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Carnaval: o que abre e o que fecha em Palhoça

Com o ponto facultativo suspenso pela Prefeitura, a maioria dos serviços atenderá normalmente durante o período em que a folia ocorreria

3033c634013f67736ed85c5e6fab72c5.jpeg Foto: REPRODUÇÃO/INTERNET

Por: Willian Schutz*

 

Em 2021, o Carnaval será diferente. Por conta da pandemia, a folia não se espalhará pelas ruas. Além disso, não haverá ponto facultativo, conforme determinado pela Prefeitura de Palhoça e pelo Governo do Estado. Dessa forma, quase todos os serviços permanecerão abertos de 15 a 17 de fevereiro.

A revogação do ponto facultativo em Palhoça foi determinada pelo Decreto n° 2.754, assinado pelo prefeito Eduardo Freccia e publicado em 1° de fevereiro. 

Com isso, durante o período em que a folia ocorreria, a maioria dos serviços, incluindo atividades ligadas à administração municipal, atenderão normalmente. No entanto, há exceções. 

Confira o que abre e o que não abre no período de Carnaval! 

Comércio: conforme anunciado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Palhoça, as atividades comerciais – como lojas, supermercados e shoppings, por exemplo – devem abrir normalmente entre os dias 15 e 17 de fevereiro.

Bancos: a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em razão de resolução do Banco Central do Brasil, manterá os feriados. Assim, na segunda e na terça-feira de Carnaval não haverá atendimento ao público nas agências bancárias. Já na Quarta-Feira de Cinzas (17), os bancos reabrem a partir das 12h.

A Febraban também orienta os clientes a utilizarem os meios digitais, como sites e aplicativos bancários, caso haja necessidade. Ainda assim, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17).

 

Iluminação: o Consórcio QLUZ funcionará durante todo o período de Carnaval. A concessionária garante o atendimento à comunidade em casos de lâmpadas apagadas à noite, piscando ou acesas durante o dia. Em qualquer uma dessas situações, basta fazer uma ligação gratuita para o número 0800-606-1535. 

O prazo para a realização dos reparos é de até 48 horas, salvo casos em que ocorra falta de energia, furtos, vandalismo, chuvas ou ventos fortes.

A Celesc também seguirá atendendo normalmente. Em caso de emergências e quedas de energia, basta ligar 0800 48 0120. 

 

Samae: o atendimento ao público ocorrerá normalmente. O serviço 0800 6484242 funcionará sem interrupções.

 

Saúde: todas as unidades de saúde, incluindo as UPAs, manterão o seu atendimento normal.

 

Educação: as aulas começam apenas no dia 17 de fevereiro, no sistema híbrido, com alunos atendidos presencialmente e/ou de maneira remota.

 

IPTU: a Secretaria da Fazenda atenderá normalmente os contribuintes durante o período. Vale destacar que as guias também podem ser impressas através do Portal do Cidadão. A partir do dia 17 de fevereiro, serão disponibilizados mais sete endereços estratégicos em todo o município para o atendimento dos contribuintes. 

 

Coleta de lixo: segue sem nenhuma alteração.

 

Também atenderão normalmente os serviços de segurança pública: as Polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Corpos de Bombeiros Militar e Civil.

No âmbito estadual, o ponto facultativo também está cancelado. Portanto, os serviços públicos do estado de Santa Catarina atenderão normalmente. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 29 de janeiro. 

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim



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