à disposição da população a valores populares. “Nosso foco é que nossos profissionais sejam bem remunerados, mas que também a população possa ter acesso. O sistema de saúde público, hoje, não comporta toda a população e o sistema privado é acessível apenas a uma pequena parcela. E os planos de saúde são caríssimos e nem sempre têm o atendimento que se espera. Então, oferecemos uma alternativa viável à população”, observa Fernando Evangelista Vargas, presidente da associação que mantém os serviços no Laboratório Bom Jesus e na Bom Jesus Medicina e Diagnóstico. “Quando é possível, também oferecemos algumas gratuidades”, garante o bioquímico.
Além do clínico geral, já estão disponíveis na clínica especialidades como: Psicologia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Cardiologia, Ortopedia, Ginecologia, Pediatria, Nutrição e Dermatologia. Outras especialidades estão em negociação. “Só não atendemos urgências e emergências. Consultas eletivas, agendadas previamente, sim”, acrescenta. Também são oferecidos exames como ultrassom, análises clínicas, eletroencefalograma, eletrocardiograma, esteira para teste ergométrico, Holter e Mapa (testes cardiológicos).
Associados podem escolher planos com desconto
O Bom Jesus também coloca à disposição da população a possibilidade de integrar uma associação, a JF Saúde. Os associados terão valores diferenciados para exames e consultas – e até gratuidades, dependendo do plano escolhido.
Os associados também terão benefícios em outras empresas, como academias, farmácias, etc. “Estamos associando mais estabelecimentos para trazer mais benefícios aos associados”, garante o bioquímico Fernando Evangelista Vargas.
Cuidado com o coronavírus
Atenta aos acontecimentos relativos à pandemia do novo coronavírus, o Covid-19, a Bom Jesus Medicina e Diagnóstico se cercou de cuidados com seus profissionais e pacientes. “Em relação ao coronavírus, a gente está tendo o cuidado de manter as portas abertas, inclusive as portas internas, para que haja uma boa ventilação e troca de ar, com ar condicionado ligado o tempo todo. Estamos também evitando o acúmulo de pacientes, com pouca aglomeração, abaixo do recomendado”, garante Fernando.
Serviços
Especialidades oferecidas atualmente
Psicologia
Psiquiatria
Otorrinolaringologia
Cardiologia
Ortopedia
Ginecologia
Pediatria
Clínica Geral
Nutrição
Dermatologia
Exames
Ultrassom
Análises Clínicas
Eletroencefalograma
Eletrocardiograma
Esteira para teste ergométrico
Holter
Mapa