Corpo de Bombeiros de PH celebra 16 anos

No aniversário, 43 bombeiros comunitários se formaram, homenagens foram feitas e recursos foram recebidos

a869b950abe2e44f5add6a143533bc2c.jpeg Foto: FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL

Por: Willian Schütz*

No dia 10 de junho de 2005, o município de Palhoça finalmente ganhou sua primeira estrutura de Corpo de Bombeiros Militar, inicialmente subordinado ao 1º batalhão de bombeiros militar, em Florianópolis. Assim surgiu a 2ª Companhia do 10ºBBM. Para comemorar os 16 anos dessa conquista, um evento cheio de anúncios, entregas e promoções ocorreu na última quinta-feira (10).

Na ocasião, o quartel situado em Palhoça recebeu uma formatura, promoções de Bombeiros Comunitários, entregas de viaturas e homenagens. Tudo, respeitando as regras para prevenir maior proliferação da Covid-19. Na oportunidade, 43 bombeiros comunitários foram promovidos e outros oito foram homenageados. 

Para as homenagens, cinco bombeiros comunitários foram votados, por uma banca imparcial, como destaques; já os outros homenageados foram honrados pelo tempo de serviço: dois por completarem 2 mil horas e outro por completar 4 mil horas de trabalho voluntário. 

Também durante a cerimônia, o quartel recebeu duas novas viaturas. Os veículos foram adquiridos com recursos do convênio firmado entre Prefeitura Municipal de Palhoça e o   Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. 

O bombeiro Jeferson da Silva explica que esses dois veículos “já estão em operação no quartel: um está voltado para a parte de atendimentos operacionais e outro para a parte administrativa”.    

Vale ressaltar que a missão da “2ª companhia do 10º batalhão é prover e manter serviços profissionais e humanitários, que garantam a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, visando proporcionar qualidade de vida aos cidadãos das oito cidades abrangidas em sua circunscrição”, diz nota divulgada pela corporação.


Novos equipamentos

Na última sexta-feira (11), os Bombeiros Militares da 2ª Companhia do 10ºBBM, com sede em Palhoça, receberam equipamentos para serem testados em ocorrência. 

Um deles é o sistema de extinção de incêndio “Mini Fire Stop”, que funciona acoplado em uma motocicleta adaptada com 40 litros de água para ser liberada por uma bomba de alta pressão. Esse novo equipamento é útil como um primeiro ataque a um possível incêndio em áreas urbanas ou rurais, proporcionando rapidez e mobilidade ao bombeiro. 

Ressalta-se que o ainda ser utilizado também como descontaminação biológica, da Covid-19, por exemplo. Para isso, basta que o bombeiro faça a adição de um produto descontaminante na água. Foi realizado uma simulação de incêndio em veículo para testar a eficiência e praticidade do equipamento.

Outro dos equipamentos é o Steam Cleaner Vapor Vacuum-m, um sistema de descontaminação biológica, especialmente para a Covid-19, com oito acessórios, que permitem uma avaliação  antes e depois do trabalho, com seu higrômetro e/ ou tubos de testes, quer seja em ambulâncias, ônibus, enfermarias, hospitais, ou nas próprias  instalações dos Bombeiros.

O WJFE, também recebido, é um sistema revolucionário para o combate ao fogo em ambientes fechados, perfurando qualquer tipo de superfície, proporcionando segurança  maior ao bombeiro, pois ele vai operar o equipamento da parte de fora do incêndio.

Esses novos equipamentos já estão sendo testados pelos bombeiros. Assim, caso sejam aprovados nos próximos meses, a compra de mais itens poderá ser solicitada.

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 51 fotos
Créditos: FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL FLÁVIO LENGRUBER/ESPECIAL
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg