6756091277b19aec741476bf3383d218.jpeg Procon de Palhoça faz fiscalização durante a Black Friday

463cab5085e3cf66cc9b7a5ac915fa9f.jpeg Educação financeira é tema de palestra no Grupo Escolar Pequeno Príncipe

fdf68269a8e4b0bd140c2b3adb49294f.jpg Covid-19: como fica a vacinação nesta segunda-feira (29)

9570bba7c4646e5c724a73492d325f77.jpeg Produzido em Palhoça, EP de estreia de Yaju está disponível nas principais plataformas digitais

2910c210c06278259818c0385bdd8292.jpg Com abertura do Natal Esperança e Luz, clima de festa e solidariedade está oficialmente no ar

d0b134827f35daf7aebcf6873196c5e8.jpg Programa O Balaio estreia e já está disponível em podcast

5204d1e2f0653103f606bbe8f0cd5e45.jpeg Abertura do Natal Esperança e Luz será na quarta-feira (24)

27e11cacd416c88131ac3f88f6e81065.jpg Copa do Mundo de Amadores contará com dois times de Palhoça

06dcb5028c047a5c6a4971990792762d.jpeg Halterofilismo: Rogério Anderle é campeão no Sul-Brasileiro 2021

b056d29d794b5e1bd70c65f106382a3b.jpg Governador Carlos Moisés abre a 60ª edição dos Jasc e destaca investimentos históricos no esporte

39351c576fb8b35178ba2bf59c2ccfc4.PNG Árbitros palhocenses participam de megaevento de vôlei de praia em Itapema

Candidatos falam sobre economia

Dando sequência à sabatina aos candidatos a Prefeito de Palhoça, o jornal Palhocense perguntou a eles como viam a atual situação da economia na cidade e quais ações colocariam em prática, se eleitos, para tirar Palhoça da cri

579a4fca7e66ac892e914e5f929b451f.jpg Foto: Palhocense

Coronel Ivon - PSL
Apesar de sabermos que nosso município tem se desenvolvido nos cenários de construção civil e imobiliário ao longo dos anos ou do fato de que muitas pessoas recorrem ao município em busca de uma moradia na Grande Florianópolis, o mesmo não acontece com o investimento do poder público para o crescimento e para sanar os problemas da população. Infelizmente, por falta de qualificação e falta de gestores, falta atenção especial aos empresários, comerciantes, microempresários, empreendedores, que é onde está o foco para o crescimento e o grande salto do nosso município. Afinal, são eles os responsáveis por fazer a economia do nosso município girar. 
Começaremos um novo ano em recesso, quem sobreviver a 2020 com certeza será um vencedor. A pandemia deixará marcas, por isso será importante tornar nossa cidade sustentável para que demais instituições e grandes empresas tenham interesse em aqui chegar. Para que tudo isso aconteça, a receita, na minha leitura, é muito simples: é preciso zelar pelo saneamento básico, mobilidade urbana, eficiência energética, para termos empresas de pontas querendo investir na cidade e realizarmos parcerias de sucesso. Nossos moradores querem o básico: emprego, moradia, saúde... Mas isso passa pelo emprego e renda, pelo trabalho, pela dignidade humana. Vamos qualificar a população com cursos técnicos em convênios com nossas faculdades; novas oportunidades também, porque não adianta virem as empresas e não encontrarem aqui mão de obra qualificada. Tenho esperança de dias gloriosos para 2021.


