Corpo de Bombeiros forma 32 novos guarda-vidas

O curso teve início no dia 30 de setembro, com 49 alunos.

006f7c34e04678cc54b9fba8131eb60b.jpg Foto: FLAVIO LENGRUBER

A 2ª Companhia do 10° Batalhão de Bombeiros Militar, sediada em Palhoça, ganhou o reforço de 32 novos guarda-vidas civis, que vão atuar nas praias palhocenses durante a temporada de verão. A solenidade de formatura foi realizada na tarde desta quarta-feira (16), na sede da companhia, no Centro de Palhoça.

“O dia de hoje tem especial importância, pois teremos, a partir deste ato, novos guarda-vidas civis formados em nossa companhia, os quais muito contribuirão para o fomento e o desenvolvimento de ações de segurança aos banhistas que visitam nossas praias”, comentou o comandante da companhia, o capitão Marcelo Della Giustina.

O curso teve início no dia 30 de setembro, com 49 alunos. Após todos os treinamentos, realizados em diferentes praias e ambientes da nossa região, com uma carga horária total de 90 horas/aula, a preparação terminou no dia 15 de novembro, e 32 candidatos foram aprovados. Durante o curso, os alunos recebem as mais diversas instruções, desde técnicas de natação, de resgate de vítimas, atendimento pré-hospitalar, cuidados com o ambiente marinho, características do mar, atendimento ao turista e normas de navegação, entre outras disciplinas.

Ao todo, a companhia terá 90 guarda-vidas civis e 10 guarda-vidas militares atuando, além de uma guarnição compostas por dois militares e dois bombeiros comunitários em uma ambulância para atender a região das praias.

Os principais balneários palhocenses já contam com a vigilância dos profissionais desde o feriado do dia 12 de outubro, e o efetivo vem sendo incrementado gradualmente. A partir do dia 19 de dezembro, cerca de 60 guarda-vidas atuarão diariamente nas praias do Sonho, Ponta do Papagaio, Pinheira, Pinheira de Cima e Guara do Embaú.


Covid-19
A pandemia da Covid-19, que afetou todos os setores da sociedade, também exigiu cuidados especiais dos bombeiros durante o processo de preparação dos novos guarda-vidas. “Influenciou e muito! Diversos cuidados foram tomados para que ninguém fosse contagiado com o vírus. Todos os dias eram aferidas as temperaturas e saturação, bem como as aulas teóricas foram realizadas em espaço amplo e arejado. Já na prática, cuidados foram tomados na medida do possível. Até mesmo a forma de abordagem à vítima e o atendimento foram alterados devido à Covid. Nossos guarda-vidas receberam máscaras e álcool em gel, para se prevenirem”, relata o comandante.


Novo equipamento
Para o capitão, a ajuda dos novos guarda-vidas será muito importante, porque permite ampliar a presença dos bombeiros nas praias; são mais pessoas cuidando dos banhistas e orientando sobre o melhor local para se banharem.

Além do reforço nos quadros da companhia, o comandante também comemora a aquisição de novos equipamentos. “Nossa expectativa para esta temporada é a melhor possível. Fizemos todo o planejamento desde quando se encerrou a temporada passada; corrigimos os pontos a melhorar levantados no feed back da equipe; realizamos investimentos em materiais e equipamentos, para dar melhor condição de trabalho; realizamos a formação de novos guarda-vidas, bem como habilitamos os que já haviam trabalhado na temporada passada. Estamos com uma parceria muito boa com os demais órgãos públicos, tantos os municipais como estaduais e a Marinha”, destaca.

Por falar em parceria com a Prefeitura, o Executivo municipal colaborou com a aquisição de um quadriciclo, que será empregado nas praias da Ponta do Papagaio e Pinheira de Cima. A aquisição do veículo foi viabilizada através de um convênio, celebrado em 2016, entre o estado de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros e o município de Palhoça, em que são repassados aos Bombeiros recursos oriundos de taxas de prevenção de sinistro. “Ficamos muito felizes com a aquisição deste novo equipamento, através deste convênio. Isso só vem a reforçar a boa parceria dos órgãos de segurança pública com a administração municipal. Não é à toa que temos, hoje, um quartel muito bem equipado. É muito devido a esse convênio, celebrado entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros na vistoria das construções no município”, afirma o secretário de Segurança Pública de Palhoça, Alexandre Silveira de Sousa.

Além dos equipamentos adquiridos, foram construídos dois novos postos de guarda-vidas na Guarda do Embaú - os que lá estavam caíram devido à ação da natureza: um caiu em uma ressaca, e outro, na passagem do ciclone-bomba, fenômeno climático que atingiu Santa Catarina em julho. 

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 5 fotos
Créditos: FLAVIO LENGRUBER FLAVIO LENGRUBER FLAVIO LENGRUBER FLAVIO LENGRUBER FLAVIO LENGRUBER
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg