Uma comitiva formada pelos vereadores Bala, Neném, Marquinhos, Pitanta, Zunga, Elton e Luciano Pereira esteve nesta terça-feira (1), na cidade de Joinville, na sede da empresa Arteris, concessionária responsável pela BR-101. De acordo com o vereador João Carlos Amâncio (Bala, PSD), o objetivo foi o de cobrar da concessionária as obras de mobilidade e segurança no trecho Palhoça / Florianópolis, reivindicadas pela Câmara de Vereadores e pela Prefeitura há mais de um ano. Uma dessas obras é a construção da terceira pista nesse trecho e as obras de mobilidade na BR-282, no trecho que estão se instalando duas grandes empresas.
A comitiva de vereadores ouviu da engenheira responsável pelos projetos das obras reivindicadas, que a execução das mesmas, assim como as autorizações para a aberturas dos acessos na Praça da Bandeira e na rua da Churrascaria Branger, encontram-se junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em Brasília, e que agora depende “da vontade política” do governo federal para que as melhorias saiam do papel.
Por essa razão, o vereador João Carlos Amândio vai recolher a assinatura dos demais vereadores, para aprovar na próxima segunda-feira (7), na Câmara, um ofício que será endereçado aos deputados federais e senadores da bancada catarinense em Brasília, para que esses intercedam junto à ANTT. “Para tanto, devemos ir à Brasília nos próximos dias, para conversarmos diretamente com deputados e senadores, para que eles se sensibilizem pela causa palhocense, pois a população não aguenta mais a falta de mobilidade e as intermináveis filas”, disse Bala.
Reivindicações do vereador Bala junto à Auto Pista Litoral Sul / Arteris
- Deslocamento das faixas de pedestres da marginal da BR-101, nos viadutos do Passa Vinte e do bairro Caminho Novo, sentido Norte, para uns 10 metros para frente;
- Recuo da alça de acesso da rua Papa Paulo VI para a paralela da BR-101, no viaduto do Jardim Eldorado, para a saída da rua Elis Regina;
- Estudo para o alargamento da pista paralela da BR-101, no quilômetro 214, próximo ao túnel do Passa Vinte;
- Criação de um acesso da marginal para a BR-101, entre os km 218 e 217, sentido Sul/Norte, antes do viaduto do Aririú;
- entre outros