Eduardo Freccia - Coligação Palhoça Avançando Ainda Mais
Estamos enfrentando um dos momentos mais delicados na história do Brasil. Passamos por uma grave crise econômica e agora sofremos os impactos do coronavírus na economia, com empregos perdidos, empresas fechadas e a diminuição da renda do trabalhador. Junto com o prefeito Camilo, desenvolvemos diversas ações para cuidar da saúde e da vida das pessoas, além de manter empregos e evitar a quebra das empresas. Agora, com a pandemia diminuindo, com as ações na infraestrutura e com uma legislação moderna, nossa cidade está mais preparada para o crescimento econômico nos próximos anos. Conheço a cidade e o funcionamento da Prefeitura, tenho a experiência de como fazer e garanto aos palhocenses que vamos continuar fazendo! Nos últimos anos, venho trabalhando muito para fazer Palhoça crescer de forma sustentável. Junto com o Camilo, já demos exemplos de como governar, cortando gastos, criando uma legislação moderna de apoio às empresas, executando obras para melhorar a infraestrutura, como a Avenida das Torres, o mais novo eixo econômico da cidade. Já estamos colhendo os frutos desse planejamento. Palhoça tem ações pensadas para ajudar os pequenos e microempresários, além de atrair grandes empresas, como a Havan e os quatro grandes supermercados atacadistas, gerando milhares de novos empregos diretos e indiretos. Vou investir fortemente no turismo, pois nossas praias têm vocação natural para gerar emprego e renda. A Prefeitura não gera emprego, quem gera emprego são os empresários que precisam de um ambiente favorável de negócios para crescer e contratar mais pessoas.


Jailson Rodrigues - PT
Uma economia só pode ser retomada e recuperada se salvarmos as vidas primeiro! A crise causada pela pandemia nos estimulou a pensar em novas formas de agir na sociedade, seja em relação ao convívio com o novo coronavírus, seja na geração de renda e oportunidades. O prefeito precisa investir em ações que oportunizem renda e serviços adequados. Uma população desempregada e sem recursos financeiros, além de obrigar o governo a investir mais em ações para resguardá-la dessa situação, não gera o desenvolvimento econômico da indústria e comércio. Por isso, acredito que precisamos valorizar as pessoas e suas ações empreendedoras, e o nosso primeiro passo será a ampliação de uma política de crédito efetiva para pequenos, médios e grandes empreendedores, além do estímulo ao desenvolvimento da prática do cooperativismo e das iniciativas associativas.
Na base, defendo o fortalecimento da economia solidária e uma melhor organização do comércio de ambulantes, oportunizando, assim, espaço para a geração de renda de maneira a não prejudicar as atividades formais, pois são setores da economia que, cada um ao seu modo, contribuem para o desenvolvimento. Vamos criar o intercâmbio entre empreendedores, para que haja uma rede de economia que propicie a divulgação e a comercialização dos produtos e serviços do município, fortalecendo o comércio local. Vamos estimular o programa “Primeiro Emprego”, em parceria com as empresas, para oferecer qualificação profissional a jovens desempregados, de 16 a 24 anos.


Jean Negão - Patriota
É preciso fomentar programa de apoio aos empreendedores, efetivando práticas políticas que minimizem os efeitos da pandemia de Covid-19 nos pequenos negócios. A economia municipal é formada por pequenos negócios de comércio e prestação de serviço. À frente da gestão, vamos atuar com equipe técnica e preparada para auxiliar os empreendedores de micro e pequenas empresas a produzir mais, gerar mais emprego e renda. Faremos uma gestão apoiada em indicadores reais, políticas públicas desburocratizadas e de incentivo para ajudar o empreendedor a crescer e a se firmar cada vez mais no seu negócio. Vamos criar programas que permitam que a municipalidade compre produtos e contrate serviços de empresas do próprio município. Vamos capacitar as empresas para participarem dos processos de compras públicas no município, do estado e da União, assim como capacitar para acessar mercados internacionais. Ajudar o empreendedor das comunidades a se formalizar e acessar linhas de créditos a juro zero, mostrando que o poder público pode ser um parceiro para todas as horas. Desburocratizaremos os processos de abertura de empresas e emissão de alvarás, garantindo maior liberdade para exercer sua atividade de comércio. Qualificaremos pessoas para acessar o mercado de trabalho. O protagonista do desenvolvimento da cidade são os negócios de comércio, e não o poder público. O comércio favorece a redução da pobreza por meio da geração de empregos, contribui para o aumento da arrecadação municipal, absorve uma parcela significativa da mão de obra local e propicia a inclusão social.


Luciano Pereira - Avante
Não diferente do que o Brasil vive, como país, a pandemia trouxe insegurança econômica, principalmente para os pequenos e médios empreendedores do município. Hoje, Palhoça vive um momento desfavorável em relação à economia. Muitos empresários fecharam suas portas e demitiram empregados; as vendas caíram, dificultando, assim, o giro financeiro das empresas. Perdemos muito e não tivemos a capacidade, como município, de auxiliar os microempreendedores, as pequenas e médias empresas. O sistema econômico não estava preparado para atuar em uma situação como essa de pandemia, o vírus nos fez perder entes queridos e eu costumo dizer que não infectou só as pessoas, mas também todo o sistema econômico e de sobrevivência humana.
Se eu for eleito, quero priorizar o comércio local, criar novos empregos, incentivando as micro, pequenas e médias empresas. Quero criar cursos profissionalizantes, através de parceria com a iniciativa privada e o poder público, a fim de qualificar as pessoas para o mercado de trabalho. Eu acredito na mão de obra qualificada e sei que o município pode oferecer isso aos cidadãos.


Rangel Medeiros - PSol
Estamos num momento muito difícil, no Brasil inteiro. Já tínhamos um crescimento estagnado, antes da pandemia, e agora ficou muito pior. No plano de governo, pensamos em algumas propostas para dinamizar a economia do município:
- Criação da incubadora municipal de micro e pequenas empresas: a ideia é fornecer espaço físico, auxílio burocrático e treinamento integrado com a FMP para incentivar jovens empreendedores a iniciar sua primeira empresa, sendo que será operada por trabalhadores de Palhoça. Espera-se, em contrapartida, a geração de emprego e renda;
- Fornecimento de equipamento mais moderno para os catadores de materiais recicláveis, aliado a um programa de educação de jovens e adultos. Coleta seletiva nos moldes da PróCrep;
- Fomento às cooperativas de reciclagem, agrícolas, industriais e de pesca, dentro de uma perspectiva de produção sustentável.
 - Implementação da economia solidária. Intensificar a comprar de produtos locais, como frutas e verduras, como determina a Lei do Pronaf;
- Ceder, através de empréstimo não oneroso, por tempo determinado, terrenos municipais para instalação dos galpões de triagem de materiais recicláveis para cooperativas e associação de trabalhadores com materiais recicláveis.
- Dar apoio jurídico, contábil e administrativo a associações e cooperativas. O município deverá contratar as cooperativas e associações para coletar o material reciclado em caminhões para levar o material ao galpão dos catadores para triagem e comercialização, a Exemplo do que é feito com a Proactiva.


Repórter Sérgio Guimarães - PL
A grande preocupação é a retomada do crescimento e geração de emprego pós-pandemia. Palhoça, nos últimos oito anos, não teve uma política de atração de empresas com bons postos de trabalho, cresceu apenas no setor do "atacarejo". 
Plano de desenvolvimento econômico de Palhoça:
1 - Criação de um escritório de promoção e atração de investimentos, em parceria com entidades empresarias, empresas privadas e universidades, com o objetivo de atender empresas e empreendedores interessados em investir no município.
2 - Estruturação do Digital Banking, disponibilizando “contas de pagamento” aos cidadãos, plugadas aos serviços digitais de interesse público, visando à inclusão dos desbancarizados e empoderamento do cidadão; à redução dos custos operacionais para o estado e para a cadeia produtiva, com a desintermediação bancária; serviços digitais do governo e soluções financeiras de interesse público integradas, acessadas com facilidade e comodidade pelo celular.
3 - Fundo Municipal de Aval: fundo de aval garantidor para operações de crédito produtivo e capital de giro de empresas instaladas no município de Palhoça.
4 - Programa de formação de mão de obra para o mercado de trabalho no setor de tecnologia da informação e comunicação, mídias e jogos, com disciplinas customizadas a partir da demanda previamente diagnosticada nas empresas da região como forma de garantir alto índice de empregabilidade.
5 - Programa de transformação digital da gestão: um “governo digital”, agilizando os fluxos de processos internos, reduzindo a burocracia, aumentando a produtividade, integrando sistemas e gestão de dados.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg